Gastronomia etc.

Restaurante Le Pré Catelan tem menu baseado na história do Brasil 

Por Naira Amorelli

Na noite passada, o Embarque na Viagem foi convidado pelo restaurante Le Pré Catelan, que fica localizado no Hotel Sofitel Copacabana para apreciar o novo menu criado pelo Chef Rolland Villard, onde homenageia os 459 anos da chegada da primeira expedição francesa capitaneada por Nicolas Durand de Villegagnon à nossa atual Baía de Guanabara.

Chef Rolland

Chef Rolland Villard

Intitulado como  ‘Menu Villegagnon’, a proposta é bastante contemporânea combinando ingredientes nativos do Brasil a conceitos da mais alta gastronomia francesa. Roland conseguiu mesclar magistralmente frutas como o caju, graviola e a banana às castanhas, ao feijão de corda, selecionando também a mandioquinha, taioba, mandioca, pimenta, o urucum, óleo de pequi e o tradicional feijão de corda.

Salada de feijão manteiguinha com óleo de pequi e tartare de atum

Salada de feijão manteiguinha com óleo de pequi e tartare de atum

Particularmente o prato de camarão grelhado com purê de batata baroa defumada e folha de taioba com emulsão de crustáceos com urucum foi a grande estrela da noite para mim. O aroma que este prato exalava ao chegar na mesa realmente me surpreendeu. Seu sabor então… dos deuses!

Camarão grelhado com batata baroa defumada e folha de taioba, emulsão de crustáceos com urucum

Camarão grelhado com batata baroa defumada e folha de taioba, emulsão de crustáceos com urucum

Um grande destaque do menu Villegagnon  é o uso da semente aromática fava de tonka, originária do Brasil, que é um ingrediente raro na gastronomia e proporciona um sabor adocicado, semelhante à baunilha,. Outra verdadeira descoberta para mim. O curioso é que segundo o Chef Rolland nos informou, esta fava é muito difícil de encontrar aqui no Brasil e por conta disso ele precisa “importar” este tão raro produto nacional.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


Mousse de cupuaçu com fondant de chocolate e sorvete de fava de tonka com calda de maracujá

Mousse de cupuaçu com fondant de chocolate e sorvete de fava de tonka com calda de maracujá

Durante o jantar, Chef Rolland Villard conversava conosco sobre cada criação sua ao ser servida. Foi verdadeiramente especial degustar cada prato . Segundo o Chef, sua inspiração na história da França Antártica fundada por Villegagnon permitiu criar esse menu. “É o passado ajudando a criar o futuro. Imaginei o que eu teria cozinhado para o banquete da inauguração do Forte Coligny com os ingredientes dessa terra e as técnicas da Haute Cuisine Française. Quatrocentos e cinquenta e nove anos depois, esse menu contemporâneo é uma homenagem a história comum da França e do Brasil”, explica Rolland Villard.

Le Pré Catelan

Le Pré Catelan

O restaurante Le Pré Catelan possui uma decoração muito elegante e discreta, um ótimo serviço e consegue acolher com muita sofisticação sem o “ar de soberba” muito comum a alguns restaurantes bem conceituados. Pude notar que os clientes sentiam-se totalmente á vontade, traduzindo exatamente o espírito carioca.

Recentemente, o Le Pré Catelan foi eleito pela revista Época o melhor francês do Rio com o prêmio ‘O Melhor do Rio 2014’. O restaurante já venceu as edições 2011 e 2013 do mesmo prêmio e o já chef foi agraciado como ‘O Melhor Chef do Rio’ em 2011.

Le Pré Catelan – Sofitel Rio de Janeiro Copacabana

Av. Atlântica, 4.240 – Copacabana

(21) 2525-1206 / aeb.sofitelrio@sofitel.com

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI


Seguros Promo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *