Gastronomia etc.

Que cerveja você bebe?

Olá leitores do Gastronomia etc., sou André Guimarães, um apaixonado por cerveja, e a convite do pessoal do gastronomiaetc.com escreverei mensalmente para a revista e site sobre curiosidades dessa que é a bebida alcoólica mais apreciada do mundo, que encanta aos mais diversos paladares, sua fabricação, história, e tudo aquilo que diferencia uma das outras.

cerveja e comida

Hoje é costumeiro degustarmos novas cervejas, seja em casa ou em um dos tantos novos barzinhos com grande diversidade de rótulos. Mas o que sabemos sobre elas? Como é o seu processo de fabricação, o que leva em cada uma delas? E principalmente, o que as torna únicas e especiais?

Vamos começar falando da mais comum de todas as cervejas para nós brasileiros, a “PILSEN”, preferência nacional por seu caráter leve e refrescante. Para começarmos a falar dela, contarei sobre seu processo de fabricação e depois um caso peculiar e polêmico que a rodeia.

cerveja

O tipo de cerveja Pilsen tem seu nome por causa do malte nela utilizado, proveniente da cidade de Pilsen, na República Checa. Sua fabricação leva basicamente os ingredientes água, lúpulo, levedura e malte de cevada (esse ingrediente tem uma curiosidade da qual já falaremos). O processo utilizado no tipo Pilsen é o da família Lager, de baixa fermentação, diferente do tipo Ale, de alta fermentação, que ainda abordaremos em outra oportunidade nesta coluna.

Como falamos acima, o malte da cevada é um ingrediente interessante porque ele dá o sabor da cerveja em si, sendo que a indústria brasileira foi autorizada a misturar o malte puro com outro tipo de malte, como o do milho ou do arroz e utilizá-los até 45% de um único tipo.

Essa troca é percebida no paladar, que algumas pessoas já puderam sentir. Pois um dos ingredientes que pode diferenciar as cervejas é o malte utilizado e como é processado. Modificando sua quantidade alteramos o seu sabor também.

Dizem alguns especialistas que a química utilizada pelos carbonos do milho e do arroz é pouco percebida para a maioria das pessoas.

cerveja frango

Faça o seu teste. Pegue uma cerveja Pilsen das normais que estão à venda em vários locais e pegue uma Pilsen puro malte e realize a sua degustação e nos diga qual você provou, e o que achou de uma para outra.

De um apreciador para outro: SAÚDE! E lembre-se, se for dirigir não beba.

André Guimarães, um apaixonado por cerveja, é colunista da revista Gastronomia etc. Que será lançada em junho.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *