Variedades & Tecnologia

Palestra na ABAV Expo destaca as vantagens do cartão pré-pago para viagens internacionais

A palestra realizada na Vila do Saber durante a 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, com o tema “Os cartões pré-pagos são úteis? Entenda como funcionam e conheça os Prós e contras”, destacou as vantagens do cartão pré-pago para quem vai viajar ao exterior, o encontro também abordou como planejar e levar dinheiro para as viagens internacionais.

Segundo a palestrante, Monah Legat, Marketing Manager da American Express Global Travel Card, ao concentrar seu dinheiro de viagem ao exterior em um cartão pré-pago, o viajante está maximizando seu orçamento ao travar a taxa de câmbio comprando a moeda estrangeira de forma espaçada e planejada. Assim, as altas cambiais são compensadas pelos momentos de baixa e o viajante aproveita da melhor taxa média de câmbio.

Palestra AMEX

Para Monah Legat, logo após o aumento do IOF, houve uma normal procura por troca de moeda em dinheiro e uma queda nas vendas dos cartões pré-pago. O aumento pegou desprevenido as pessoas que estavam com viagens marcadas e a corrida natural foi para troca em dinheiro. No entanto, os benefícios que o cartão traz para o viajante compensam o valor do imposto principalmente no que diz respeito à segurança e taxa cambial que é travada no momento da compra ou recarga do Cartão. Assim, aos poucos, o mercado tem se restabelecido e as vendas do cartão tem se recuperado.

Com relação as diferenças em usar o cartão de crédito e o pré- pago, existem muitas diferenças em cada tipo de modalidade. Apesar da taxação do IOF ser a mesma para os dois tipos de cartão – 6,38% – no cartão pré-pago o viajante paga essa taxa no momento que faz a carga do cartão, ou seja, antes da viagem. Ele já vai viajar com esse valor pago, sabendo exatamente qual foi a taxa de câmbio utilizada. Já no cartão de crédito, a taxa de câmbio utilizada é a taxa do dia em a que a fatura do cartão é fechada, ou seja, depois da viagem. Muitas vezes a taxa de câmbio utilizada acaba sendo uma surpresa negativa devido as oscilações da moeda estrangeira entre a data da compra e a data do fechamento da fatura. Para o turista que está gastando no exterior é extremamente difícil controlar suas compras sem saber exatamente o quanto está pagando, já que a taxa de câmbio a ser utilizada nunca será a do dia da sua compra, o que contribui muito para o descontrole financeiro durante a viagem, Assim, a recomendação é levar o orçamento de viagem concentrado no cartão pré-pago e deixar o cartão de crédito apenas para emergências ou para comprovações quando for alugar um carro, por exemplo, ou fazer o check-in no hotel.

A executiva destacou que o ideal é que o turista leve cerca de 70% do seu dinheiro no cartão pré-pago e o restante em dinheiro, para pagamento de despesas como taxis, gorjetas, e compras pequenas. Por exemplo, em uma simulação onde o viajante adquire 30% de moeda estrangeira em espécie para gastos imediatos e os outros 70%, em um cartão pré-pago, é possível reduzir praticamente pela metade o impacto do aumento do IOF. Isso acontece porque a operação com o dinheiro em espécie é mais cara para as instituições financeiras do que aquela com o cartão pré-pago, o que se reflete numa taxa mais alta para a espécie. Essa diferença de taxa de câmbio já chega a 3% em algumas instituições.

Para finalizar, Monah falou sobre o American Express GlobalTravel Card, e alguns benefícios que o viajante tem, como a não tarifação na aquisição ou anuidade, que o cartão não possui taxa para carga ou recarga; que o saldo nunca expira e não existe tarifa de inatividade. Ainda, se o viajante for assaltado ou perder o cartão, um novo é enviado sem custo e um saque emergencial é disponibilizado sem custo.”O American Express GlobalTravel Card é um Cartão pré-pago de viagem recarregável em dólar americano, libra esterlina e euro. É aceito globalmente fora do Brasil em milhões de locais onde os Cartões American Express são aceitos, online e para saques em caixas eletrônicos (ATMs) em mais de 160 países. Pode ser utilizado sempre que o cliente viajar para o exterior, mesmo em países que utilizam uma moeda diferente da do Cartão”. Conclui.

banner 2014

Blue Tree Towers Anália Franco, cia aérea AeroMexico, GlobalTravel Card da American Express ePipa Beleza Spa Resort são patrocinadores do Portal Embarque na Viagem na cobertura da feira de turismo ABAV Expo 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *