Variedades & Tecnologia

Memória política de Leonel Brizola será tema do 6º Encontro com Territórios

A Biblioteca Estação Leitura, lançada com o objetivo de investir em estratégias pedagógicas de estímulo à leitura, localizada na estação Central do MetrôRio, vai promover a 6ª edição do Encontro com Territórios – uma série de ações literárias focadas em tardes de autógrafos realizadas com diversos escritores – reforçando a sua estratégia de “lançamentos sociais”, quando o autor convidado autografa seu lançamento que é oferecido gratuitamente ao público. A nova edição do evento abordará o tema político com a obra “Brizola”, de Clóvis Brigagão e Trajano Ribeiro, que perfila a vida do político, desde a expulsão do exílio no Uruguai até a campanha vitoriosa ao governo do Rio, em 1982. O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do MetrôRio, do Instituto Invepar e com parceria do Grupo Editorial Record.

Brizola - LivroA 6ª edição, que será realizada no dia 18 de setembro, às 19h, discute o momento político atual trazendo as memórias de Leonel Brizola e como seria se ele ainda estivesse atuando no cenário político do país. O jornalista Claufe Rodrigues comanda o Talk-Show com os autores Clóvis Brigagão e Trajano Ribeiro, para um bate-papo aberto ao público em um envolvimento social político e não partidário, inserindo o legado de Brizola. Em seguida, Clóvis e Trajano autografam 80 exemplares do livro “Brizola”, que serão distribuídos gratuitamente aos leitores da biblioteca. Esta nova edição do Encontro com Territórios levará aos leitores da Biblioteca Estação Leitura a memória de um dos grandes articuladores da política brasileira e aos usuários do MetrôRio a diversidade cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Para a diretora executiva do projeto, Cristina Oldemburg, é importante destacar o quanto um político com o perfil de Leonel Brizola faz falta em tempos de crise política. “Trazer este tipo de literatura para o público permite uma reflexão importante para uma avaliação da nossa crise política atual. Estamos dando acesso à informação e ao conhecimento de temas relevantes para 100 mil pessoas que passam pelo metrô diariamente”, conta ela.

Oldemburg acrescenta ainda que a missão da biblioteca popular é estimular a leitura, formar novos leitores, formar plateia para debate e criar pensamento crítico sobre questões que fazem parte do nosso cotidiano. “O sentimento do pertencimento do objeto livro é fantástico, pois a grande maioria dos leitores da Biblioteca Estação Leitura não tem recurso para comprar uma obra literária de qualidade. Eles esperam ansiosos pelo Encontro com Territórios”, finaliza ela.

O livro “Brizola” é uma espécie de memória política dos dois autores, que foram fundadores, junto com Brizola dos partidos políticos PTB e PDT. Do exílio no Uruguai à vitória ao governo do Rio, os autores trazem histórias de bastidores da vida pessoal e política de Brizola, uma das personalidades políticas mais relevantes do século XX.

São muitas histórias e uma admiração que conferem a este livro um tom de homenagem. “Brizola” é uma obra de referência sobre a reestruturação partidária e a abertura do regime democrático no Brasil.

Estação Central do Metrô Rio
www.facebook.com/estacaoleiturametrocentral
Avenida Presidente Vargas, número 1980 – Centro
Telefone: (21) 2253-9641 – usuarioestacaoleitura@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *