Dicas & Destinos

Bagagem – o que é e o que não é permitido?

Por Naira Amorelli

Você sabe como despachar um equipamento de fotografia ou instrumento musical? E uma prancha de surfe? Você pode viajar com seu pet? E na bagagem de mão, o que é permitido levar? Reunimos algumas dicas bastante úteis para a organização de sua mala de viagem, confira!

bagagem

Vamos começar pela bagagem de mão e fazer algumas simples observações. Esta bagagem deve ter até cinco quilos e uma dimensão aproximada de 23 cm de profundidade, 40 cm de altura e 55cm de largura, para não precisar ser despachada. Se passar disso, a cia aerea poderá exigir que você a despache e tendo que retornar para a fila do check-in, correrá o risco de perder seu voo. Não se esqueça também de prestar atenção aos itens restritos como alicates e tesouras, isqueiros, canivetes, entre vários outros. Certamente eles serão retidos no momento que passarem pelo raio x . Se fizer compras no Free shop, lembre-se de não violar as sacolas que serão seladas para transportar itens líquidos.

bagagem de mão

Na hora de despachar sua bagagem, fique atento ao tamanho e peso. Para voos no Brasil, a mala deve ter até 23 kg no total, podendo ser em mais de um volume despachado. Já para voos que seguem do Brasil para a Europa e Estados Unidos, este limite aumenta para até dois volumes de 32 kg na classe econômica. Fique atento para um detalhe importante e que rotineiramente deixa muita gente em apuros: compra de passagens separadas para voos internacionais. Vou explicar melhor. Muitas pessoas na intenção de economizar uma graninha e aproveitar algumas promoções relâmpago, costumam comprar o trecho interno (no Brasil) separados do trecho internacional. O problema disso, é que as regras para bagagem também são distintas e   as pessoas acabam tendo que pagar pela diferença de peso de bagagem. Por isso, vale a pena conferir e calcular com atenção se realmente é vantajoso optar pela compra de passagens separadas.

2e9769267a272206da64f11f00ec4be8

Materiais esportivos, instrumentos musicais e alguns artigos mais específicos possuem regras especiais onde cada cia aerea obtém autonomia para decidir se transportam ou não. Neste caso, entre em contato antes de iniciar a viagem para conferir os procedimentos.

Com relação a alimentos, muita atenção para o transporte de produtos de origem animal como carnes, peixes, leite e derivados e também sementes e frutas. Cada país mantém suas regras e embora possa nos parecer algo inofensivo, acabamos correndo o risco de nossos produtos serem retidos.

Viagem com animal de estimaçãoVocê pretende viajar com seu pet? (linkar) Então tenha muita atenção às regras. Geralmente é cobrada uma taxa para viajar com nossos amiguinhos peludos e eles devem ser transportados em condições especiais. Não devemos esquecer também do atestado de saúde exigido pelas cias aereas.

Sua bagagem foi extraviada, e agora? Passados vários minutos tensos e nada de sua mala aparecer na esteira de bagagem, o que fazer? Sem pânico ou desespero, que tudo fica muito pior assim, dirija-se ao funcionário da cia aerea ainda no salão das esteiras e informe o ocorrido. Pode ser uma troca de esteiras ou na pior das hipóteses ela pode ter seguido viagem e estar em outro avião. Neste caso, você já terá preenchido um formulário e irá aguardar a localização e entrega no endereço informado. Se este prazo for superior a 21 dias para voos internacionais ou 30 dias para voos nacionais, a empresa deverá te indenizar.

luggage_belt_3Sua bagagem foi danificada ou furtada? O procedimento é bastante parecido, informe imediatamente aos funcionário da empresa na área de desembarque. Embora você possa fazer isso por escrito em até sete dias posteriores ao ocorrido, o melhor ainda é informar na hora. No caso de furto, você ainda deverá fazer o registro do boletim de ocorrência na polícia. Afinal, a cia aerea é sim responsável pela sua bagagem do momento em que é despachada até a devolução para você.

Sabe aquela regrinha que falamos sobre o limite de peso de bagagem lá no início do texto? Pois é, aqui vai outra observação para compras de trechos separados de viagem. Se você optar viajar para mais de um país, tente juntar todos os trechos em uma só compra, assim, não você não corre o risco de ter que pagar por excesso de bagagem em outras cias aereas. Caso seja inevitável comprar os bilhetes separadamente para não gastar uma pequena fortuna com excesso, opte por deixar a bagagem sobressalente no guarda volume do aeroporto. Barato não é, mas pode ser uma alternativa mais econômica. Em alguns casos, as taxas de excesso são até mais altas que o valor do bilhete aereo.

aeroporto

Espero que com essas dicas, você consiga se organizar melhor e planejar sua viagem sem ficar tão sujeito a surpresas desagradáveis. Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *