Dicas & Destinos

10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE FAZER INTERCÂMBIO

Saiba quais informações básicas e importantes que o estudante precisa saber sobre intercâmbio antes de fazer

Estudar

É cada vez maior o número de brasileiros que buscam uma vivência internacional através do intercâmbio cultural, que vai além da viagem turística e que se materializa através da educação fora do país. Não é a toa que, a IE – agência especializada em educação internacional e carreira teve um crescimento de 32% em 2014 e espera aumentar em 30% o seu faturamento em 2015.

Por conta do crescimento da demanda de intercâmbio, há um aumento das opções de cursos, escolas, universidades, destinos, tipo de acomodação e até de operadoras de intercâmbio. “Com tantas opções, fica difícil para o estudante identificar o melhor o caminho a seguir, aí que entra a agência de intercâmbio, ela ajudará o intercambista a traçar sua rota, irá orientá-lo para que possa viabilizar o seu embarque e prepará-lo para lidar da melhor maneira com questões difíceis que possa se deparar durante a sua estadia no exterior”, complementa Marcelo Melo, diretor da IE.

livros

Há algumas informações básicas e importantes que o estudante precisa saber sobre intercâmbio antes de fazer. Preparamos uma lista com os principais pontos que não podem ser esquecidos:

Passaporte

É imprescindível que o passaporte tenha validade de no mínimo seis meses para frente da data que está programada a volta do intercambista.

Visto

O tipo de visto depende do país, da duração do intercâmbio de proposta do curso.

Dinheiro

O intercambista deve levar parte do dinheiro em espécie para a chegada, cerca de US$ 200. O restante do montante é sugerido e mais seguro levar em cartão pré-pago, também chamado de cartão VTM.

dinheiro

Cursos

O aluno deve escolher a opção de educação e experiência internacional que melhor se adéqua ao seu objetivo profissional. As opções existentes são: cursos regulares de idiomas, cursos de idiomas com atividades, cursos de idiomas com foco profissional, cursos de especialização, high school, graduação, pós-graduação, trabalho temporário no exterior e voluntariado.

Destino

A primeira pergunta que o futuro intercambista deve se fazer é: qual o meu objetivo com esta viagem? Todo o plano de viagem envolve preferências: datas, clima, disponibilidade financeira e comportamento cultural.

Hospedagem

As opções de hospedagem são: casas de família, dormitórios e residências estudantis, apartamentos e hotéis. Sendo que na maioria dos casos o intercambista pode optar por quarto individual ou compartilhado.

Assistência de viagem e Seguro saúde

Para todo intercâmbio é exigido que o estudante tenha cobertura de saúde durante a estada no país escolhido, para tanto são oferecidas diversas opções de assistência ou seguro.

Bagagem

Fazer as malas pode parecer simples, mas é uma tarefa importante. Na hora de montá-las o estudante precisa apostar em roupas versáteis – aquelas peças chaves que combinam com várias outras, deve evitar conjuntos – eles têm uso mais restrito, pode esquecer aquelas peças que estão há tempos no guarda-roupa e quase nunca foram usadas por falta de vontade e leve sapatos confortáveis.

estudar

Estudo

No primeiro dia na escola, o intercambista passa por um teste de nivelamento do idioma. Através desta avaliação é definido o nível em que o estudante irá se encaixar.
É importante salientar que para obter um resultado satisfatório, o intercambista deve estudar diariamente em casa.

Agência de intercâmbio

O papel da agência de intercâmbio é importantíssimo, pois ela que ajudará o estudante a conciliar seus objetivos profissionais e pessoais e, através destes, escolher o curso e o destino ideal para um resultado satisfatório que proporcione uma realização positiva na vida do intercambista. Uma boa agência de intercâmbio tem o selo da Belta (Associação Brasileira das Agências de Intercâmbio) e preocupa-se com os objetivos, preferências e perfil do aluno, oferecendo escolas com qualidade comprovada. O intercambista deve desconfiar de escola com valor muito reduzido, além do excesso de brasileiros, essas escolas correm o risco de perder a licença de funcionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *