Gastronomia etc.

Sugestão de almoço de Páscoa? no Rio

Para quem procura um programa diferente para curtir a Páscoa e o feriado com toda a família, um belo almoço é uma excelente opção para crianças e adultos.

Para a Páscoa, o restaurante Antiquarius preparou uma harmonização especial com o vinho Dal Pizzol Touriga Nacional 2012 e a receita de Bacalhau ao forno à portuguesa, com brócolis, batata cozida, ovos cozidos, tomate e alho.

Antiquarius – (21) 2294-1049
Rua Aristides Espínola, 19 – Leblon

Dal Pizzol - Touriga Nacional 2012

Já o restaurante Skylab – restauranteskylab.com.br, que fica no 30º andar do Rio Othon Palace, oferece seu tradicional almoço especial de Páscoa, no próximo dia 5 de abril. A música ao vivo e a vista privilegiada da praia de Copacabana, que só o Skylab tem, contribuem para que o clima seja perfeito para degustar as criações assinadas pelo renomado chef Jean Yves Poirey.

Já entre os pratos principais, não poderia faltar um dos mais importantes ingredientes da época, o bacalhau. Para isso, o chef Jean Yves Poirey criou o Bacalhau Biscayene (preparado à moda de Biscaye, província da Espanha no norte da comunidade autônoma do País Basco). O prato é feito com a pimenta de espelette, mesmo nome que sua cidade de origem, uma pequena vila de dois mil habitantes na região Basca.

As sobremesas, claro, são um deleite para os amantes de chocolates, entre as várias opções, destaque para a “Reine de Sabá”, uma homenagem à Rainha de Sabá, preparada com amêndoas em pó e chocolate.

A “Reine de Sabá”, é uma homenagem à Rainha de Sabá, preparada com amêndoas em pó e chocolate

No Riso Bistrô, em Ipanema, o chef Rafael Erbs, que assumiu o comando do restaurante este ano, criou uma refeição completa: começando pelas pataniscas de bacalhau com foie gras e creme azedo, o prato principal é composto por cherne confit em azeite extra virgem, cremoso de abóbora assada, farinha de milho e pesto de radicchio. Para adoçar, meio ovo com três chocolates, crocante de bolo e calda de cacau.

Riso Bistrô – (21) 2147-8259
Rua Aníbal de Mendonça, 175 – Ipanema

Riso Bistrô - Pataniscas de bacalhau com foie gras e creme azedo baixa

No Carmelo Restaurante, o chef Marcos Alvim apostou em uma linha de pratos com bacalhau para a casa, no Flamengo.

Carmelo Flamengo – (21) 2225-1890
Rua Correa Dutra, 75 – Flamengo

Carmelo Restaurante  - Lombo de bacalhau, molho provençal com macadamia ...
A chef Andrea Tinoco, do Armazém Devassa, preparou um buffet especial, entre os destaques no menu estão: Dourado com molho de ervas, arroz de açafrão com amêndoas e creme brûlée de espinafre; Dourado Favacho com molho thai e purê de aipim; Salada de batata calabresa com bacalhau; Bacalhau aos Prazeres; Filé de frango em crosta de gergelim como molho de mostarda e mel; Escondidinho de siri; Arroz de frutos do mar e Chips batata baroa e beterraba com alecrim.

Armazém Devassa – (21) 2512-2051 / 2540-8380
Hotel Mar Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 539 – Ipanema

Armazem Devassa

Com uma vista estonteante para Praia da Barra, o Hollandaise aposta em um menu com peixes e frutos do mar para a Páscoa. Entre as sugestões, o Namorado grelhado ao perfume de ervas, servido com purê rústico e tomates à pizzaiola e o Bacalhau ao murro, feito com lombo de bacalhau imperial do porto à vácuo, brócolis, tomates cereja, batatinhas ao murro, pimentões vermelhos e cebola frita crocante.

Hollandaise – (21) 2492-0061
Av. Lucio Costa, 5750 – Barra da Tijuca

Hollandaise_Bacalhau ao Murro 01_Crédito Tomas Rangel_BAIXA

Ainda na Barra da Tijuca, o Paris 6 apresenta sugestões como o Tartare de Sole A La Sauce Ceviche Et Risotto a Nando Rodrigues, tartare de linguado espanhol ao molho de ceviche acompanhado de risoto de limão siciliano, no Saumon Au Brie A Marisol Ribeiro, fatias de salmão grelhado mal passado intercalado com brie, acompanhado de fricassê de champignons, com molho de mel e azeite e o Saumon Au Risotto a Paulo Ricardo, filé de salmão grelhado, ao risotto cremoso de palmito, Filet de Sole Menuére A Ana Carolina, saborosos e tenros filés duplos de linguado espanhol grelhados, ao molho de alcaparras, acompanhados de batatas noisettes.

Paris 6 – (21) 2494-7320
Av. Érico Veríssimo, 725, Barra da Tijuca

Paris-6_Filé-de-Linguado-a-Ana-Carolina_Baixa

Filé de Linguado a Ana Carolina. Foto: www.bossame.com.br

O restaurante Pax Delícia Lagoon, sob o comando do chef Marcones Deus, destaca alguns pratos para a Páscoa. Para começar, Camarões crocantes com molho teriyaki e agridoce . Entre os pratos principais, Bacalhau às natas gratinado com cubinhos de batata e aspargos. Para a sobremesa, o chef recomenda o Petit Gateau de chocolate com calda de frutas vermelhas e sorvete de creme.

Pax Delícia Lagoon – (21) 2249-8762
Av. Borges de Madeiros, 1424, Lagoa

Pax_Petit Gateau 4

O restaurante Victoria – www.complexovictoria.com.br – no Jóquei, sob o comando do chef Marcones Deus, preparou um menu especial para a Páscoa. Para a entrada a sugestão é o Bolinho de Bacalhau. Como prato principal, destaque para o Brasileirinho – nhoque de milho verde com camarão, espinafre e castanha de caju ao molho de tucupi. Para fechar o pedido, a indicação do chef é o Preto e Branco – brownie preto e branco recheado com sorvete de creme e calda de chocolate quente.

Brasileirinho - Nhoque de milho verde com camarão, espinafre, castanha de caju e molho de tucupi

Para a Páscoa, o chef Marcones Deus, do restaurante Mauá, no Centro, destaca alguns pratos do menu. Para começar, Lulas crocantes com sour cream de maracujá. Entre os pratos principais, a sugestão é o Bacalhau ao forno com cebolas e alho crocante com cremoso baião-de-dois. Para fechar, Mousse de Chocolate Branco com, calda de maracujá e crocante de massa folheada.

Restaurante Mauá – (21) 3031-2819
Museu de Arte do Rio – MAR – Praça Mauá, 5, Centro

Bacalhau ao forno com cebolas e alho crocante com cremoso baiãi-de-dois_...

No restaurante Gabbiano Al Mare – www.gabbiano.com.br, em Ipanema, o chef Romano Fontanive preparou um menu especial para o domingo de Páscoa. De entrada, Carpaccio de polvo morno. Como prato principal, três opções: Pappardelle com ragu de coelho e cogumelos; Lasanha de bacalhau com bechamel; e Stinco de cordeiro de leite com polenta cremosa. Para a sobremesa, Mil folhas de chocolate belga e creme de confeiteiro e morangos.

Risoto Gabbiano al mare - Set'13

Para comemorar a Páscoa, chefs de restaurantes especializados ou não em frutos do mar preparam pratos com camarão, peixe, bacalhau, lula entre outros para tornar o feriadão de Páscoa ainda mais delicioso.

Apesar de ser conhecida como uma casa especializada em carne vermelha, o Picanha & Etc – www.picanhaeetc.com.br – apresenta pratos e petiscos a base de frutos do mar. As porções de Lula à Dorê, gurjões de peixe e camarão à milanesa ou ao alho e óleo servem até 3 pessoas e são os petiscos mais pedidos. A sugestão da casa para a ocasião é a caldeirada de frutos do mar feita com camarão, lula, filé de peixe e polvo e guarnecidos de batatas cozidas ou arroz branco.

Picanha & Etc - Lula a Dore 02

Localizado na orla da Barra da Tijuca, o restaurante Mercanti – www.restaurantemercanti.com.br – também apresenta opções com a iguaria em seu cardápio. Para a entrada foram selecionados os pratos: camarões marinos feito à milanesa com coco ralado, camarão a paulista e polvo ao alho e óleo. E como prato principal, a casa oferece o Camarão VM Havaiano, feito com camarões gratinados com arroz de abacaxi em molho branco, servido dentro da própria fruta.

Mercanti - camaroes marinos 3

Para aqueles que preferem uma casa especializado na culinária em questão, o restaurante Siri, localizado na Praça Euvaldo Lodi, 65 – Jardim Oceânico – Barra da Tijuca, segue a risca as receitas que são sucesso há mais de 70 anos em toda rede. O prato principal e o carro-chefe são os risotos. As opções de bacalhau, camarão ou frutos do mar, servem até 5 pessoas.

Siri - Risoto de camarao (1)

Os que preferem um ambiente reservado e de culinária inspirada na gastronomia e francesa, o chef Zuma Fleischmann, que está a frente do restaurante Gourmet Tropical – www.chacaratropical.com.br – apresenta o linguado ao Thermidor, feito com camarão na folha de bananeira, servido em cama de purê de banana da terra e creme de açafrão e o prato Camarões Gratinados no Forno a lenha.

Gourmet Tropical - Linguado ao Thermidor

O restaurante italiano Tizziano – www.tizziano.com.br, localizado na Avenida Armando Lombardi, tem fogões comandados pelo chef Manuel Messias, que sugere para as comemorações da Páscoa o prato Gamberi Al Champagne, feito com camarões temperados com espumante, cebola picada e manteiga com arroz de passas.

Tizziano-Gamberi al Champagne

O chef italiano Mário Tacconi é quem assina as criações do restaurante Imperiati, localizado no novo centro gastronômico Empório Eclético Gourmet Península. No cardápio apetitoso escolhido para a Páscoa, o fruti di maré trifolati, que reúne lula, camarão e polvo salteados no azeite, alho e salsa. Na etapa seguinte, o Paglia e Fieno Alla Mediterranea, feito com massa de grão duro com frutos do mar com camarão salteados no azeite, alho, salsa e vinho branco é ótima opção.

Imperiati - Paglia e Fieno Alla Mediterranea2

Imperiati – Empório Eclético Gourmet Península – (21) 2497-2647
Avenida João Cabral de Melo Neto, n°400 – Andar PUC (acima do banco Santander) – Barra da Tijuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *