Variedades & Tecnologia

Top 10 – Os melhores passeios de teleféricos pelo mundo

Há quem prefira sentar e mexer os pés no ar ou quem se sinta mais seguro viajando dentro de um bondinho. Fato é que ambas as opções podem oferecer a experiência de viajar no céu de uma forma muito mais próxima que um avião, por exemplo. “Voar” próximo de uma montanha, floresta, mar ou uma cidade é possível em vários lugares do mundo. A CNN selecionou os 10 passeios de teleférico mais divertidos e, digamos, a visão mais bonita. Confira abaixo:

Teleférico Peak 2 Peak, no Canadá (Foto Divulgação)

Teleférico Peak 2 Peak, no Canadá (Foto: Divulgação)

Peak 2 Peak Gondola, Canadá
O passeio de 4,4 quilômetros conecta duas montanhas gigantescas. Leva os passageiros a 436 metros acima do chão – essa é a maior altura de um bondinho no mundo.

Titlis Rotair, na Suíça (Foto Divulgação)

Titlis Rotair, na Suíça (Foto: Divulgação)

Titlis Rotair, Suíça
É considerada a primeira gôndola rotativa do mundo. Passageiros ficam 3 mil metros acima do nível do mar em um passeio que dura 5 minutos. A parte mais espetacular da viagem é a reta final que sobrevoa os maiores picos glaciais da Europa. Lá no topo, é possível fazer um passeio e caminhar pelas montanhas.

Presidente do Equador fotografa passeio no Teleférico de Laz Paz (Foto Flick Presidencia de la República)

Presidente do Equador fotografa passeio no Teleférico de Laz Paz (Foto: Flick Presidencia de la República).

Mi Teleferico, Bolívia
Mais longo passeio feito com bondinhos, o Mi teleferico foi desenhado para levar passageiros do centro de La Paz para o distrito de El Alto, que fica acima da capital. Com 11 quilômetros de extensão e aberto em 2014, ele custou US$ 234 milhões e pode levar até 18 mil passageiros por hora. Apesar de ser um meio de transporte voltado aos trabalhadores locais, ele é especialmente popular entre turistas, graças à fantástica vista que propicia dos Andes.

Bondinho do Pão de Açúcar (Foto Divulgação)

Bondinho do Pão de Açúcar (Foto: Divulgação)

Bondinho do Pão de Açúcar, Brasil
Mais de 37 milhões de pessoas já andaram no famoso bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, inaugurado em 1912. A jornada é dividida em duas etapas, cada uma com duração de três minutos – cada cabine carrega até 65 passageiros. O bondinho já foi cenário para filmes e programas de TV.

Vanoise Express, teleférico na França (Foto Ian Gratton)

Vanoise Express, teleférico na França (Foto: Ian Gratton)

Vanoise Express, França
O teleférico celebrou seu 10º aniversário em 2013. O passeio leva a resortes de ski franceses em gôndolas posicionadas a 1,8 mil metros do chão. A jornada, entre montanhas e neve, dura 4 minutos.

Palm Springs Aerial Tramway (Foto Divulgação)

Palm Springs Aerial Tramway (Foto: Divulgação)

Palm Springs Aerial Tramway, Estados Unidos
O teleférico foi aberto em 1963 para conectar o vale de Coachella com o topo de Mt. San Jacinto. É um dos três teleféricos com cabines giratórias do mundo – ao lado do Titlis Rotair e da Table Mountain, na Cidade do Cabo. Sua construção foi sugerida já em 1935, mas interrompida devido à 2ª Guerra Mundial.

Teleférico Ba Na, no Vietnã (Foto Flickr Mr & Mrs Backpacker)

Teleférico Ba Na, no Vietnã (Foto: Flickr Mr & Mrs Backpacker)

Ba Na Hills Cable Car, Vietnã
Tem mais de cinco quilômetros de extensão. Foi inaugurado em 2013, após ter várias estruturas fabricadas na Suécia, Suíça e Alemanha. O teleférico conecta duas montanhas de cidades vizinhas – e leva passageiros ao museu sobre a história da região.

Stanserhorn Cabrio, na Suíça (Foto Flickr Daniel Pfund)

Stanserhorn Cabrio, na Suíça (Foto: Flickr Daniel Pfund)

Stanserhorn Cabrio (Lucerna, Suíça)
Leva passageiros a 2,3 mil metros do chão, da vila de Stans para o topo da montanha Stanserhorn. Cada cabine carrega 60 pessoas – 30 sentadas um pouco mais acima. Chegando à estação base a aventura continua com um um passeio por uma casa de madeira construída em 1981 e que ainda mantém a estrutura original.

Skyline de QueenTown, na Nova Zelândia (Foto Flickr Daniel Pietzsch)

Skyline de QueenTown, na Nova Zelândia (Foto: Flickr Daniel Pietzsch)

Skyline Queenstown, Nova Zelândia
Os passageiros saem de Queenstown, cidade localizada às margens de um lago cristalino cercado de montanhas, e chegam ao topo do Bob’s Peak – uma viagem a 450 metros acima do nível do mar. A construção foi finalizada em 1987. E, desde 2011, as cabines também carregam ciclistas, para que eles possam pedalar lá em cima.

Ngong Ping 360, em Hong Kong, com Tian Tan Buddha ao fundo (Foto Flickr William Li)

Ngong Ping 360, em Hong Kong, com Tian Tan Buddha ao fundo (Foto: Flickr William Li)

Ngong Ping 360, Hong Kong
O teleférico conecta o centro de Tung Chung e Ngong Ping com a ilha de Lantau, casa do templo budista Tian Tan. Visitantes têm a opção de escolher entre duas cabines.

Esse artigo foi desenvolvido por Época Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *