Negócios & Serviços

Lua de mel: viagem dos sonhos movimenta o turismo

Por Amanda Lavor/Agência de notícias do turismo.

Foram realizados mais de um milhão de casamentos em 2013 no Brasil, de acordo com último dado do IBGE, um aumento de mais de 50% nos últimos dez anos. Boa parte desse público comemora o enlace com uma viagem.

lua-de-mel-casamento-casal

Tão importante quanto a cerimônia e a festa de casamento é a viagem de lua de mel: um momento romântico que movimenta meios de hospedagens, restaurantes, locadoras de automóveis e outros serviços ligados ao setor turístico, já começando pela noite de núpcias.

Para se ter ideia desse mercado, mais de 1,1 milhão de casais selaram a união em 2013, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um aumento de quase 50% em relação aos últimos 10 anos. A demanda extra impulsionou as agências que cuidam de viagens de recém-casados, como a da empresária e consultora de viagens para casais Jacqueline Mikhail. Sua empresa elabora mais de 400 cotações de roteiros para lua de mel por mês. “Desde 2007, quando a agência se especializou neste nicho, a empresa cresceu cerca de 700%”, disse.

O esforço para conquistar os clientes começa logo na recepção. Um hotel em Gramado, com arquitetura inspirada em castelos europeus, inclui no pacote um mordomo exclusivo, serviço de massagem e até translado de helicóptero aos recém-casados. Até quem escolhe celebrar o enlace em meio à floresta amazônica, tem requintes preparados especialmente para a ocasião. “Como o acesso a floriculturas é difícil, compensamos com espumante e drinks de cortesia”, disse o representante de um hotel de selva, próximo ao Parque Nacional de Anavilhanas, no Amazonas.

A assessora Carolina Curvello e o contador Raphael Tancredo passaram sete dias em Campos do Jordão (SP) em viagem de lua de mel, em dezembro do ano passado. “Assim que chegamos na pousada fomos recebidos com duas taças de vinho. No dia seguinte nos deram um jantar romântico a luz de velas e depois ainda ganhamos uma garrafa de espumante e frutas”, disse Carolina. O casal, que a princípio desejava viajar para o exterior, conseguiu economizar em Campos de Jordão, aproveitando a decoração especial que a cidade faz para o Natal.

Algumas operadoras adotaram o serviço de lista de casamento para ajudar os noivos a realizar a viagem de lua de mel – e facilitar a escolha do presente aos convidados. Os noivos escolhem o destino, criam e gerenciam sua lista, da mesma forma como fariam com as listas de presentes tradicionais em lojas de utilidades. Só que nesse caso, os convidados pagam pelas cotas da viagem dos noivos. A cada cota comprada, os noivos recebem um e-mail dizendo quem os presenteou, o valor e a mensagem de felicitação deixada pelo convidado.

O Brasil possui opções de destinos turísticos para todos os tipos de casais, inclusive os que já passaram pela lua de mel e resolveram comemorar as bodas e aniversários de casamento com uma viagem. Os clássicos e românticos podem aproveitar o frio em Monte Verde (MG) ou na Serra Cearense. Para quem prefere praias paradisíacas, algumas praticamente desertas em determinados períodos do ano, o litoral nordestino oferece opções como Caraíva (BA) e São Miguel dos Milagres (AL). Os casais apaixonados pela natureza podem escolher roteiros na Amazônia, em Bonito (MS), ou na Chapada dos Veadeiros (GO). E ainda os que querem se isolar do mundo e viver dias realmente a dois, podem experimentar cruzeiros marítimos pela costa brasileira.

Os destinos nacionais mais procurados para a lua de mel, segundo a maior operadora de turismo do país, são Porto de Galinhas (PE), Praia do Forte (BA), Gramado (RS), Costa do Sauípe (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Fernando de Noronha (PE). Quando o destino escolhido é uma praia no Nordeste, os casais optam, na maioria das vezes, por se hospedarem em resorts.

Foi o caso dos jornalistas Ludmila Lucas e Rafael Noronha, moradores de Brasília (DF), que escolheram Maceió (AL) como destino da lua de mel. “Queríamos um lugar que oferecesse comodidade e serviço completo. Por isso escolhemos um resort, que ficava em uma ótima praia e tinha toda a estrutura que precisávamos. Não tivemos que nos preocupar com as refeições, transporte e nem sair de lá para nos divertir”, disse Ludmila.

Segundo a consultora Jacqueline Mikhail, é importante que os casais fiquem atentos a algumas dicas na hora de começar a sonhar com a lua de mel. As principais são incluir as despesas com a lua de mel na programação do casamento; anunciar aos hotéis e restaurantes, no momento da reserva, que estão em lua de mel; e dar uma folga de pelo menos dois dias entre o casamento e a viagem de lua de mel, para evitar contratempos.

PLANEJE A SUA VIAGEM COMPLETA AQUI


♦ HOSPEDAGEM: Booking | Hoteis.com | Trivago | Hostelsclub | Airbnb - Ganhe R$100

♦ PASSAGEM AÉREA: Tam | Avianca | Azul | Decolar | Voopter | Maxmilhas

  ♦ TICKETS DE TREM: Rail Europe

♦ PASSAGEM DE ÔNIBUS: ClickBus

♦ ALUGUEL DE CARRO: Rentcars


♦ SEGUROS DE VIAGEMSeguros Promo  | Sulamérica Seguros

♦ CHIP INTERNACIONAL: My Simtravel


♦ CASAS DE CÂMBIO: Melhor Câmbio

♦ CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: ZenCard (pré-pago)


♦ PACOTES DE VIAGEM: Hotel Urbano | CVC | Submarino Viagens

TOURS, PASSEIOS E EXCURSÕES: Viator | Ticketbar

♦ INGRESSOS INTERNACIONAIS PARA ESPORTES E SHOWSSports Events 365

2 Comentários

  1. 17 de maio de 2015 ás 22:04 Responder
    Edivaldo B. Souza

    Boa noite! Gostaria de receber pacotes em promocões

    • 17 de maio de 2015 ás 22:17
      Redação

      Olá Edivaldo, sugerimos que você faça sua cotação com uma agência de viagens.
      Nós indicamos a Viagens Gaia http://www.viagensgaia.com.br
      André Guimarães – andre@viagensgaia.com.br
      Telefone: (21) 3268-1416 ou 99599-4356

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *