Esporte & Aventura

Volvo Ocean Race segue para Portugal

A sétima etapa da Volvo Ocean Race marca a volta da flotilha à Europa e a regata está cada vez mais próxima de sua conclusão. As equipes já velejaram cerca de 90% das milhas totais da Volta ao Mundo, mas ainda há 1/3 dos pontos em disputa. Por isso, as tripulações não podem errar na reta final. Uma quebra ou um erro de estratégia – por menor que elas sejam – pode custar pontos decisivos. O Abu Dhabi Ocean Racing, líder do evento tem seis pontos de vantagem para o veleiro Dongfeng Race Team na classificação geral.

O Dongfeng corre atrás do prejuízo! Depois de ter o mastro quebrado na quinta etapa, a equipe já se recuperou vencendo a perna anterior e quer tirar mais pontos. Em terceiro na tabela está o Team Brunel, seguido por Team Alvimedica e MAPFRE, que estão empatados. Para o brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca, é hora de acelerar com o MAPFRE. “Nosso objetivo é terminar no pódio e para isso é preciso fazer uma boa regata do começo ao fim”.

Volvo Ocean Race. Foto: Ian Roman / Abu Dhabi Ocean Racing via Getty Images

Volvo Ocean Race. Foto: Ian Roman / Abu Dhabi Ocean Racing via Getty Images

A Volvo Ocean Race está em sua 12ª edição evento! A regata começou em 4 de outubro de 2014, com a In-port race ou regata local de Alicante, na Espanha. As próximas paradas do calendário serão: Lisboa (Portugal) e Lorient (França). Um pit-stop de 24 horas em Haia (Holanda) está programado entre a França e a Suécia. A última prova será no dia 27 de junho de 2015, em Gotemburgo, na Suécia, casa da Volvo. A etapa transatlântica deve durar de seis a dez dias. Os barcos precisam lidar bem com as correntes do golfo, os icebergs e evitar acidentes fatais.

 Volvo Ocean Race. Foto: Buda Mendes/Volvo Ocean Race via Getty Images

Volvo Ocean Race. Foto: Buda Mendes/Volvo Ocean Race via Getty Images

São sete equipes de diferentes nacionalidades na disputa. O Team SCA representa a Suécia e é formado apenas por mulheres. A última vez que uma equipe 100% feminina correu foi na edição 2001-02. O Abu Dhabi Ocean Racing leva a bandeira dos Emirados Árabes Unidos para a regata. O medalhista olímpico Ian Walker novamente comanda a equipe. A China volta a ter uma equipe na regata com o time Dongfeng Race Team, que é bancado pela montadora Dongfeng Commercial Vehicle em parceria com OC Sport, empresa de marketing esportivo. O Team Brunel, da Holanda, é uma das tripulações mais experientes da Volvo Ocean Race. O veleiro é comandado por Bouwe Bekking. O Team Alvimedica, com as bandeiras de Turquia e EUA, está na disputa com o patrocínio de uma empresa da área médica. O sexto barco confirmado foi o espanhol MAPFRE. A equipe conta com o único brasileiro a bordo: André ‘Bochecha’ Fonseca. O Team Vestas Wind, que defende as cores da Dinamarca, foi o sétimo e último barco a se inscrever.

O campeão será o time que somar menos pontos. Quem chegar em primeiro nas etapas leva um ponto, em segundo dois, em terceiro três e assim por diante. As regatas locais servem para efeito de desempate. A posição atualizada dos barcos pode ser acessada no dashboard, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *