Água gourmet "made in Amazônia" 100% sustentável

Vamos começar com alguns dados da Amazônia que todo brasileiro deve se orgulhar. Dos 7.584.421 Km2 de área total, que inclui 9 países, 5.033.072 Km2 é a área brasileira; 50% da biodiversidade mundial e 5.000 espécies de árvores estão abrigadas na Amazônia; 3 mil espécies de peixes vivem na Amazônia, o que representa 85% da América do Sul e 15% das águas continentais; e 17% de toda a água doce em estado líquido do planeta corre pelo rio Amazonas. Sim, é para ter muito orgulho da Amazônia, ainda mais agora que a cidade de Barcelo, no Amazonas, foi escolhida para sediar a produção de água a partir da umidade do ar. A fábrica foi instalada reaproveitando uma antiga construção local, equipada com produção solar, que garante toda a energia necessária para o seu funcionamento. Além de minimizar o impacto que seria causado por uma nova obra, a empresa também se responsabilizou pelo replantio nas áreas desmatadas do entorno.

Ô Amazon Air Water (2)

Os impactos ambientais do processo de transformar ar em água a partir da umidade são praticamente inexistentes. Para ter a dimensão do potencial da floresta, uma árvore com 20 metros de diâmetro é capaz de produzir diariamente mil litros de água através da evapotranspiração. O processo é semelhante ao do ar-condicionado, o ar passa por um filtro de ar e de luz ultravioleta germicida, que remove poeira, polens, fungos, bactérias e partículas. Depois a umidade do ar é condensada numa serpentina de resfriamento e coletada num tanque com luz ultravioleta, passa por um filtro de carbono e novamente pela luz germinicida, e está pronta.

Local da fábrica fica às margens do Rio Negro, no município de Barcelos, a 399 km de Manaus.

Local da fábrica fica às margens do Rio Negro, no município de Barcelos, a 399 km de Manaus. Foto: divulgação

A venda da primeira água gourmet do planeta captada da umidade do ar começará em julho, a Ô Amazon Air Water, que terá inicialmente produção de 6 milhões de garrafas por ano, será exportada para 20 cidades de 12 países europeus e oferecida apenas em resorts, hotéis e cafés de luxo. No Brasil poderá ser saboreada, a partir do ano que vem, no SPA que a marca está construindo sobre o Rio Negro, com dez bangalôs flutuante, e na loja Brasil Flagship, que será inaugurada em 2016 na capital paulista.

A Água será vendida em caixa com 6 garrafas de 750ml e 6 garrafas de 250 ml

A Água será vendida em caixa com 6 garrafas de 750ml e 6 garrafas de 250 ml

A biotampa é feita de biorresina (polímero a base de amido de milho) e se desfazem em até 50 dias, após o descarte. O logo faz uma referência elegante à bandeira brasileira, a embalagem é em vidro 100% reciclável.

De cada produto vendido será destinado R$ 1 para projetos de sustentabilidade na região, como a plantação de árvores nativas. E mensalmente serão doados 15 mil litros de água à comunidade. O investimento de 10 milhões de euros já está avaliado em 150 milhões de euros. Em junho, no dia 16, acontecerá a festa do lançamento mundial da Ô Amazon, em Manaus.

James Figueiredo Jr, Cal Junior, Paulo Ferreira e Ricardo Rozgrin, sócios da Ô Amazon Air Water. Foto: divulgação

James Figueiredo Jr, Cal Junior, Paulo Ferreira e Ricardo Rozgrin, sócios da Ô Amazon Air Water. Foto: divulgação

Acesse o site para saber mais sobre a Ô Amazon Air Water.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *