Gastronomia etc.

Vamos conhecer o cardápio de 2015 do Parador Lumiar?

Em busca de um destino tranquilo cheguei até o charmoso Parador Lumiar, que conta com 13 aconchegantes chalés e uma paisagem de tirar o fôlego. Membro do Roteiros do Charme já podemos imaginar o conforto que se mostrou ainda melhor.

chales1

Despertar com o canto dos pássaros, percorrer as lindas trilhas, se refrescar em cachoeiras e piscinas naturais. Tudo isso no próprio hotel, onde tive um dos melhores atendimentos que me lembro, não se trata de luxo e tratamento de hotel cinco estrelas em Nova Iorque e sim do amor e dedicação de pessoas que vivem – felizes – para que sua estadia ali te faça feliz (tão quanto elas).

Apenas a 3h30 do Rio esse paraíso localizado em Lumiar, distrito de Friburgo, é sem dúvida o refúgio perfeito. Inaugurada há 10 anos pelo casal Marielza e Marcelo, que nos fazendo sentir em casa conquistou um a um os clientes que vão e voltam ao longo do ano.

pelos contos do parador piscina

Logo pela manhã pude perceber como seria aquele final de semana, uma bela caminhada até a casa principal, passando pelo lago e pela bela paisagem matinal, com o sol aquecendo o vento gelado da serra fluminense. Chegando ao salão um banquete caseiro, simples e com exatamente tudo aquilo que você precisa para um café da manhã de sábado.

chale do lago

Ovos mexidos como devem ser, banana assada na hora com canela e açúcar, pão quentinho e suco fresquinho. Sem contar o resto todo que não consegui provar.

ovo mexido

E foi assim que começou meu primeiro final de semana nesse paraíso. Porque foi sim o primeiro de muitos!

A cozinha é comandada pelo brilhante chef Isaias Neries, um tímido baiano que se solta na cozinha e faz a gente gemer, suspirar, fechar os olhos e falar palavrões à mesa. Éramos um grupo de 8 pessoas que escrevem sobre comida (sempre famintos por pratos incríveis), tiramos a sorte grande de receber o convite para provar em primeira mão alguns pratos do novo cardápio do chef.

chef Isaias Neries e Nina Fernández

chef Isaias Neries e Nina Fernández

Para harmonizar a degustação o Janjão, proprietário da Casa Carandaí e Lorenzo Bistrô, ofereceu e apresentou os vinhos da noite.

O restaurante muda o cardápio todo ano, e as inspirações do chef vem logo ali de baixo da cozinha, a horta do hotel. Ou ele cria a partir da abundância ou já se planeja um ano antes e planta algum legume ou verdura para suas criações.

Esse ano ele trouxe suas raízes da Bahia e nos presenteou com um jantar cheio de surpresas, belezas e sabores que só encontro nos pratos do Isaias.

O menu da noite foi a previa de 06 pratos (que lembrarei pra sempre):

Para começar um espumante Ferrari Maximum Brut, Italiano que nada tem com a marca de carros.

ferrari

Para preparar o nosso paladar o chef serviu duas entradinhas, um raviolini de tapioca e queijos coalho com brie ao molho de geleia de pimenta. Leve e crocante, o toque adocicado e picante foi essencial. Em seguida o pansoti de tomilho recheado com cavaquinha e molho dendê, ou seja, uma massinha recheada banhada em molho de dendê.

Na rodada dos principais o brilhantismo do Isaias marcava cada detalhe, começando com um maccarello confit sobre mousse de batata doce roxa e azeite de especiarias. Esse prato fez barulho na mesa (e luz, todos os celulares ligados no google, em busca do significado de maccarello. Dúvida esclarecida com a chegada do chef à mesa: um peixe branco e leve, tipo cavala.

No final das contas eu não estava muito interessada em saber qual peixe eu estava comendo, só queria saber de comer, comer e comer aquele pedaço suculento. Cada garfada um contraste de cores branca e roxa e um sabor diferente e suave.

jantar

Dando continuidade, entre umas taças e outras, veio o gnocchi de carne seca do sertão com macaxeira e manteiga de jerimum. Imagina um gnocchi de carne, a massa de carne…Desculpa, não tenho palavras para descrever esse prato que fez parte do meu sonho.

Para fechar o banquete um filé de javali e picanha de búfala sobre feijão-caupi com chachaça, couve variegata, torresmo, ovos e farofa de alho. Que encerramento, uma carne produzida na região, macia e leve e um toque do nordeste nos acompanhamentos.

Para sobremesa um Maracujá brûlée e o o mix de bolinho de abobrinha com agrião, bolinho de beterraba sorbet de chuchu, sorbet de ruibarbo e creme inglês de café com leite.

sobremesa2

Estranho né? O dia que você provar um desses bolinhos não vai querer sair da mesa.

Um jantar com explosão de sabores, cores e sensações. A união perfeita eu encontrei ali, no Parador Lumiar.

Vinhos servidos pela Casa Carandaí (segue a ordem dos pratos)

*Encruzado Quinta dos Roques 2012, Dão, Portugal

*WeiBburgunder Trocken 2012 Dönnhoff, Nahe, Alemanha (acompanhou o Pansoti e Maccarello)

*Syrah Alto Los Toros 2009 De Martino, Maipo, Chile

*Tempranillo Tannat 2010 Bouza, Montevidéu, Uruguai

*Château Ramon 2009, Monbazillac, França (sobremesa)

Parador Lumiar – www.paradorlumiar.com

Estrada do Amargoso s/n. Boa Esperança, 5º Distrito, Nova Friburgo-RJ
Telefone: (22) 2542-4777 / 2542-4774

panorama2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *