Life&Style

Rio, você foi feito pra mim!

Acordei e, no outono carioca, o mar, o céu, o sol e a montanha lutavam para ver qual era o mais bonito.

Praia de Botafogo - Foto  Pedro Kirilos

Praia de Botafogo – Foto Pedro Kirilos

É com essas palavras do escritor Millôr Fernandes que resume totalmente o que é o Rio que nós iniciamos uma série de crônicas do Rio de Janeiro e declaramos nossa paixão por esta CIDADE MARAVILHOSA. Essa combinação mágica entre montanha, mar, céu e sol faz com que o Rio de Janeiro seja uma cidade única. Uma cidade que sabe seu valor, que sabe sua importância cultural, que sabe que sua alegria está intrinsecamente ligada ao seu povo.

Ipanema
Uma cidade que consegue agrupar natureza, cultura, modernidade e muita alegria, é um dos destinos turísticos que mais cresce no mundo. Faz tempo que o Rio não é mais uma cidade conhecida apenas pela Princesinha do mar, Corcovado e Pão de Açúcar, ou, pelo carnaval e réveillon. Hoje figuramos entre as metrópoles que mais se destacam mundialmente nos grandes eventos esportivos, musicais e culturais. Nos destacamos também no turismo de negócios e na gastronomia. Somos, com orgulho, referência nestes setores.

Obviamente toda grande cidade tem seus problemas e isso não seria diferente no Rio de Janeiro. Assim como ocorre em grandes metrópoles espalhadas pelo mundo, somos vítimas constantes de tantas intempéries, mas isso não pode apagar nosso brilho, somos maiores.

Vista do Parque das Ruínas. Casarões de Santa Teresa

Vista do Parque das Ruínas. Casarões de Santa Teresa

Cultura e história
Andar pelas ruas do Centro do Rio é encontrar a mistura perfeita entre a história e a cultura de uma cidade que passou por tantas mudanças.

Atualmente passando por um processo de renovação, algumas áreas descobertas recentemente reforçam a importância histórica da região. Arte e cultura são amigas íntimas do prazer de flanar pelo Rio de Janeiro. Os cariocas e visitantes mais atentos podem perceber a cada quadra do Centro do Rio como a generosidade da natureza parece abraçar com carinho os marcos arquitetônicos da cidade.

RJ

Tempero Carioca
Difícil dizer o que mais traduz o Rio de Janeiro: sua música, suas praias, sua natureza ou sua gente. O Rio tem uma alma diferente, um tempero tipicamente carioca. Quem chega à cidade logo se sente abraçado pela atmosfera especial e se torna carioca intuitivamente.

A cidade tem alguns símbolos próprios como a icônica dupla biscoito Globo e Mate gelado na praia, a feijoada no almoço com aquela caipirinha só nossa para acompanhar, o pôr do sol no Arpoador, as rodas de samba na Pedra do sal, a noite dos botecos e badalados barzinhos com seus quitutes.

O Rio guarda boas surpresas para seus visitantes a qualquer hora do dia, seja para passear, relaxar, badalar, apreciar ou degustar. Cada carioca (natural ou emprestado) descobre um Rio só seu. Venha descobrir a beleza e a magia de ser um legítimo carioca.

RJ1

Parabéns Cidade Maravilhosa. Parabéns por ser cada dia mais linda e aconchegante.

“Minha alma canta,
Vejo o Rio de Janeiro,
Estou morrendo de saudade.
Rio, teu mar, praias sem fim,
Rio, você foi feito pra mim.
Cristo Redentor, Braços abertos sobre a Guanabara.
Este samba é só porque, Rio, eu gosto de você,
A morena vai sambar, Seu corpo todo balançar.
Rio de sol, de céu, de mar,
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Este samba é só porque,
Rio, eu gosto de você,
A morena vai sambar,
Seu corpo todo balançar.
Aperte o cinto, vamos chegar,
Água brilhando, olha a pista chegando,
E vamos nós.
Pousar”
Samba do avião – Antônio Carlos Jobim

Confira aqui mais artigos sobre o Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *