Life&Style

Cuidados básicos para cuidar da pele em viagens de baixa temperatura

Sempre que vamos viajar para alguns lugares frios nos preocupamos em excesso com roupas, acessórios e tudo que podemos levar de mais fútil para ficar bem na foto. Já presenciei absurdos gigantescos de pessoas dizendo que preferem passar frio a ficar feia nas fotos e isso me assusta. Existem outras prioridades que todo viajante deve se atentar na hora de organizar sua mala e de planejar sua viagem. Pensando nisso me estendi em meus questionamentos e fiquei matutando sobre o cuidado além da roupa bonita e da proteção do frio. Você sabia que muitas pessoas não fazem ideia do quanto pode ser prejudicial e nocivo para a pele ficar exposto ao sol em uma estação de ski, por exemplo? Outros acreditam que por não estar naquele sol de 40 graus não é necessário nenhum tipo de cuidado com a pele. Fomos então buscar a orientação de uma profissional para dar algumas dicas básicas para o viajante se cuidar ao passar alguns dias em lugares muito frios.

Cuidados com a pele - Foto shutterstock

Cuidados com a pele – Foto shutterstock

Qual seria o melhor tratamento para cada tipo de pele?

Quem tem a pele oleosa, deve usar um sabonete indicado ao seu tipo de pele e um bom filtro solar com toque seco. Como nas viagens para lugares frios e secos a pele tende a ressecar, vale a pena estar atento para usar um sabonete um pouco mais suave do que o de costume. E se mesmo assim a pele ressecar um pouco, existem hidratantes próprios para a pele oleosa. Já quem tem a pele seca, deve usar sabonetes hidratantes, filtros um pouco mais cremosos e hidratantes faciais. O FPS do filtro solar deve ser 50+ para quem for viajar para praia ou neve (sim, na neve a radiação pode ser ainda maior do que na praia!), se possível com cor de base, já que esses produtos tendem a proteger melhor a pele contra todos os tipos de radiação. E não esquecer de usar hidratante e filtro nos lábios e no corpo.

Cuidados com a pele - Foto shutterstock

Cuidados com a pele – Foto shutterstock

E as temíveis rachaduras, como trata-las?

Com muito hidratante. Faça uso dele como prevenção. E se a rachadura já tiver acontecido e for na pele dos pés, você pode inclusive aplicar vaselina sólida sobre ela, usando uma meia sobre o hidratante e/ou a vaselina antes de dormir. Se o problema ocorrer nos lábios, aplicar bastante hidratante labial, fazendo uso de um hidratante para a pele do rosto ao redor da boca.

A alimentação pode estar ligada ao aspecto saudável para a pele nessas condições?

Sempre. Manter-se hidratado é fundamental. Além disso, uma alimentação de fácil digestão e com todos os nutrientes necessários à saúde da pele ajuda muito. Ingerir alimentos que contenham carotenóides (aqueles de cor amarelo-alaranjada como cenoura, laranja, mamão, manga, entre outros), licopeno (tomate), flavonoides (uva, entre outros) pode ajudar bastante a manter uma pele saudável e bonita.

Cuidados com a pele - Foto shutterstock

Cuidados com a pele – Foto shutterstock

No avião costuma fazer muito frio também e a pele sempre sofre.  Qual  a melhor opção para hidratar sem ficar “lambusado”?

Existem bons hidratantes, com veículos mais leves, que não deixam a pele com aspecto pegajoso. No caso do corpo, o ideal é escolher um produto em loção, que tende a ser mais leve e hidratar muito bem. Já para o rosto, escolher um produto adequado ao seu tipo de pele e próprio para a pele do rosto.

No pós viagem, qual a forma de tratar e adaptar novamente a pele ao clima local?

A melhor forma é aguardar cerca de 4 dias sem usar qualquer produto além de sabonete e filtro adequados ao seu tipo de pele. Compressas de chá de camomila podem ajudar a acalmar a pele. Depois disso, voltar a usar os produtos usados anteriormente à viagem. Se houver produtos noturnos na sua lista, usá-los em noites alternadas, de início.

Sobre a Dra. Patricia Ormiga

Formada em medicina com especialidade em dermatologia, Patricia Ormiga, desde 2006, se dedica ao cuidado com a pele. Seu foco é abordar o rejuvenescimento de acordo com o moderno conceito do Rejuvenescimento Global da Face, princípio utilizado com propriedade apenas pelos dermatologistas com expertise em todos os campos da Cosmiatria.

A Dra. Patricia Ormiga se aprofundou em Cosmiatria e Laser com os melhores professores do Brasil e hoje é palestrante em diversos congressos pelo país. Em sua clínica, localizada no Shopping Cassino Atlântico, oferece os mais variados tratamentos dermatológicos, como procedimentos.

Patricia Ormiga – www.patriciaormiga.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *