Dicas & Destinos

Prepare seu carro para as viagens de fim de ano

As férias de verão estão chegando e usar o carro para cair na estrada será inevitável, seja para aquela viagem curtinha no final de semana ou para quem pretende cruzar muito mais do que algumas cidades.

Por isso, vale a pena se antecipar com alguns itens que precisam de revisão prévia e também equipar o seu carro com tudo o que você pode precisar enquanto estiver na rodovia. Afinal, as estradas estarão movimentadas e ninguém quer passar por algum imprevisto, seja um problema mecânico ou mesmo necessitar de algum item básico quando não houver uma loja de conveniência por perto, não é mesmo?

mecanico

Revisão preventiva

A primeira etapa antes de viajar, por menor que seja a distância, é revisar o carro, mesmo que a manutenção preventiva esteja em dia. As estradas exigem muito dos carros, seja da parte mecânica pelas altas velocidades ou mesmo por trechos que podem estar em má conservação e prejudicar a suspensão. Além disso, diversos problemas sérios na viagem podem ser evitados na própria garagem de casa. Aqui vai o check list:

– Verifique todos os fluidos do carro: confira o nível e, se necessário, complete o óleo do motor, líquido de arrefecimento, fluido da embreagem, dos freios, da direção hidráulica e o óleo da transmissão. Não se esqueça de verificar a água do reservatório do limpador de para-brisas e, se o motor do seu carro é flex, complete a gasolina do reservatório de partida a frio.

– Suspensão, pneus e freios: para ter estabilidade e segurança, verifique os componentes da suspensão. Os amortecedores devem estar em perfeito estado, assim como as molas. As rodas devem estar alinhadas e balanceadas e o os pneus em bom estado e bem calibrados. Verifique as pastilhas e a regulagem do pedal de freio e do freio de mão.

– Parte elétrica: teste todas as luzes externas do carro. Confira a regulagem dos faróis e se as lanternas e setas estão funcionando. Não esqueça da luz de ré e a luz de freio. Também vale muito a pena testar o limpador e lavador do para-brisa e vidro traseiro, incluindo as borrachas que não devem estar ressecadas. Teste o sistema de ventilação e ar condicionado. Qualquer imprevisto com esses itens causa problemas de visibilidade na estrada, o que pode ser extremamente perigoso, principalmente em caso de chuvas.

– Itens de segurança: triângulo, macaco e chave de roda devem estar funcionando perfeitamente. Ninguém que ter problemas ao usar esses itens que já são destinados para uma pequena emergência. Os cintos de segurança devem ser verificados, principalmente os traseiros que não costumam – mas deveriam – ser utilizados com frequência.

viagem de carro

O que levar?

– Itens de higiene: papel higiênico, desodorante, escova de dentes, creme dental, fio dental e um pente devem ficar em um nécessaire acessível dentro do carro. Será muito melhor do que abrir o porta-malas a cada parada na estrada

– Óculos escuros: principalmente para o motorista, o sol pode atrapalhar a visibilidade e cansar os olhos. Não esqueça dele! Veja opções aqui.

– Lanterna: quem viaja à noite sabe a importância que uma lanterna tem e como ela pode fazer falta até em situações corriqueiras, como procurar algum produto dentro do carro. Nunca deixe de levá-la nas viagens.

– Carregador de celular: o celular sempre será útil nas viagens, seja para o uso do GPS ou mesmo para acionar o guincho em uma emergência. Leve um carregador de celulares que se adapte ao acendedor de cigarros do painel do carro e fique tranquilo a viagem toda.

–  Pano para limpeza: pode até parecer bobagem, mas caso o ar ou os desembaçadores do carro deixarem o motorista na mão, só a tradicional flanelinha poderá recuperar a visibilidade dos vidros.

– Água e alimentos: água no carro nunca é demais. Além de matar a sede, pode limpar alguma sujeira nos vidros. Leve alguma comida de fácil consumo, como biscoitos integrais e barrinhas de cereais. Um saquinho plástico para recolher as embalagens e deixar lixo no carro é fundamental.

– Dinheiro: ninguém viaja sem dinheiro, mas aqui se trata de dinheiro em espécie. Entre uma parada e outra, você pode precisar de algum produto ou serviço de estabelecimentos pequenos na beira da estrada que não aceitam cartões de crédito ou débito. Reserve uma quantia para emergências.

– Kit de primeiros socorros: imprevistos sempre acontecem, e um machucado leve pode se tornar um grande incômodo durante a viagem. Um kit com alguns curativos, antissépticos e medicamentos podem amenizar os problemas até a próxima parada.

Essa é apenas uma lista básica para garantir a tranquilidade nas estradas. Prepare tudo com antecedência e calma e aproveite a viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *