Gastronomia etc.

Frustrações gastronômicas

Por Naira Amorelli

Geralmente quando estamos planejando uma viagem é muito normal que determinados aspectos se sobressaia entre tantos outros, e naturalmente você pesquisa tudo que pode sobre aquilo que mais te desperta curiosidade. Como a gastronomia é um tema que muito me atrai, esse foi um dos meus focos principais em uma das mais recentes viagens que fiz. Na verdade, a gastronomia do local onde eu estava era para ser um grande destaque, já que a região possui uma variedade imensa e saborosa de produtos típicos em sua culinária. Sendo assim, nada mais obvio que esperar uma verdadeira viagem gastronômica, correto? Só que não foi bem assim que aconteceu.

origin_509948828

A decepção começou logo cedo, no café da manhã ao me deparar com um buffet completamente normal e comum. A coisa mais diferente, digamos assim, foi um suco de cupuaçu, que cá entre nós, já é bastante comum em qualquer boa loja de sucos em diversas cidades pelo Brasil. Os demais produtos oferecidos eram super básicos em qualquer hotel 4 estrelas, só que teoricamente eu estava hospedada em um hotel 5 estrelas superior. Oi??? Pois é…

girl-466136_1280Na hora do almoço me deparei novamente com um buffet bem basiquinho, com saladas comuns, pratos quentes comuns, sobremesas comuns, enfim, nada de especial com exceção de um peixe que é bastante abundante na região. Seria aquele meu alimento típico do dia?? Pensei desanimadamente que aquela viagem não estava me cheirando bem, sem trocadilhos, por favor.

E as (péssimas) surpresas continuaram…

Ah, agora vai! Vou aproveitar e matar toda minha curiosidade gastronômica. Isso foi o que pensei ao me dirigir para o restaurante na hora do jantar. E foi então que me apropriei do jargão popular ‘sabe de nada inocente’ e quase sentei pra chorar de tamanha decepção. Desta vez, nem o peixe era local e sim um badejozinho mequetrefe que encontramos em qualquer restaurante quilo de beira de praia ou centro urbano. Não foi difícil me lembrar do Anthony Bourdain neste fim de semana, a cada vez que me dirigia ao restaurante.

Resumindo meu fim de semana teoricamente voltado para uma gastronomia diferenciada e especial: foi diferente de tudo que eu esperava e especialmente frustrante.

Já não é a primeira vez que isso me acontece. Geralmente quando minha expectativa de viagem é muito grande, a decepção é proporcional. Claro que isso não acabou com o restante da viagem, foi apenas um ‘capítulo’ a parte e que acabou virando piada entre o grupo, já que todos tiveram a mesma percepção que eu. Levamos no bom humor e seguimos em frente.

red-wine-505296_1280

Essa é a grande lição que devemos tirar quando algo assim nos ocorre, bom humor sempre. Obviamente não ficamos com fome, já que havia comida em abundância, mas que ficou aquele super gosto de ‘esperava mais’, ah, isso ficou. Quem sabe na próxima?

Você também teve alguma experiência deste tipo em sua viagem? Conta pra gente como foi, somos super curiosos.

P.S. Pelo menos não fiquei só comendo batata e frango por seis dias seguidos como em outra viagem que fiz. Argh… nem quero lembrar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *