Life&Style

Consumo de doce durante a TPM equilibra hormônios e traz sensação de bem-estar

Comer alimentos ricos em açúcar não é um problema desde que com equilíbrio, já que o corpo precisa desse nutriente para um bom funcionamento

cupcake

Durante a rotina dinâmica e cheia de compromissos na vida da mulher moderna, aquele docinho pode ter papel fundamental para controlar as emoções. Mas por que esse é um componente que funciona tão bem em determinadas situações como na TPM (Tensão Pré-Menstrual), por exemplo?

Segundo a nutricionista Marcia Daskal, da Recomendo Assessoria em Nutrição – a oscilação hormonal durante a TPM é um fator determinante para maior procura pelo doce: “junto com as alterações hormonais que naturalmente acontecem no período que antecede a menstruação, há também uma queda no nível de serotonina. A serotonina é o neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade, bom humor e bem-estar. Sua baixa explica sintomas como irritabilidade, variação de humor e aumento na fome, especialmente fome de doces, numa tentativa do organismo conseguir mais carboidratos, que aumentem a síntese de serotonina. Por isso, mesmo quem não costuma comer doces, na TPM se volta para o açúcar como uma fonte de bem-estar”, explica.

dordecabeca

Após a ingestão do doce, é comum mulheres ficarem desconfortáveis e com o sentimento de culpa. Porém, a nutricionista afirma que esse consumo não é prejudicial à saúde, mesmo em casos de dieta. “O segredo está no equilíbrio. Qualquer ingrediente em excesso não faz bem. O açúcar em pequenas quantidades e associado a uma vida saudável é uma ótima fonte de prazer. O essencial é respeitar a vontade do corpo”, diz a nutricionista.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.



Continua depois da publicidade Ⓘ

✔ PAUSA PARA O MERCHAN: Acompanhe também as principais notícias de Portugal num único lugar: www.portaldeportugal.com - dicas, curiosidades e muita informação.


chocolate_bombons

Para a especialista é melhor comer um doce quando se tem vontade, do que tentar enganar o organismo com outras opções, mesmo as menos calóricas. Assim, o consumo se torna mais inteligente. “Normalmente, o que acontece é que as mulheres comem “o mundo” tentando driblar a vontade do doce e depois acabam não resistindo e comendo o doce por cima. Matar logo a vontade com um pouquinho do doce resolve o problema e economiza essas outras calorias desnecessárias”, afirma.

“Para a mulher que está na TPM e sente muita vontade de comer doce, sugiro antes ou depois dos exercícios físicos, pois é um alimento útil para recuperação dos músculos. Se a pessoa não está se sentindo bem por causa da própria sensação pré-menstrual e/ou não fez os exercícios do dia, uma ótima saída é ingerir o doce depois de uma refeição, ou comer um salgado antes do doce para evitar os exageros”, completa Daskal.

 tpm

O cardiologista do Hospital do Coração (HCor) Dr. Daniel Magnoni ressalta que um doce traz, além do açúcar, nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. “O carboidrato, por exemplo, é essencial e a falta dele pode deixar as pessoas mais agressivas e ansiosas. Também é necessário para o bom funcionamento do Sistema Nervoso Central, já que quando em falta pode causar sonolência e irritabilidade”.

A nutricionista Marcia Daskal finaliza reforçando a importância do equilíbrio. “Já é sabido, e muitas pessoas até acham repetitivo, que o sucesso está no consumo equilibrado. Retirar o açúcar da alimentação não é necessário e nem necessariamente mais saudável. Corre-se o risco de, quanto mais cortar, aumentar a vontade de comer, principalmente pela sensação de ‘proibido’. Para não exagerar na dose, a mulher pode fazer um diário do que ingeriu na semana, pois isso ajuda a visualizar os momentos em que o corpo mais pede o açúcar, como a TPM”, conclui a nutricionista.

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI 


  Seguros Promo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *