Gastronomia etc.

Saboroso roteiro para degustar Bacalhau no Rio de Janeiro

Quem respeita as tradições do Natal não deixa de incluir o bacalhau no cardápio. Pode ser servido como entrada, principalmente com os bolinhos crocantes que viraram febre pelos bares da cidade. E também como principais, em diferentes versões: à lagareira, espiritual, à mediterrânea, assado na brasa, desfiado e com batata palha, entre outros. Confira o nosso roteiro:

Especializado em frutos do mar, o restaurante Siri, que segue a risca as receitas que são sucesso absoluto da rede há mais 70 anos, apresenta o bacalhau a Portuguesa e o bacalhau ao Zé do Pipo. Os pratos podem ser encontrados em todas as unidades da rede.

Siri – Barra – Praça EuvaldoLodi, 65 – Jardim Oceânico – Barra da Tijuca. www.restaurantesiri.com.br

Siri - Bacalhau a Portuguesa

Siri – Bacalhau a Portuguesa

Apesar da especialidade do restaurante Picanha & Etc ser de carnes nobres e de cortes finos, a casa apresenta um cardápio bem variado, que inclui massas e carnes magras. Lá os apreciadores do pescado podem degustar o bacalhau à Gomes de Sá, feito com lascas de bacalhau com batata sauté, alho cebola, azeitonas e ovos cozidos.

Picanha & ETC – Av. Lúcio Costa, 2900 – Barra da Tijuca.  www.picanhaeetc.com.br

bacalhau à Gomes de Sá

bacalhau à Gomes de Sá

Para os cariocas que não abrem mão do requinte, aliado a integração com a natureza e um excelente atendimento, o restaurante Gourmet Tropical tem em seu cardápio o bacalhau do Manuel. A sugestão do Chef Zumma leva posta de bacalhau gadus mohua grelhado, acompanhado de batatas ao murro, brócolis ao alho, manteiga de ervas e tapenade.

Gourmet Tropical – Av. Dom Rosalvo da Costa Rêgo, 420 – Itanhangá. ww.chacaratropical.com.br

Bacalhau do Manuel

Bacalhau do Manuel

Já no Tchêjuca, bar de alma gaúcha e espírito carioca, localizado no coração da Tijuca, a porção de bolinho de bacalhau, é a pedida certa.

 Tchêjuca: Rua Ibituruna, 11, Loja B – Tijuca. www.tchejuca.com.br

Bolinhos de bacalhau

Bolinhos de bacalhau

E que tal degustar um bolinho de bacalhau no palito? Essa opção de espetinho está no cardápio da rede de bares Espetto Carioca.

Espetto Carioca – Avenida Olegário Maciel, 26 – Barra da Tijuca. www.espettocarioca.com.br

bolinho-de-bacalhau

Já aqueles que são adeptos a praticidade que as comidas congeladas oferecem, a Telu Congelados apresenta duas opções para a data: o bolo de bacalhau, que leva 900g do pescado e o rocambole de bacalhau. Os produtos também estão disponíveis no delivery.

Telu Congelados Barra – Av. Olegário Maciel, 45, LJ D – Barra da Tijuca. www.telucongelados.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *