Descubra Portugal

Dicas para passear em Lisboa

Viajar por Portugal é simplesmente uma delícia, sem exageros. Cresci em família em parte portuguesa e me habituei a vivenciar toda aquela alegria, encontros carregados de abraços e risadas, mesa farta, doces onde só ao olhar engordamos dez quilos, e no final de tudo, aquele ar de nostalgia, somente pensando no próximo encontro. Pois é exatamente assim quando você põe os pés na terrinha. Suas experiências são todas refletidas nessa descrição e acredite, não estou exagerando.

Portugal é um país muito lindo e diverso e desta vez eu irei falar um pouco sobre sua capital, Lisboa. Para começarmos nossa viagem, vou ressaltar algumas coisas importantes que você precisa saber antes de começar.

City_Center_01

Chegando em Lisboa

Do aeroporto para o centro de Lisboa – Por ser bem próximo ao centro, cerca de 7 km pegar um táxi não é nenhum absurdo, principalmente se estiver com muita bagagem ou cansado. Você pode agendar inclusive direto pela internet este serviço e tornar tudo ainda mais prático. Confira aqui como fazer isso.

No entanto se você optar pelo transporte público, ao lado do portão de desembarque tem uma estação de metrô que funciona entre 6 da manhã e uma da madrugada. Você pode optar também pelo aerobus ou outros ônibus urbanos. A mobilidade em Lisboa definitivamente não é um problema.

Segurança 
Lisboa é uma cidade muito segura e tranqüila. Não se preocupe em andar pelas suas ruas com o alerta máximo ligado. A capital é uma das mais seguras de toda a Europa. É claro que existem os oportunistas, aqueles que estão á espera de um turista distraído, portanto, não custa nada proteger as bolsas com o braço por cima quando houver maiores aglomerações, principalmente em pontos turísticos. Muito conhecidos como “carteiristas”, esse pessoal costuma aproveitar aquele momento que pegamos a câmera ou algo rapidamente na bolsa e a deixamos aberta por alguns poucos minutos. Nos transportes públicos também tenha um pouquinho mais de atenção, ok. O mais irônico é que eles se misturam aos turistas e ninguém percebe. A frase que logo ouvi foi: “onde há turistas, há carteiristas”. Então basta ter um pouquinho de atenção que tudo ficará ok.

Saúde
Claro que você é super inteligente e só viaja com seu seguro viagem contratado, mas caso seja necessário, terá acesso garantido aos hospitais de Lisboa. Públicos e privados, sem problemas. Isso é possível por conta de um acordo com o serviço nacional de saúde onde o Brasil inclusive é um dos beneficiados por este acordo.

Lisboa (106)

Transportes
Se locomover por Lisboa é muito simples. Nada de alugar carro para rodar pela cidade já que ela possui uma ampla e prática rede de transportes públicos. São diversas as linhas de ônibus, metrô, trens e bondes que nos leva para todo canto da cidade. Isso sem falar nos famosos “tuc-tuc”, isso mesmo aquele carrinho pequenino muito comum de encontramos nos países asiáticos, saiba que eles são febre e super querido pelos turistas que costumas subir algumas ladeiras e visitar alguns pontos turísticos á bordo desse curioso meio de transporte. Confesso que até fiquei com vontade de andar em um, mas devido ao meu pequeno tamanho (1,87) não seria uma boa ideia. A galera que optou por este transporte estava curtindo, então, creio que valha a pena. E lembre-se também que temos o táxi e que em Lisboa ele tem uma tarifação bacana e bem barata se compararmos com outras cidades europeias.

Lisboa (105)

Lisboa tem também uma boa opção para sua rede de transportes públicos que é o Lisboa Card. Confira aqui maiores informações.

Atrações Turísticas

Lisboa possui incontáveis atrações turísticas, algumas gratuitas e outras que cobram taxas de entrada. Pensando em um elemento facilitador, o cartão Lisboa Card surgiu para simplificar mais sua viagem. Além de permitir acesso gratuito ou com grandes descontos em várias atrações, ele também é utilizado em toda a rede de transportes da cidade e pode ser comprado pela internet, em quiosques Ask Me Lisboa, no aeroporto e também em agências de turismo credenciadas. Uma super vantagem para sua comodidade e seu bolso.

Diferenças no mesmo idioma
Apesar de ambos falarmos português, algumas diferenças costumam aparecer em conversas do dia a dia. Muitas palavras e expressões que utilizamos no Brasil, nem sempre são as mesmas em Portugal, então separei algumas para te dar uma ajudinha. Confira neste link uma relação com as mais usuais.

 

Ruas de Lisboa

Caminhar pelas calçadas
As calçadas lisboetas são um perigo para as mulheres! Aposto que automaticamente um homem se referiu a compras (coisa muito óbvia, claro), mas o perigo ainda não é bem esse. A verdade é que apesar de muito bonitas e limpas, elas são super escorregadias. Principalmente se uma mulher estiver de saltos altos, atenção redobrada meninas!! Há que se ter um super talento para caminhar nessas calçadas com saltos. Principalmente no Chiado, Bairro Alto, Alfama e Mouraria. Portanto, é melhor evitar uma ida ao hospital para tratar de um tornozelo torcido ou coisa pior, use calçados antiderrapante e de preferência já usados e testados. Seus pés irão agradecer.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *