Variedades & Tecnologia

10 Motivos para morar na Austrália

Sempre sonhou em morar fora do Brasil, falar inglês fluentemente, fazer amigos de todos os cantos do mundo e ter qualidade de vida? Muitos brasileiros mudaram para a Austrália com esses objetivos e se apaixonaram tanto que não trocam o país da Oceania por nenhum outro lugar no planeta.

Segurança, clima, oferta de emprego, programas de estudo. O que nos leva a considerar um lugar ideal para passarmos o resto da vida? Para ajudar você na escolha, preparamos uma lista com 10 motivos pelos quais você deve considerar mudar para a Austrália. A terra dos cangurus já é uma das principais apostas entre os brasileiros que querem morar no exterior.

melbourne_by_the_yarra

1. Hospitalidade – O povo australiano sabe receber bem os estrangeiros e acolher diferentes culturas. Você provavelmente conhecerá pessoas dos cinco continentes que optaram pela Oceania para passear ou viver. “A cordialidade e o respeito pela diversidade é uma das marcas registradas dessa população. Você não terá dificuldades em fazer amigos, o que vai tornar sua adaptação muito mais fácil”, garante MaCson Queiroz, agente imigratório da MQuality, empresa de consultoria especializada em imigração e intercâmbio para a Austrália.

2. Educação – O sistema de educação pública até o segundo grau é muito bom. Cursos técnicos e superiores são pagos, mas o governo oferece excelentes linhas de crédito. Para quem pensa em conhecer o país a partir de um intercâmbio estudantil as opções são muitas. Mais de 22 mil cursos são oferecidos em 1.100 instituições. Os mais procurados são: high school, idiomas, técnicos e universitários. Segundo dados do site governamental Study in Australia, o país investe mais de 200 milhões de dólares por ano em bolsas de estudo. Além dos incentivos, outra grande vantagem é a possibilidade de trabalhar legalmente. “Muitos estudantes querem fazer ‘um bico’ e ter uma grana extra para viajar ou mesmo viver de forma mais confortável e esse é um dos poucos países que permitem a realização de trabalho com visto de estudante. Ao concluir determinados cursos a nível de bacharelado, mestrado ou doutorado, o estudante tem acesso ao visto de trabalho pós-estudo (Visto Alegria) e continuar trabalhando no país por no mínimo de 2 anos”, revela Queiroz.

iStock_000021963294Medium

3. Trabalho – Mesmo após a crise econômica mundial, o país mantém uma economia estável. O departamento de imigração australiano divulgou uma lista de profissionais que são bem-vindos ao país. A chamada Skilled Occupations List (SOL) contém 192 profissões, entre elas, advogado, arquiteto, engenheiro, dentista, médico, chef e pedreiro. Qualquer pessoa que se encaixe dentro das especificações determinadas pode tentar uma vaga.

4. Clima e Natureza – Viver bem, também, significa estar à vontade com os termômetros. Na Austrália, o clima é temperado durante a maior parte do ano e o tempo é agradável o que estimula as atividades ao ar livre. Para os amantes da natureza, esse é o país ideal para viver! As paisagens vão de praias paradisíacas a alpes, canyons e pântanos. Há mais de 500 parques nacionais e 15 maravilhas consideradas Patrimônio da Humanidade. “Já imaginou como seria sobrevoar um lago completamente cor-de-rosa, assistir a chegada de baleias jubarte vindas das águas antárticas à costa australiana, nadar com tubarões ou mergulhar na Grande Barreira de Corais, que pode ser vista até do espaço? Tudo isso é possível na Austrália”, enfatiza o consultor imigratório. A vida selvagem é única. Além dos famosos cangurus, coalas e demônios da Tasmânia, o país contabiliza 378 espécies de mamíferos, 828 de pássaros, 4.000 de peixes, entre outros.

Lago Hillier - Austrália

5. Cultura e Gastronomia – A cultura aborígine ainda é muito viva. No Território Norte é possível mergulhar na história dos primeiros habitantes da região, em lugares como as galerias de arte rupestre do Kakadu National Park (patrimônio da humanidade). As influências americanas e asiáticas, mescladas ao legado europeu também ajudam a compôr o rico cenário cultural da Austrália. “Há exposições artísticas, óperas, ballets, espetáculos teatrais, festivais e eventos ao ar livre o ano todo. Se você é amante da arte, com certeza, vai ficar boquiaberto ao ver de perto uma das luxuosas produções na Opera House de Sidney ou ao passear pelos museus e monumentos nacionais”, destaca Queiroz. A Austrália também reúne cozinhas dos quatro cantos do mundo. Os produtos frescos vendidos em mercados livres, os frutos do mar das cidades litorâneas, os famosos churrascos feitos ao ar livre e as deliciosas tortas de carne vão entrar par a sua rotina. O país tem, ainda, mais de 60 regiões de vinícolas e grandes festivais realizados anualmente.

6. Esportes e Lazer – É notória a paixão pelos esportes e atividades físicas na Austrália. Surfe, Rugby, Cricket, Golfe e Futebol Australiano são febre no país, que sedia várias competições todos os anos. Há também o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 que atrai milhares de pessoas do mundo inteiro. E quando o assunto é lazer, o que não faltam são opções para se divertir gastando muito pouco ou nada mesmo. “É comum ver famílias, grupos de amigos e casais relaxando nos parques, fazendo piquenique ou churrasco na praia. Pedalar a sua bike também é fácil, já que as grandes cidades são equipadas com muitas ciclovias”, conta o consultor imigratório.

The Natural Arch, Gold Coast Hinterland, QLD Australia

7. Segurança – Que brasileiro não se preocupa com a segurança, não é mesmo? Na Austrália isso não será problema. É grande a sensação de estar seguro nas ruas e até mesmo nas praias mais movimentadas, onde há sempre guarda-vidas (Surf Life Safe). “Aqui, podemos sair na rua usando relógio e jóias, falando ao celular e até mesmo com nosso notebook, sem medo. Sacar dinheiro a qualquer hora do dia ou da noite também não é motivo para ficar assustado. Pessoalmente, vivo na Austrália há 22 anos e aqui me sinto mais seguro que em qualquer outro país em que estive. É uma imensa sensação de liberdade, só morando aqui para saber”, relata o consultor imigratório.

8. Saúde – A saúde pública é levada a sério na Austrália. O sistema conhecido como Medicare é considerado um dos melhores do mundo. O acesso é universal para todos os cidadãos e residentes permanentes no país. “Para se ter uma ideia, os hospitais particulares da Austrália não atendem emergência. Tenha dinheiro ou não, o paciente em caráter de urgência é encaminhado para uma unidade da rede pública e a estrutura desses lugares é impecável”, completa.

9. Transportes – Assim como a saúde, o transporte público na Austrália é eficiente, pontual, seguro, limpo e moderno. Nas grandes cidades, ônibus, trens, metrôs e até ferries (no caso de Sidney) funcionam de forma integrada e são climatizados, ou seja, o passageiro nunca vai passar calor no verão, nem frio no inverno. Também é possível ler as notícias ou ouvir música tranquilamente com seu aparelho eletrônico sem se preocupar com a segurança.

10. Qualidade de Vida – Com tantos motivos para sentir-se bem, não é de se estranhar que os indicadores sociais para a população australiana sejam tão positivos. O país tem o segundo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, medido pela ONU) mais elevado do mundo, além de apresentar uma expectativa de vida de mais de 81 anos. Ainda precisa de mais razões para querer viver aqui?

Sun-Kissed-Sydney,-Australia

Tire seu visto e mude para a Austrália – Para fazer da Austrália seu novo lar, você precisa tirar o visto. O consultor imigratório recomenda que, antes de tudo, o candidato faça uma avaliação de elegibilidade para saber se está apto para a categoria escolhida. O processo de requerimento demanda pesquisa, disciplina e paciência. Para facilitar e acelerar a realização do seu sonho, a ajuda profissional de uma agência especializada é a melhor escolha: “um consultor registrado sabe quais os requerimentos exigidos para o processo de imigração e pode traçar um plano personalizado, de acordo com as particularidades de cada candidato e de acordo com o que regem as leis australianas. É a garantia de que o processo será feito com cuidado e segurança”, certifica Queiroz.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *