Dicas & Destinos

Ouro Preto – Patrimônio da humanidade

Ouro Preto guarda raízes da cultura original brasileira, tem um acervo ímpar de obras de arte, com características próprias, e ainda temos as histórias de nossos heróis, mártires, poetas e literatos que tanto representaram o país na construção da nossa nacionalidade.

Os rastros da história brasileira estão inscritos nas entranhas de suas casas, ruas, ladeiras, igreja e becos como testemunho de uma cidade única.

Mina de Santa Rita

A cidade que foi palco principal da inconfidência mineira possui obras de arte a céu aberto. Além das diversas construções históricas, ricas em adornos e em ouro, como a igreja do Pilar, em Ouro Preto encontramos muitos museus, chafarizes e pontes que merecem visitas muito especiais.

Não dá para estar na cidade e não se admirar com a beleza de suas casas e o calçamento original de algumas ruas. Não deixe de conhecer também a mina de Santa Rita que possui visitas guiadas onde temos a oportunidade de conhecer ainda mais sobre a história da época do ouro.

Ouro Preto é uma cidade linda, mas que necessário que você fique atento a alguns detalhes:

  • Os monumentos civis e religiosos cobram ingresso e a maioria deles permanecem fechados às segundas-feiras. Verifique o horário de funcionamento com antecedência.
  • Bolsas, mochilas e equipamentos devem ser guardados na recepção dos monumentos e é proibido fotografar ou filmar no interior de muitos deles.
  • Utilize sempre calçados confortáveis e com solados antiderrapante. Aqui vale incluir até mesmo aquela palmilha de gel mais confortável dentro do sapato. Meninas, ESQUEÇAM os saltos, ok! NADA DE SALTOS, entenderam?? Qualquer torção vai acabar com o passeio de vocês.
  • Mesmo no verão, tenha um casaquinho leve em mãos.
  • Bater perna é bom mas gasta energia sem percebermos, então não se esqueça de ter uma barrinha de cereais ou algo leve para beliscar e tenha sempre uma garrafinha de água á mão.
  • Se você está pensando em alugar um carro, tenha muita atenção na direção, pois além de ruas estreitas, Ouro Preto é carregadinha de ladeiras.
  • Lembre-se de contratar os serviços de um Guia de Turismo local cadastrado pelo Ministério do Turismo. Muito mais que certeza de aprender a história verdadeira, você está movimentando a economia local, solicite sempre a carteirinha para conferir.

Cachoeira 3 pingos

Onde comer em Ouro Preto

Uma das grandes delícias das viagens por Minas Gerais é poder se entregar à gastronomia local que é uma das mais representativas e saborosas do país. Sendo assim, não se culpe e entregue-se a boa mesa. Aqui estão algumas indicações locais .

Onde ficar em Ouro Preto

A cidade possui uma estrutura de hotéis, pousadas e hostels de excelente qualidade. É possível encontrar hospedagem para todos os bolsos e perfis, inclusive algumas mais afastadas como no caso de hotéis fazenda na região. Confira aqui.

Antes de viajar para Ouro Preto, sugiro que faça uma pesquisa geral sobre os principais atrativos da região para se planejar com o tempo. Vou destacar que ficar menos de dois dias pela cidade vai te deixar com uma sensação de não ter conhecido muita coisa. A cidade é toda um verdadeiro sobe e desce, não é tão simples e rápido como passear por uma cidade plana. Importante lembrar também que você não está numa maratona e merece fazer pausas para aquele cafezinho com pão de queijo, bolinho de fubá, docinho de leite, sorvetinho de goiaba… aff…

Confira aqui os principais atrativos para se organizar em Ouro Preto.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *