Variedades & Tecnologia

Prefeitura do Rio divulga esquema operacional para o Carnaval de Rua

A Prefeitura do Rio divulgou o esquema operacional para o Carnaval de Rua 2015, que terá 456 blocos autorizados para desfilar. Serão mais de 600 desfiles durante o período de folia. A previsão é de que mais de cinco milhões de pessoas participem da festa. A temporada de carnaval na cidade deve atrair 977 mil turistas e gerar uma renda de US$ 782 milhões somente no segmento de turismo – e a festa nas ruas ajuda a alavancar esses números mais e mais a cada ano. Este ano, o Carnaval de Rua apresenta uma nova marca, símbolo do Rio 450, e dá vida à personagens emblemáticos do Carnaval.

Bola Preta na Avenida Rio Branco em 2014. Foto: Fernando Maia

Bola Preta na Avenida Rio Branco em 2014. Foto: Fernando Maia

A SMTR e a CET-Rio montaram um esquema especial de transportes e trânsito para os desfiles de blocos e do carnaval de rua que eram realizados na Av. Rio Branco e que foram remanejados, por causa das obras do VLT. Os blocos de maior impacto farão seus desfiles nas avenidas Antonio Carlos e Presidente Vargas. Já os Blocos de Enredo foram transferidos para a Av. Graça Aranha. O esquema para o Carnaval de Rua 2015 funcionará da seguinte forma:

Bola Preta
O Bola Preta este ano irá realizar seu desfile na Av. Presidente Antônio Carlos. A concentração será na Primeiro de Março (na altura da Rua do Rosário). O desfile seguirá na direção da Av. Beira Mar até a esquina da Rua Araújo Porto Alegre. As vias serão interditadas às 06h e a concentração está marcada para as 07h. Já o desfile inicia às 09h30m e o término está previsto para as 14h30m.

Bloco da Preta e Monobloco
Desfiles na Av. Presidente Vargas, no trecho entre a Praça da República e a Candelária.

Bloco da Preta, dia 08/02, horário Concentração às 08h, desfile às 10h, término às 14h;
Monobloco, dia 22/02, horário Concentração às 07h, desfile às 09h, término às 15h.

Carnaval da Av. Rio Branco
O Carnaval que era realizado na Av. Rio Branco foi transferido para a Av. Graça Aranha. Interdições: Das 00h do dia 14/02/2015 (sábado) às 05h do dia 18/02/2015 – Avenida Graça Aranha, no trecho entre a Av. Nilo Peçanha e a Rua Santa Luzia; – Av. Almirante Barroso; – Rua Santa Luzia; – Rua Araújo Porto Alegre; – Rua México

Desfile da Banda de Ipanema
A tradicional Banda de Ipanema realiza três desfiles pelas ruas de Ipanema, sendo o primeiro no dia 31/01 (sábado) e os demais no sábado e na terça-feira de Carnaval. Percurso: Av. Vieira Souto (ambas as pistas), Rua Joana Angélica, Rua Visconde de Pirajá, Praça Gal. Osório (encerramento).

Horário: Das 16h (concentração); 17h30 às 21h30 (desfile); Para garantir a segurança dos foliões e manter a fluidez do tráfego a Prefeitura do Rio, por meio da CET-RIO e Guarda Municipal montou um esquema especial de tráfego com diversas alterações viárias. Para a concentração será interditada a Rua Gomes Carneiro, no trecho entre a Rua Tereza Aragão e a Avenida Vieira Souto, a partir das 16h. Às 17h serão interditadas as duas pistas da Avenida Vieira Souto.

COMÉRCIO AUTORIZADO
São 7 mil vendedores credenciados pela AMBEV que só poderão atuar nas ruas com colete, credencial e isopor padronizado. Eles só poderão trabalhar durante horário compreendido entre o início da concentração e o término dos desfiles. O descumprimento resultará na apreensão de mercadorias e até recolhimento da credencial de permissão de trabalho e equipamentos utilizados.

Confira todas as interdições e alterações do transito no Diário Oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *