Variedades & Tecnologia

Niterói terá apresentação dedicada à viola brasileira

Considerada um instrumento musical com sonoridade peculiar, a viola está intimamente ligada às manifestações musicais, aos ritos e crenças, e às diferentes expressões culturais no Brasil. Disseminada pelos jesuítas no período colonial, sua música mantém raízes das culturas de Espanha e Portugal; com o passar do tempo o instrumento adquiriu forma e identidade próprios.

A viola guarda forte relação com o violão e a sua principal distinção é a estrutura de cordas duplas. O instrumento ganhou projeção nacional e internacional com músicos como Tião Carreiro, Almir Sater, Ivan Vilela, Roberto Corrêa, Renato Teixeira, dentre outros.

A apresentação Beira Rio – Viola Brasileira vai acontecer no dia 13 de maio, no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói, às 12h30. O violeiro Fábio Neves vai apresentar o repertório e a sonoridade da viola brasileira. Este mesmo show foi apreciado na Espanha, em uma temporada no ano passado.

O músico apresentará no repertório obras compostas para a viola, abrangendo linguagens de diferentes localidades do país, entre as músicas escolhidas estão: Asa Branca – Luiz Gonzaga, O Trenzinho do Caipira – Heitor Villa-Lobos e Luzeiro – Almir Sater.

Fábio Neves - Foto Pinho Brasil (2)

Fábio Neves é carioca e morou durante sua infância e adolescência em Niterói. Atualmente é sócio diretor da empresa Pinho Brasil Projetos Culturais e Gestão do Conhecimento e vem realizando projetos no estado do Rio de Janeiro e intercâmbios internacionais com foco total na música brasileira. Violeiro e violonista, Fábio é mestre pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, concluiu o Bacharelado em Música pela UFRJ (2007) e a pós-graduação em Gestão Cultural pela Universidade Cândido Mendes, no ano de 2008.

Serviço:
Beira Rio – Viola Brasileira
Teatro Municipal de Niterói – Sala Nobre (Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói-Rio de Janeiro)
Telefone: (21) 2620-1624
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Capacidade: 90 pessoas
Duração: 60 minutos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *