Gastronomia etc.

EM 2015 O CRESCIMENTO PELOS APAIXONADOS POR CULINÁRIA É RECORDE

A “arte” de pesquisar sobre gastronomia para criar receitas saborosas e rápidas em casa tem conquistado cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Aproveitando esse interesse por receitas e sabores, algumas empresas têm repaginado suas ações de promoção com brindes gourmet. A “arte” de pesquisar sobre gastronomia para criar receitas saborosas e rápidas em casa tem conquistado cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Ao menos é o que aponta um estudo conduzido pela GFK com entrevistados de 22 países, incluindo o Brasil, que ficou em 11ª posição no ranking de nações mais apreciadoras de culinária.

Ao todo, 25% dos consumidores brasileiros afirmam possuir vasta experiência e conhecimento em culinária e 38% admitem ser apaixonados por comida e culinária. Quando essa paixão é definida em tempo gasto o resultado é: os consumidores brasileiros passam, em média, 5,2 horas semanais cozinhando.

Aproveitando esse interesse por receitas e sabores, algumas empresas têm repaginado suas ações de promoção com brindes gourmet. A ideia é oferecer acessórios funcionais e sofisticados para utilização na cozinha, como tábuas para corte de queijo, utensílios de churrasco ou um kit vinho, por exemplo.

De acordo com Antônio R. Costa e Edson Crescitelli, coautores do livro Marketing Promocional para Mercados Competitivos “as promoções de vendas já não são apenas improvisadas, mas elaboradas de forma estratégica conforme um diagnóstico do mercado”. Por isso, a aplicação de recursos criativos e modernos tem sido a principal ferramenta para o alcance dos objetivos promocionais.

No que se refere à aplicação do conceito gourmet no marketing promocional, do ponto de vista do cliente ou colaborador, a originalidade é percebida ao ganhar um presente que realmente será utilizado no dia a dia. E, analisando da perspectiva da empresa, trata-se de uma saída inteligente para levar a lembrança da marca para o cotidiano do público, fortalecendo assim sua imagem na memória do consumidor.

Ao aproveitar as tendências de comportamento e estilos de vida “gourmet”, as empresas aumentam as probabilidades de sucesso da ação, ao mesmo tempo em que se tornam participantes ativas de uma rotina prática e apetitosa.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *