Dicas & Destinos

Conheça 3 lugares antes que desapareçam do mapa

Veneza

A famosa e romântica Veneza, na Itália, é uma cidade abaixo no nível do mar. Essa característica fez de suas ruas charmosos canais onde seus visitantes e moradores transitam por românticos barquinhos… Porém o que faz de Veneza única também a faz uma cidade com “validade”. A elevação do nível do mar, que deve subir entre 0,8 e 2 metros até o final do século pode tornar boa parte da cidade submersa.

Essa elevação do nível do mar pode acabar prejudicando também Ilhas pelo mundo todo.

Veneza02

Mar Morto

O Mar Morto é conhecido por ter 10 vezes mais sal do que os demais oceanos, o que torna suas águas inabitáveis por seres vivos (por isso tem esse nome). Os turistas se deliciam nele pelo fato de não conseguirem afundar. Porém o mar do Oriente Médio tem apresentado a cada ano uma diminuição constante em seu nível de água, e muitos especialistas já estão monitorando as possíveis causas e procurando meios de evitar que ele desapareça ainda nesse século.

Sunset at Dead Sea 1

Alpes Suiços

Os Alpes Suíços, bem como alguns outras regiões alpinas européias, também entram na lista de regiões que podem desaparecer devido ao aquecimento global. O constante aumento de calor na Terra já tem diminuído a quantidade de neve em muitas regiões, e é possível que os belos Alpes cobertos com o tapete branco de neve se transformem em algumas décadas em simples montanhas.

View on the Alps, Switzerland

A ação da natureza somada ao aquecimento global e exploração de recursos sem cuidados são os responsáveis por esse prazo limitado para visitar locais belos que talvez nossos netos só irão conhecer por fotos e histórias – mais do que a vontade de conhecer essas “edições limitadas de pontos turísticos” é importante tirar a lição que eles estão nos passando: esse mundo é de cada um de nós, cuidar dele é a única garantia que teremos de poder repassar essas belezas por mais gerações de viajantes!

Sendo assim nossa pergunta não será “Qual desses lugares gostaria de conhecer antes que sumam do mapa?” e sim “Qual desses lugares você não gostaria que sumisse do mapa, e como você colabora pra isso?”.

Boa viagem e não se esqueçam: esse mundo é nosso!

Fonte: Blog nos trilhos do Turismo

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *