Gastronomia etc.

Delicias em clima de festa caipira

As típicas festas do meio do ano sempre chegam acompanhadas daquelas comidinhas que todo mundo adora! Pensando nessa época tão gostosa, chefs e doceiros fazem as suas releituras de quitutes juninos.

Na MP Tortas Boutique – (21) 3592-3330 / 3592-3331, a chef Marlene Percílio criou suas releituras através dos de cinco rocamboles temáticos: coco com cocada, goiaba, pé de moleque, cural de milho e maçã com calda de maçã do amor. Para quem quer só uma prova do sabor de São João, os cupcakes podem ser de canjica e cravo, cenoura com brigadeiro de amendoim e prailine de amendoim, tapioca e canela e abóbora com coco.

Cupcakes de festa junina. Foto: Fernando Frazão

Cupcakes de festa junina. Foto: Fernando Frazão

No Empório Farinha Pura – www.farinhapura.com.br – opções não faltam! Dá para se lambuzar com a cocada com sabor caseiro e em pedaços, ou com a versão cremosa de colher, o bolo de amendoim, que é decorado com chocolate, paçoca e chapeuzinho de palha, é mistura deliciosas de três delícias juninas.

Bolo amendoim. Foto: Luciano Andrade

Bolo amendoim. Foto: Luciano Andrade

O Carmelo Armazém – (21) 2557-7941 – oferece o copo de brigadeiro de paçoca e o copo de bolo de milho recheado com papa, além da tradicional canjica que vem no copo.

A rede Megamatte – (21) 2487-8117 – também tem um cardápio para as festas juninas, além da tradicional broinha de milho, as lojas também tem como opção o Choconut. A bebida é feita com amendoim, leite e chocolate.

Broinha de Milho. Foto: Filico

Broinha de Milho. Foto: Filico

A pâtisserie Andréia Vasconcelos, da Docinhos & Doçuras – www.docinhosedocuras.com.br -, encontrou a combinação perfeita entre o tradicional brigadeiro das festas infantis e o clássico das comemorações de São João: o quentão, e apresenta o brigadeiro de quentão, feito com leite condensado, cachaça, raspas de laranja, limão cristalizado, canela e cravo em pó. Outra opção que não pode faltar na festança é o brigadeiro de pamonha.

Beth Chocolates

A chef chocolatière Elizabeth Garber, à frente da marca Beth Chocolates – (21) 3875-1868 -, acaba de lançar uma nova coleção de palhas italianas. E para entrar no clima junino, vale experimentar a de paçoca.

Fabiana D’Angelo – www.brigadeirosfabianadangelo.com.br -, pioneira na fabricação de brigadeiros artesanais premium na cidade, aposta na linha de doces inspirada nos sabores caipiras. A caráter, os brigadeiros aparecem em sabores como coco queimado; beijinho; cajuzinho; castanha de caju e pasta de amendoim.

Brigadeiros Fabiana D'Angelo. Foto: Guiga Lessa

Brigadeiros Fabiana D’Angelo. Foto: Guiga Lessa

Em clima de festa caipira, a Deli 43 – www.deli43.com.br – preparou um mix de petiscos juninos. Os bolinhos, eleitos da vez, não vêm com roupa típica, mas com recheios e aromas dignos de festa: tapioca com linguiça, milho com requeijão da fazenda e aipim com carne seca. A pedida abre o apetite com quatro unidades de cada recheio.

Mix de petiscos juninos. Foto: Rodrigo Azevedo

Mix de petiscos juninos. Foto: Rodrigo Azevedo

Para a temporada, a chef Kátia Barbosa serve na Comedoria – (21) 2294-2913 – o bolo de coco gelado e a cocada de forno.

A pedida para quem for ao bistrô Risata – www.risata.com.br -, no Jardim Botânico, são os bolinhos de tapiocas e parmesão com chutney de goiaba. Uma iguaria típica das regiões Norte e Nordeste do país, e que ganha força nas festividades de junho. A porção vem com seis bolinhos.

Bolinhos de tapioca e parmesao com chutney de goiaba. Foto: Berg Silva

Bolinhos de tapioca e parmesao com chutney de goiaba. Foto: Berg Silva

Em meio a tantas receitas tradicionais, a criatividade reina solta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *