Dicas & Destinos

5 rotas do vinho para conhecer e abastecer a adega

A paixão pelo vinho não é recente. Diversos estudos históricos apontam que a bebida já era consumida por vários povos antes mesmo do nascimento de Jesus. O que mudou é que atualmente um maior número de pessoas tem acesso à diversidade de vinhos, que se diferenciam pela vinícola produtora, o ano e o tipo de uva.

Hoje em dia, é comum ver as pessoas montarem suas próprias adegas, que deixaram de ser artigos de luxo e estão disponíveis a preços acessíveis, em modelos especialmente climatizados. E que tal abastecê-las enquanto viaja?

Vários destinos são repletos de vinícolas e oferecem, além das deliciosas bebidas, ótimos cenários para aproveitar com a família e amigos. Confira!

Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul

Quando o assunto é vinho, o local que mais possui vinícolas no país é o Rio Grande do Sul. Ali ficam algumas das fabricantes mais importantes, como a Salton, a Miolo e a Chandon. Como são tradicionais, as vinícolas abrem para a visitação em dias agendados e possibilitam uma incrível vista dos campos gaúchos, além de grande aprendizado sobre a maneira que são produzidos os vinhos. O Vale do Vinhedo é composto pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Mendoza, Argentina

Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, Mendoza tem sido bastante lembrada pelos visitantes brasileiros, por produzir mais da metade dos vinhos argentinos. Há opções de vinícolas em praticamente todas as regiões da cidade, o que permite fazer pelo menos uma visita, independentemente de onde o visitante esteja hospedado.

Entre as melhores alternativas para apreciar a produção e o próprio vinho estão a Puleta Estate, a Trapiche e a Família Zuccardi que ajudou a trazer o enoturismo para Mendoza.

Valle de Colchaga, Chile

Os vinhos chilenos também estão bastante conhecidos no Brasil. A maior parte deles é feito no Valle da Colchaga, a pouco mais de 100 km de Santiago, uma região bastante charmosa e interessante. É possível chegar ao vale com o Trem do Vinho, que passa por várias vinícolas, e conhecer o museu local dedicado ao vinho.

Champagne, França

Próximo a Paris, Champagne é um lugar de bastante destaque na França, em virtude das vinícolas. É ali que são localizadas importantes marcas da bebida, como as famosíssimas Dom Pérignon e Perrier-Jouët.

Porto, Portugal

Conhecido aqui simplesmente como “vinho do Porto”, a bebida produzida na cidade portuguesa pode ser encontrada em várias marcas e sabores. Em virtude disso, toda a cidade de Porto respira vinho, desde pequenos produtores até grandes vinícolas. Além de fazer os passeios clássicos do enoturismo, vale a pena ainda conferir as construções históricas, que tornam este destino tão belo e charmoso.

Planejando sua próxima viagem? Confira aqui os melhores preços!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *