Hospedagem

Olimpíadas: Um guia sobre onde encontrar a melhor hospedagem no Rio, feito por alguém que está por dentro

Datas, locais de competição e acomodação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro

Os Jogos Olímpicos de 2016 acontecerão no Rio de Janeiro durante 19 dias entre 5 e 21 de agosto, e, em seguida, ocorrerão as Paraolimpíadas, com 11 dias de duração, entre 7 e 18 de setembro. O Parque Olímpico está sendo construído na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, e ainda terão outros 3 centros para os diferentes esportes Olímpicos, em Deodoro (noroeste do Rio), Maracanã (zone norte do Rio) e Copacabana, que inclui a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Baía de Guanabara.

Para ver onde cada modalidade acontecerá, acesse o site oficial; embora seja impossível decifrar os vários tipos de transportes no momento: www.rio2016.com/os-jogos/locais-de-competicao/mapa-de-instalacoes.

Mapa de instalações

Nota – A área de Copacabana aqui delimitada inclui toda a Zona Sul citada no artigo abaixo.

Melhores bairros para se hospedar durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro

A melhor parte do Rio para se hospedar, se você for fazer algum passeio turístico, seria normalmente a Zona Sul que abrange bairros como: Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo, Flamengo, Glória, Jardim Botânico e Lagoa.

Zona Sul - Rio de Janeiro

Se você vier para as Olimpíadas querendo ficar perto de um local de competição específico, você encontrará muitas opções de acomodação na Barra e Copacabana; poucas de boa qualidade perto do Maracanã e muito poucas possibilidades perto de Deodoro.

Para Barra, você também terá a possibilidade de ficar no Recreio (um pouquinho mais longe) e na Ilha da Gigóia (ilha na área da Barra); para Deodoro e Maracanã será muito melhor ficar na Zona Sul (veja acima) e usar o transporte público ou ônibus especiais para o evento Olímpico (os detalhes estarão disponíveis mais para frente).

Copacabana faz parte da Zona Sul, a região que também abrange umas das melhores praias da cidade: Copacabana, Leme, Arpoador, Ipanema e Leblon.

  • Nota especial 1: Não se iluda pensando que ficar no centro do Rio (não mostrado nos mapas acima) possa ser a opção mais conveniente e de melhor qualidade. Essa é uma área onde os escritórios são predominantes e as acomodações (na maioria hotéis) possuem em geral 1, 2 ou, no máximo, 3 estrelas de qualidade. Se você pensa em alugar um apartamento, um quarto no centro ou em áreas vizinhas como Lapa e Bairro de Fátima, por favor, não se esqueça de que essa não é uma área segura para ficar andando à noite! A exceção é Santa Teresa, um bairro colonial e boêmio da cidade, onde muitas pousadas estão localizadas, e que fica a 10 minutos de carro do centro.
  • Nota especial 2: Embora no mapa acima Rocinha e Vidigal são mostrados como parte da Zona Sul, por favor, fique em alerta pois os dois locais são favelas ou comunidades construídas no alto dos morros, com vielas estreitas e ainda infelizmente com a presença do tráfico. As duas favelas citadas foram pacificadas, com UPPs, ou seja, a presença da polícia é permanente, mas os problemas de seguranças ainda existem e há dificuldade de usar o transporte público nessas áreas. Na incerteza, é melhor não arriscar ficar nestes locais.

Hotel, pousada, albergue, aluguel de temporada ou casa de família para as Olimpíadas do Rio?

Apesar de haver uma conversa de que cruzeiros marítimos estarão disponíveis como hospedagem durante as Olimpíadas, a maioria das acomodações se classifica nas categorias acima como hotel, pousada, albergue, aluguel de temporada ou casa de família.

Qual é a melhor?

Hotel?

Praticamente todos os hotéis estão listados com comentários/depoimentos no TripAdvisor e disponíveis para reservas no Booking.com, assim você pode checar o que outras pessoas acham e a avaliação delas. Fique atento porque todos colocarão o preço muito acima durante as Olimpíadas.

Pousada?

Existe mais de 200 pousadas no Rio de todo tipo de preço. Não necessariamente você pagará menos do que se hospedando em um hotel, mas com certeza será uma experiência muito mais interessante. A maioria das pousadas está ao redor ou em plena Santa Teresa onde inúmeras casas coloniais já foram reformadas e transformadas em hospedagem. A grande desvantagem? Há muito poucas pousadas na Zona Sul então se você deseja ficar bem perto da praia, você precisará reservar bem rápido. Pode fazer a reserva com pousadas recomendadas pessoalmente através de Hidden Pousadas Brazil ou ver mais opções com Booking.com.

Hostel?

Uma excelente alternativa em comparação a uma pousada e se você quer ter suas próprias instalações e ficar na Zona Sul, mas terá que correr para conseguir um quarto privativo, pois a oferta é pouca. Do contrário, você terá que dividir quarto com várias outras pessoas e dormir em beliches. Pode ser divertido se você é jovem e descolado e não se incomoda com entradas e saídas do quarto a noite toda, porém não será tão legal se você preza pelo conforto e privacidade. O número de albergues no Rio vem crescendo exponencialmente, muitos deles estão localizados em áreas nobres da cidade. Você continuará a pagar a mais pela sua estadia durante as Olimpíadas, mas será muito melhor e mais barato para viajantes sozinhos ou grupo de amigos. Reservas pelo Hostelworld.

Aluguel de temporada?

Há centenas de apartamentos para alugar no Rio em todas as áreas da cidade, desde simples conjugados/studios até coberturas de luxo. Essa é uma excelente opção se você deseja ter seu próprio espaço com a possibilidade de comer no apartamento ou na rua. Contudo, ainda vão aparecer muitas oportunidades de aluguéis nos próximos meses, e, sem dúvidas, alguns proprietários tentarão levar vantagem das pessoas honestas. Desconfie se a oferta for muito boa! É muito mais seguro reservar em um site de boa reputação que já está no mercado há algum tempo ou contatar a alison@hiddenpousadasbrazil.com para dicas.

Casa de Família/ Homestay?

O site AirBnB conseguiu o contrato oficial para as hospedagem alternativa durante as Olimpíadas e terá que organizar bem rápido milhares de quartos nas casas das pessoas em um curto espaço de tempo. E ainda tem outro problema. Muitas pessoas estarão fazendo isso pela primeira vez, não tendo assim a menor experiência em lidar com hóspedes em casa. Meu conselho é reservar tão logo seja possível, ficar com pessoas que já estejam recebendo hóspedes há algum tempo e que morem na Zona Sul, Santa Teresa ou Barra. Pelo menos assim você terá como base os comentários de outras pessoas. Definitivamente é melhor evitar qualquer coisa no centro do Rio e nas favelas e esteja preparado para encontrar uma acomodação bem simples fora das áreas citadas acima.

  • Nota Especial: Quando estiver buscando hotéis no Booking.com você encontrará diversos motéis misturados na mesma listagem. Tome cuidado para não fazer reservas em um motel ao invés de hotel. Há muitos motéis que se utilizam do termo hotel em seus nomes.

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

Quando e onde reservar acomodação para as Olimpíadas

Muitos hotéis no Rio já estão previamente bloqueados para as delegações e pessoas influentes; outros ainda não colocaram preços e quartos online.

Por enquanto… alguns links interessantes:
Hotéis: Booking.com
Pousadas: Hidden Pousadas Brazil
Hostel: Hostelworld
Apartamentos:  alison@hiddenpousadasbrazil.com com datas e número de pessoas.

264 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *