Dicas & Destinos

Os 5 melhores picos de surf do mundo

Quando o verão chega, a maioria dos brasileiros já começam a pensar o lugar onde irão passar as férias. O planejamento geralmente esbarra em destinos de mar e areia branca – seja nos mais 8 mil km da costa brasileira ou no exterior, muitos são os destinos paradisíacos que agradam aos mais diversos estilos de viajantes.

Para quem deseja aproveitar o período para conhecer um lugar diferente e unir diversão, tranquilidade e muita aventura, os picos de surf podem ser uma boa pedida. Para os amantes das ondas, é sempre uma oportunidade para surfar em novas praias e ver paisagens impressionantes. Veja alguns dos melhores picos de surf no mundo!

surf3

Gold Coast, Austrália

A Austrália já virou destino tradicional para os brasileiros que querem se aventurar no surf. A língua inglesa também deixou de ser uma barreira para muitos, principalmente pela presença maciça da comunidade brazuca por lá, formada por pessoas que estudam ou trabalham no país. O clima também se assemelha bastante ao do Brasil, permitindo uma fácil adaptação.

Ponto a favor aos surfistas: 80% da população da Austrália vive a menos de 30 km do mar. É muito comum que os “aussies” sejam ligados a algum tipo de esporte aquático, como surf, windsurf, vela e outros. Você pode encontrar as maiores ondas na Gold Coast e em Perth, ambas no leste, ou em Bell Beach, na costa sul.

Biarritz, França

Quando se pensa em surf, muita gente sequer faz conexões com a Europa. Afinal, o continente não tem a mesma fama que locais como Havaí, Bali e Califórnia. O belíssimo Mar Mediterrâneo, por exemplo, é bastante tranquilo e exibe um intenso tom azul, sendo pouco atrativo para a prática do surf.

No entanto, é possível encontrar um dos dos melhores points de surf do mundo na França. A região de Biarritz, na fronteira com a Espanha, une surfistas do mundo todo. O local, que já foi um dos mais sofisticados da Europa, é hoje uma região onde os jovens vão para buscar altas ondas.

Havaí, Estados Unidos

Local tradicional para os surfistas do mundo todo, o Havaí está localizado a 3,8 mil km da costa americana, bem no meio do Oceano Pacífico. Esse arquipélago é considerado o mais isolado do mundo, sendo composto por 162 ilhas. Entre as principais, estão Hawaii Big Island, Oahue, Maui e Kauai. A cidade de Honolulu, que concentra cerca de 80% da população local, é a maior porta de entrada para quem deseja desbravar a área.

Se você gosta de ondas grandes, a melhor temporada para surfar em Northshore é entre novembro e fevereiro. As ondas podem alcançar 10 metros em Sunset Beach, Waimea, Banzai e Pipeline.

surf1

Baía Formosa, Brasil

O Brasil também tem boas opções para quem deseja surfar, sendo a Baía Formosa um excelente exemplo disso. Localizada no litoral sul do estado do Rio Grande do Norte, ela é ideal para a prática do surf principalmente durante o inverno, quando tem as ondulações perfeitas para o esporte. Entre os lugares mais buscados está o Pontal, cujas ondas são consideradas uma das melhores do país.

Para quem estiver na região, é possível ainda conhecer diversas outras praias, conhecidas mundialmente por sua grande beleza natural, atraindo turistas de vários lugares do globo.

Itamambuca, Brasil

O litoral paulista também oferece muitas opções para quem gosta de surfar. Na porção norte da costa de São Paulo, é possível encontrar ondas perfeitas e extensas, que fazem da área uma das mais buscadas pelos surfistas. A região de Ubatuba é uma das mais famosas, sendo a praia de Itamambuca um dos maiores destaques. O lugar é palco de vários campeonatos nacionais e internacionais, que se tornaram bastante conhecidos entre os surfistas.

Seja para quem está aprendendo ou para quem já tem mais prática, a praia tem ondas que permitem a satisfação de diversos gostos e estilos, principalmente no verão. Além disso, o lugar tem uma excelente infraestrutura para receber muitos turistas, com bons hotéis e restaurantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *