Gastronomia etc.

Dia do Macarrão – Mangia che ti fa bene

Nesse dia 25 de outubro comemoramos em todo o planeta o Dia do Macarrão. Isso porque a data marca o primeiro Congresso Mundial de Massas que ocorreu em 1995, na Itália. Mas ao contrário do que muitos pensam os verdadeiros criadores da massa, foram os árabes, que passaram tanto pela Sicília quanto pela península Ibérica, no período da Idade Média. Eles foram provavelmente os responsáveis por introduzir o macarrão na Itália, onde a receita foi aprimorada e se disseminou para o resto do mundo.

O Brasil está entre os países em que mais consomem macarrão no mundo. Claro que boa parte desse hábito vem da cultura gastronômica italiana trazida pelos imigrantes. E para comemorar o Dia do Macarrão alguns Chefs preparam um cardápio especial com essa deliciosa refeição.

O chef Renato Ialenti, do Pra Vadiar Botequim Italioca, que fica em Copacabana, na Av. Nossa Senhora de Copacabana 1241 – Loja D, destaca alguns pratos do cardápio: Spaghetti alla Amatriciana – com bacon italiano, tomate e queijo pecorino; o Nhoque aos 4 queijos – queijo pecorino, gorgonzola, brie, taleggio e parmesão; e o Bombolotti alla Carbonara – rigatoni com bacon italiano, ovos e queijo pecorino.

Bombolotti alla carbonara

Bombolotti alla carbonara. Foto: Sérgio Cardoso

No bistrô italiano Brigite’s – www.brigites.com.br, no Leblon, o chef Nelo Garaventa sugere alguns pratos para comemorar o Dia do Macarrão. Entre eles, destaque para a Lasanha com legumes grelhados, e para o Gnocchi com Bottarga e pesto de manjericão.

Brigite's

Gnocchi do bistrô Brigite’s. Foto: Rodrigo Azevedo

No Gabbiano Al Mare – www.gabbiano.com.br, em Ipanema, o chef Romano Fontanive destaca o Pappardelle Agli Scampi – massa fresca com lagostins ao vinho branco; e o Torteli D’Anatra al Timo e Arancia – massa fresca recheada com pato confit ao molho de laranja, levemente perfumado com tomilho.

Foto: Carla Alves.

Pappardelle Agli Scampi. Foto: Carla Alves.

Nas casas do Pax Delícia, sob o comando do chef Marcones Deus, destaque para o Nhoque de milho com shitake e creme de espinafre; e para o Tortelloni de brie com damasco e lâminas de amêndoas. O Pax Delícia está em dois endereços, no Rio Centro – Av. Salvador Allende 6555 – Pavilhão, e no espaço LAGOON – Av. Borges de Madeiros, 1424, Lagoa.

Foto: Sérgio Pagano.

Nhoque de milho. Foto: Sérgio Pagano.

No restaurante Victoria, Rua Mário Ribeiro, nº 410 – Lagoa, a sugestão é o Tortelloni verde de banana da terra ao molho de queijo coalho com castanha de caju e crocante  de cebola roxa; e o Espaguete com polvo, lula e camarão ao molho de tomate e azeitonas pretas.

Torteloni verde de banana da terra. Foto: Sérgio Pagano

Torteloni verde de banana da terra. Foto: Sérgio Pagano

O chef Marco Espinoza, do Lima Restobar – Rua Visconde Caravelas, número 113 – Botafogo – destaca algumas opções do cardápio. Para começar, a sugestão são os Canelones de Queso-Pato – canelone de queijo recheado com pato confitado, salada com queijo e molho apimentado. Entre os pratos principais, destaque para o Raviole Cordero Criollo – raviole de cordeiro confitado, salsa de cordeiro desfiado e espinafre apimentado.

Canelones. Foto: Sérgio Pagano.

Canelones. Foto: Sérgio Pagano.

No restaurante Mauá, que fica no Museu de Arte do Rio – MAR – Praça Mauá, 5, no centro do Rio, destaque para o Nhoque de banana da terra com ragu de rabada; e para a Almofadinha de abóbora com camarão na manteiga de garrafa, ervas brasileiras e castanha de caju.

Nhoque de banana da terra. Foto: Sérgio Pagano

Nhoque de banana da terra. Foto: Sérgio Pagano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *