Dicas & Destinos

Comemore a chegada de 2015 na Grã-Bretanha

Você que já está de viagem marcada para a Grã-Bretanha não pode deixar de conferir algumas das melhores festas e comemorações que estarão rolando por Inglaterra, Escócia e País de Gales. Confira abaixo uma relação bem bacana que o VisitBritain selecionou de festas tradicionais para começar 2015 em grande estilo.

London New Year's Eve fireworks. © Kois Miah (2)

Queima de fogos, Londres, Inglaterra
Muito popular e aclamada internacionalmente, a queima de fogos de Ano Novo em Londres tem feito tanto sucesso que os organizadores estão, pela primeira vez, cobrando ingressos para o evento de 2014. Os 100 mil participantes que garantirem seus ingressos (10 libras ou 38,70 reais) terão o privilégio de apreciar a bela vista do show pirotécnico em South Bank, com música ao fundo, que ocorre logo depois das 12 badaladas do Big Ben. Ao término dos fogos, todos cantam uma animada versão de Auld Lang Syne e depois a noite continua com a apresentação ao vivo de um DJ. É possível reservar até quatro ingressos por pessoa.

www.london.gov.uk/nye

Hogmanay, Edimburgo, Escócia
A festa de rua Hogmanay de Edimburgo dura três dias e dá vida à capital escocesa com animadores, bandas ao vivo e teatro, tendo o Castelo de Edimburgo como pano de fundo. À meia-noite, o céu é tomado por fogos e todos cantam Auld Lang Syne – lembre-se de unir e erguer os braços no verso final – e aí a folia começa para valer. Há também o Concerto no Jardim, onde a atração principal deste ano será a cantora Lily Allen. Na véspera, dia 30, acontece a espetacular procissão à luz de tochas pela cidade.

www.edinburghshogmanay.org

Edinburgh Hogmanay 2 (1)

The Allendale Baal Fire, Northumberland, nordeste da Inglaterra
Uma bela aldeia a 40 quilômetros de Newcastle, Allendale é famosa por seu excêntrico festival pagão de fogos que remonta à Idade Média. Quarenta e cinco moradores da cidade, fantasiados, apostam corrida carregando sobre a cabeça barris de uísque cheios de alcatrão em chamas para uma fogueira cerimonial, entoando, durante o trajeto, a frase “será amaldiçoado por Ele quem jogar por último”. Depois que todos os barris são arremessados e a fogueira está completamente em chamas, todo mundo segue para a bebedeira.

www.go-britain.com/html/allendale.htm

Procissão de tochas de Comrie Flambeaux, Perth e Kinross, centro da Escócia
Troque os fogos de artifício por tochas na fronteira das Highlands, a cerca de 90 minutos de Edimburgo, no sentido norte. Em Comrie, varas de madeira com panos impregnados de alcatrão são acesas para um desfile ao som da música de uma banda de flautistas e tocadores de tambor, e moradores vestidos a rigor seguem atrás. Por fim, as tochas são lançadas da ponte Dalginross no rio Earn, simbolicamente espantando espíritos do mal do pequeno vilarejo. Depois que isso é feito, começa outra antiga tradição dos escoceses: o ‘first footing’, que é a primeira pessoa a visitar a casa de amigos e parentes depois da meia-noite no Ano Novo, de preferência levando presentes.

www.comrie.org.uk

Edinburgh Hogmanay procession

Maratona de Nos Galan, sul do País de Gales
Esportes e noite de Ano Novo geralmente não se misturam, mas este não é o caso no vilarejo de Mountain Ash, a 50 minutos de trem de Cardiff. Comemorando as façanhas do corredor do século 18 Guto Nyth Brân, é realizada uma série de corridas de 5 quilômetros com uma celebridade do esporte – cujo nome nunca é revelado antes do dia – entre os participantes. A maratona acaba às 20h30, com os corredores poupando uma dose de fôlego para a meia-noite. Qualquer pessoa pode correr: o registro é on-line até as 11 horas do dia 30 de dezembro ou pessoalmente no dia da corrida, entre 15h30 e 18h30.

www.nosgalan.co.uk/en/home.aspx

Calennig, Cardiff, País de Gales
Também conhecida como “Hogmanay do País de Gales” e celebrada com muito entusiasmo no centro cívico da capital galesa, a festa de três dias inclui música ao vivo gratuita e uma grande queima de fogos. Se toda a animação não for suficiente para dar conta da energia das crianças, há um parque de diversões aberto até a 1 hora da manhã. Mas o lugar mais divertido para ir é o rinque de patinação ao ar livre do Winter Wonderland, com muito espaço para piruetas. Use ônibus para se locomover – eles serão gratuitos até as 2h30.

www.visitcardiff.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *