Gastronomia etc.

Vinícola Dal Pizzol comemora sucesso da safra 2015

A vinícola Dal Pizzol celebra o sucesso com a aguardada vindima 2015. Considerada uma das melhores safras de vinhos nacionais dos últimos 30 anos, a colheita deste ano vem se destacando pela boa maturação, sanidade e acidez das uvas.

Vinhedo dal pizzol

De acordo com o enólogo da Dal Pizzol, Dirceu Scottá, a safra deste ano foi perfeita. “O comportamento climático foi adequado, possibilitando bons vinhos para espumantes graças ao equilíbrio entre maturação, sanidade e acidez, ótimos vinhos brancos e excelentes vinhos tintos”, comemora.

Neste ano foram colhidas 12 variedades de uvas, 10% a mais comparada a colheita 2014, com uma produção de 300 mil garrafas das linhas Dal Pizzol e Do Lugar, entre vinhos tintos, brancos e espumantes. O destaque fica por conta da primeira safra das castas Petit Verdot e Marselan, novidades originárias da França, consideradas de alta qualidade, previstas para chegarem ao mercado em 2016. As safras 2015 das variedades Gamay e Sauvignon Blanc vão chegar ainda no primeiro semestre às, delis, lojas e restaurantes. “Ambas estão em processo final de fermentação e início da estabilização para posteriormente serem envasadas e apresentadas ao mercado”, destaca o enólogo.

Dirceu Scottá. Foto: Fabiano Mazzotti

Dirceu Scottá. Foto: Fabiano Mazzotti

Scottá ressalta que as regiões produtoras escolhidas pela vinícola – Região Campos De Cima da Serra, Encruzilhada e Bagé, fronteira com o Uruguai – possuem particularidades que potencializam a produção dos vinhos. O controle de qualidade tem início no cultivo da videira e, para isso, mantém parceria com produtores por meio de acompanhamento técnico realizado pelos enólogos e um engenheiro agrônomo. A assessoria ocorre durante todo o processo, desde a variedade de uva a ser implantada até a colheita. Todos os produtores recebem uma cartilha de procedimentos e práticas para o cultivo da videira. O material dá instruções, inclusive, sobre o limite de produção por planta, variedade e sistema de condução do vinhedo.

Petit Verdot

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *