Variedades & Tecnologia

5º Encontro com Territórios terá participação de Elisa Lucinda no Rio de Janeiro

Biblioteca Estação Leitura promove 5º Encontro com Territórios com participação especial de Elisa Lucinda

Nova edição do evento promove a diversidade cultural literária do país reforçando a importância da realização de “lançamentos sociais” com a tarde de autógrafos do romance “Palavras Cruzadas”, de Guiomar de Grammont

A Biblioteca Estação Leitura, lançada com o objetivo de investir em estratégias pedagógicas de estímulo à leitura, localizada na estação Central do MetrôRio, vai promover mais uma série do Encontro com Territórios reforçando a sua estratégia de “lançamentos sociais”, quando o autor convidado autografa seu lançamento que é oferecido gratuitamente ao público e, nesta edição o livro “Palavras Cruzadas”, romance da professora e escritora Guiomar de Grammont. O evento faz parte da 5ª edição do Encontro com Territórios – uma série de ações literárias focadas em tardes de autógrafos realizadas com diversos autores e tem como tema a abordagem sobre diferentes territórios culturais nas obras dos autores convidados. O projeto conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, do MetrôRio e do Instituto Invepar.

Elisa Lucinda_2

Para a esta nova edição, dia 14 de agosto, às 11h, será realizado um Talk-Show comandado pelo jornalista e poeta Claufe Rodrigues, com a escritora Guiomar de Grammont, além da participação da poetisa Elisa Lucinda. Em seguida, Guiomar vai autografar 80 exemplares do livro “Palavras Cruzadas”, que serão distribuídos gratuitamente aos leitores da biblioteca. O Encontro com Territórios irá levar aos leitores da Biblioteca Estação Leitura e aos usuários do MetrôRio a realidade e a diversidade cultural da cidade do Rio de Janeiro com seus inúmeros e contrastantes territórios.

A missão da biblioteca popular é estimular a leitura, formar novos leitores, formar plateia para debate e criar pensamento crítico sobre questões que fazem parte do nosso cotidiano. O sentimento do pertencimento do objeto livro é fantástico, pois a grande maioria dos leitores da Biblioteca Estação Leitura não tem recurso para comprar para comprar uma obra literária.

O romance “Palavras Cruzadas” fala da luta da jornalista Sofia, em busca do paradeiro do irmão Leonardo, um guerrilheiro desaparecido nas selvas do Araguaia durante o regime militar brasileiro. A história é permeada de incertezas e perguntas, com respostas incompletas e insatisfatórias. Um clima de tragédia paira sobre os personagens e acontecimentos. Habituada a recorrer a todas as ferramentas que a literatura e a língua portuguesa oferecem, Guiomar de Grammont utiliza frases curtas, precisas e inesperadas, às vezes carregadas de poesia para compor a trama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *