Variedades & Tecnologia

Carnaval do Rio: Confira como foi o primeiro dia de desfiles

Seis escolas de samba abriram no domingo (15) os desfiles do Grupo Especial do carnaval carioca. A primeira a entrar na avenida foi a Viradouro. A agremiação de Niterói, cruzou a avenida com um samba enredo que exaltou as contribuições dos negros à história brasileira, destacando personalidades ilustres como o escritor Machado de Assis.

No inicio do desfile a Viradouro pediu igualdade de oportunidades para negros e brancos em uma carta lida pelo ator Lázaro Ramos: “Esse é o sonho de um Brasil mais justo”, dizia um trecho do manifesto, que lembrava homens e mulheres negros de diversas gerações, como Clara Nunes, Nelson Mandela e Joaquim Barbosa.

UNIDOS DO VIRADOURO

Na sequência, entrou na avenida a Estação Primeira de Mangueira. A escola apresentou o enredo “Agora Chegou a Vez Vou Cantar: Mulher de Mangueira em Primeiro Lugar”, e fez um desfile luxuoso, destacando suas cores verde e rosa e homenageando as mulheres brasileiras.

Mangueira

A terceira escola a desfilar foi a Mocidade Independente de Padre Miguel, sob a grande expectativa da estreia do carnavalesco Paulo Barros que é considerado o responsável por fortes mudanças nas apresentações da elite do carnaval carioca. Com um irreverente enredo sobre as profecias do fim do mundo, baseado na música Último Dia, de Paulinho Moska e de Billy Brandão, o carnavalesco propôs muita alegria e a busca pela felicidade. A pergunta “O que você faria se só lhe restasse um dia?” era exibida em um telão no abre-alas da escola em português e inglês. Antes dele, a comissão de frente literalmente pegava fogo para simbolizar a chegada de um meteoro à Terra.

MOCIDADE 2 MOCIDADE

A quarta escola foi a Unidos de Vila Isabel. O carnavalesco Max Lopes transformou a avenida em um palco misturando o samba com grandes óperas, já que o homenageado foi o maestro Isaac Karabtchevsky.

Vila Isabel

Logo após foi a vez do Salgueiro. A escola da zona norte do Rio, veio com o enredo “Do Fundo do Quintal, Saberes e Sabores na Sapucaí” em uma referência à culinária de Minas Gerais. Uma das alegorias tinha grandes panelas e tachos usados na comida mineira contando ainda um pouco da religiosidade característica do estado.

O Salgueiro distribuiu doce de leite para as pessoas que estavam nas arquibancadas em uma referência ao enredo que abordava a culinária mineira.

SALGUEIRO SALGUEIRO - Viviane Araujo

A Grande Rio, escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, fechou o primeiro dia de desfile e mostrou na avenida a história das cartas com o enredo A Grande Rio é do Baralho e Levará o Tarô. Com destaque para as ciganas com as suas previsões do futuro.

Grande Rio - Ciganas Grande Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *