Variedades & Tecnologia

Muitas cores no artesanato Huichol, no México

Conheça a surpreendente tradição dos índios da região, que fazem do artesanato um acervo histórico e uma atração turística à parte

Quem visitar Puerto Vallarta e Riviera Nayarit vai se impressionar com a riqueza do artesanato local produzida pelos índios Huichol, que se transformou em uma atração turística à parte no Pacífico Mexicano e forma um acervo histórico da mais alta relevância.

O grupo étnico indígena, que vive, principalmente, no alto das montanhas de Sierra Madre e nas regiões de Jalisco, Nayarit, Durango e Zacatecas, escapou da conquista dos espanhóis. A tribo é uma das últimas na América do Norte que ainda preservam rituais e crenças dos tempos pré-colombianos. Eles referem-se a si mesmos como Wixáritari, que significa, “o povo”, na língua nativa Huichol. Consideram-se também “espelhos dos Deuses”. São pessoas místicas, cuja cultura e arte proporcionam um encontro cultural e educacional fascinante.

Cultura_MujerHuicholArtesana-2014

Os Huicholes desenvolvem um trabalho artesanal repleto de estilo e cores, estampando em cada material suas impressões e crenças. E a produção é mesmo diversificada, com direito a vasos, potes, cuias e esculturas de animais, todas feitas de barro e decoradas com miçangas. As pulseiras de miçanga que formam flores estão entre as mais requisitadas pelos viajantes. Outra especialidade são os panos, bolsas e roupas com bordados de flores e desenhos típicos. Para alegria das crianças e dos colecionadores, são também produzidas bonecas vestidas igualmente às índias.

Em Puerto Vallarta, os viajantes podem encontrar várias peças de autoria dos indígenas em diferentes galerias espalhadas pelo centro da cidade e pela chamada Zona Romântica. Na Riviera Nayarit, essas preciosidades estão em feirinhas de artesanato em Bucerias, La Cruz de Huanacaxtle, Sayulita, San Pancho e San Blas. A beleza da arte dos Huichols estimula até os hotéis a liberar, em determinados horários, parte das dependências para feirinhas com a venda de produtos típicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *