Dicas & Destinos

Museu de Armas Castelo São João: projeções e extensões dos falos

Recife apresenta uma infinidade de lugares encantadores, não só por sua beleza, mas também história, um lugar não tão conhecido é o Museu de Armas Castelo São João, criado pelo colecionador pernambucano Ricardo Brennand, que por mais de cinquenta anos adquiriu em suas viagens obras de arte, cobrindo um espaço de tempo entre os séculos XV e XIX, com peças provenientes da Europa, Ásia, América e África. Essas obras estão reunidas em preciosas coleções de pintura brasileira e estrangeira, com destaque para a maior coleção privada do pintor paisagista holandês Frans Post.

O rico, impressionante e extenso acervo de armas brancas e armas de fogo predominam nas galerias e salas, que incluem tapeçarias de parede e piso, artes decorativas (esculturas, quadros, enfeites, armaduras, brasões de família, mobiliário). Todo esse acervo é valorizado pelo espaço em que está exposto, um castelo construído as margens de um lago. Freud, em carta para Albert Einstein, cita o fascínio do homem pelas armas na reflexão: Por que a guerra? Ele descreve que inicialmente, na pequena horda humana, a força muscular era a que decidia a quem deveria pertencer alguma coisa, ou a vontade que se deveria levar a cabo. Mas, reforçada e substituída pelo uso de instrumentos – projeções e extensões dos falos – vence quem possui as melhores armas ou as emprega com maior habilidade. Com a introdução das armas, a superioridade intelectual começa já a ocupar o lugar da força muscular bruta, mas o objetivo final da luta continua a ser o mesmo: uma das partes em litígio é subjugada e obrigada a abandonar as suas pretensões ou a sua posição.

O museu faz parte do Instituto Ricardo Brennand, criado em 2002 com 1200 m², que além do espaço expositivo com capacidade de receber duas mostras simultâneas, tem ainda pinacoteca, auditórios e biblioteca.

Museu de Armas Castelo São João (10)

Museu de Armas Castelo São João

www.institutoricardobrennand.org.br/castelo.htm
Alameda Antônio Brennand, s/n – Várzea – Recife-PE
Informações: (81) 2121-0352
Funcionamento:
De terça a domingo – Das 13h às 17 horas | As quartas de manhã são reservadas para grupos agendados.

Museu de Armas Castelo São João (1)

Fotos: Naira Amorelli

Por Anderson Zenidarci – psicólogo, supervisor, palestrante, pesquisador, professor universitário de graduação e pós graduação. Um viajante incontrolável e amante de arte que dedica-se em disseminar história e cultura em sua coluna Panorama Cultural publicada mensalmente na revista Psique Ciência & Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *