Gastronomia etc.

Roteiro Gastronômico na Barra da Tijuca?

Com a mais extensa praia no estado do Rio de Janeiro, condomínios de luxo e o maior número de shoppings numa mesma região, a Barra da Tijuca é um bairro novo onde se concentra um público exigente e diferenciado. Para os admiradores do bairro, moradores ou visitantes, seguem algumas dicas para aproveitar as delícias da gastronomia na região.

Especializado em frutos do mar, o restaurante Siri segue a risca as receitas que são sucesso absoluto da rede que existe há mais 70 anos. A casa tem um ambiente amplo, acolhedor e agradável. Adequado para um belo almoço ou jantar. O carro chefe da casa é o risoto de camarão cuja porção grande e super generosa, é famosa por servir até cinco pessoas.

Siri – Barra – www.restaurantesiri.com.br – Praça EuvaldoLodi, 65 – Jardim Oceânico

Siri - Risoto de Camarao

Diferente da maioria dos concorrentes, o restaurante Mercanti, está localizado de frente para a praia da Barra da Tijuca e na altura dos grandes centros comerciais, trazendo para o cliente um ar executivo com uma vista de dar água na boca. A casa possui um cardápio variado para adultos e crianças, perfeito para um almoço em família. French rack, um prime rib de cordeiro no qual é possível escolher diversos acompanhamentos e o Farfalhe com salmão, feito com pétalas de salmão flambadas na vodka, molho branco com toque de limão siciliano e brócolis, são duas das diversas opções do cardápio.

Mercanti – www.restaurantemercanti.com.br – Av. Lúcio Costa, 6250

Rack of Lamb

Seguindo a mesma linha, Picanha & Etc. exerce o que há de melhor na arte de servir. Com um cardápio variado e ambiente leve, o local é perfeito para almoços executivos e familiares. O grande atrativo do restaurante fica para os pratos à base de picanha, os acompanhamentos variam na hora do pedido, a Picanha à Brasileira, que serve de duas a três pessoas, vem com uma farofa que leva o mesmo nome e o delicioso molho à campanha.

Picanha & ETC – www.picanhaeetc.com.br – Av. Lúcio Costa, 2900

Picanha & Etc - Picanha  (9)

Uma ótima opção para fugir da agitação da cidade, o Gourmet Tropical é um refúgio para os cariocas que não abrem mão do requinte, aliado a integração com a natureza. Além de excelente atendimento, junto ao restaurante há um espaço com uma enorme variedade de produtos para jardins e decoração. O prato de maior sucesso na casa é o tradicional Leitão Caipira à Pururuca, o prato leva leitão à caipira marinada em vinha d’alho, assada lentamente em forno a lenha e pururucada, com arroz branco, tutu, couve e farofa.

Gourmet Tropical –  www.chacaratropical.com.br – Av. Dom Rosalvo da Costa Rêgo, 420 – Itanhangá

Chacara Tropical - Lagosta

A lagosta também é uma boa pedida.

Localizado no melhor ponto da Barra, o italiano Tizziano é sinônimo de sofisticação e boa gastronomia. Leva a tradição da culinária italiana à mesa, com preparo artesanal de seus pratos e massas, além da variada carta de vinhos. Perfeito para um jantar a dois, a casa sugere pratos que aguçam o paladar de qualquer um: Risotto Di GamberiAl Ananás, com arroz, camarões flambados no cognac e gratinado no ananás, que vem servido dentro de um charmoso abacaxi. Para os mais tradicionais o risoto de napolitano com arbório, alho, cebola, tomate seco, mozzarella Fiordilatte e parmesão é uma excelente opção.

Tizziano – www.tizziano.com.br – Av.: Armando Lombardi, 1010

Tizzianos - Risotto Gamberi Al Ananas

Outro bar que chegou com tudo na região da Barra é o Star Pub, seguindo um estilo europeu, o pub tem um cardápio que mescla petiscos e drinks personalizados. O prato mais indicado é o Mix Star Pub, que vem com os quatro aperitivos mais pedidos da casa: Master Wings, sobreasas de frango apimentadas e empanadas, Mini Ribs, costelas suínas regadas ao molho barbecue, C-4 Bombs, bombas de catupiry recheadas e FrenchFries, tradicional batata frita crocante.A ideia é que o cliente possa experimentar cada um deles.

Star Pub – Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen – Av. das Américas, 3434 bloco 4 – LJ 103|104 – Telefone: (21) 2421-1680

Star Pub - Mix Star Pub - baixa

No menu do Paris 6, a Salada P6 a Thaís Fersoza, com folhas frescas, frutas da estação em cubos e molho de mostarda, o Fettuccini AU Citron Jaune A Sophia Abrahão, fettuccini ao creme de limão siciliano e raspas de limão e o Ravioli de Brie Et Apricot a Thaila Ayala combinação clássica do Paris 6, delicioso ravióli recheado de brie com damasco, puxado ao creme de champagne.

Paris 6 – Av. Érico Veríssimo, 725, Barra da Tijuca – Telefone: (21) 2494-7320

Paris 6_Ravioli de Brie Thayla Ayala 1

O Hollandaise oferece o Ceviche de peixe branco, com cubos de peixe branco marinado no molho de limão siciliano, lâminas de cebola roxa, cubinhos de manga, leve toque de pimenta dedo de moça e capim limão. Acompanha cesta de torradas de foccacia e Leitão Confit, leitão marinado por 12 horas e assado por 8 horas no forno a lenha, servido com purê de batatas e maçãs caramelizadas com um leve toque de canela.

Hollandaise – Av. Lucio Costa, 5750 –  Telefone: 2492-0061

Leitão confit marinado e assado servido com purê de batata e maçã caramelizada com leve toque de canela. Foto: Tomas Rangel

Leitão confit marinado e assado servido com purê de batata e maçã caramelizada com leve toque de canela. Foto: Tomas Rangel

Um dos mais badalados restaurantes japoneses de SP, o Mori Sushi Ohta, abriu recentemente filial no Rio de Janeiro

Badalado – atendeu mais de 200 mil pessoas em 2013 – e ranqueado sempre entre os melhores de São Paulo, o Mori Sushi Ohta alia técnicas tradicionais, criatividade e matéria-prima de qualidade. O carro chefe do restaurante é o Festival Mori com combinações diferentes de sushis e sashimis, elaboradas sempre no momento com o que há de melhor no dia entre peixes, frutos-do-mar, como polvo e camarão, e outros ingredientes. Baterás (sushis feitos com arroz moldado em formas e coberturas variadas), e tataki de peixe, que podem ser pargo ou cara-pau, também são exemplos de criações do chef Daniel Hirata encontradas no Festival do Mori Sushi Ohta.

“Sempre buscamos mostrar aos clientes outros sabores da culinária japonesa e oriental. Apresentamos um mundo que vai muito além do salmão – um bom peixe para os iniciantes por seu sabor mais leve e textura delicada –, oferecendo criações inspiradas nas diversas culinárias asiáticas”, explica o chef e sushiman Daniel Hirata. Entre os preferidos do público, tartar de atum, ussuzukuri (cortes finíssimos) de peixes ou frutos do mar, como polvo, servidos com molho cítrico e ovas de capelim.

Ainda no Festival, os sushis e sashimis tem acompanhamentos como tempurá de legumes, gyosa, harumaki, koroke (croquete de kani e shimeji), ebi shinjo (trouxinha de legumes, cream cheese e camarão), yakisakana (anchova grelhada), robatas de peixe prego, entre outros. Para finalizar, sorvete Häagen-Dazs como sobremesa.

Mori Sushi Ohta – BarraShopping – Avenida das Américas, 4666 – Telefone:  (21) 3387-0778

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *