Dicas & Destinos

POLINÉSIA FRANCESA É PERFEITA PARA FÉRIAS EM FAMÍLIA

SE VOCÊ PENSA QUE A POLINÉSIA FRANCESA É DESTINO APENAS PARA CASAIS, É HORA DE TER UMA NOVA VISÃO.

Embora o apelo romântico da Polinésia Francesa seja inquestionável, as famílias estão descobrindo o mercado das maravilhas das férias em números maiores a cada ano.
Por outro lado, não há lugar mais seguro para as famílias em férias do que a Polinésia Francesa. Os moradores vivem, em grande parte, dentro das estruturas da família expandida e cuidam uns dos outros – não há praticamente nenhum crime, especialmente nas ilhas externas, e as crianças visitantes são muito apreciadas. É um costume polinésio que os filhos sejam criados pela família inteira ou, às vezes, por amigos da família, e a responsabilidade por seu bem-estar vai muito além dos pais – o mesmo nível de cuidado é mostrado para as crianças que visitam o lugar. Você deve pensar na Polinésia Francesa como uma nação de babás; você não será capaz de visitar os lugares sem que os ilhéus “papariquem” seus bebês ou cuidem de seus filhos adolescentes.

Há uma grande seleção de alojamentos familiares disponível na Polinésia Francesa. Acomodações para grandes famílias são encontradas em todas as ilhas da Polinésia Francesa, além de muitos apartamentos e condomínios com serviço de hotelaria para escolher. Contudo, se você preferir ficar em um resort, muitos deles também oferecem acomodações para famílias grandes, algumas com uma pequena cozinha.

Mesmo Bora Bora – o destino mais famoso para as luas de mel do planeta – oferece opções especializadas para as férias em família. O Four Seasons Resort – um dos principais refúgios românticos do mundo – inclui a Chill Island, uma ilha privada completa com sua praia particular, só para os adolescentes. Adolescentes entre 13 e 17 podem se encontrar em áreas internas e externas do saguão, jogando sinuca, videogames e esportes organizados, como kite-surfing ou voleibol, ao mesmo tempo em que o Four Seasons oferece o Tamarii Club para crianças menores. Outro dos resorts mais românticos de Bora Bora, o St. Regis Bora Bora Resort, tem um clube para crianças entre 5 e 12 anos, assim como um tranquilo “lagoonarium” próprio para a prática de snorkel em família. Os resorts em Moorea e no Taiti também oferecem clubes infantis de classe mundial.

A Polinésia Francesa oferece às famílias um grande número de atividades, baseadas principalmente nas aquáticas. As famílias podem fazer mergulho e snorkel, nadar com os animais marinhos como arraias e tubarões do recife, passear de caiaque em lagoas calmas ou fazer passeios a cavalo ou excursões terrestres em aldeias e no interior montanhoso da Polinésia Francesa. As famílias podem alugar bicicletas para explorar as tranquilas estradas secundárias de muitas ilhas da Polinésia Francesa ou fazer passeios de moto no irregular e inexplorado interior da Polinésia Francesa.

Qual é a melhor época para viajar para as ilhas do Taiti?

Durante todo o ano.  As ilhas do Taiti têm a vantagem do clima tropical, além de estar fora do Cinturão de Fogo do Pacífico. As ilhas registram algumas das mais altas horas de sol do mundo. Tenha em mente que as estações quentes e secas são entre abril e outubro, e as estações úmidas entram no período de novembro a março.

Qual é a temperatura nas ilhas polinésias?

A média de temperatura ambiente durante todo o ano no grupo é 27 oC.

O que levar na mala?

Leve roupas de verão, adequadas para a praia e para o esporte, de preferência de algodão. Inclua um suéter para as noites, que podem ser mais frias à beira da lagoa, em cruzeiros ou nas montanhas.

Para os pés: chinelo de praia, sandálias e tênis.

O essencial: maiô ou biquíni, óculos de sol, chapéu, protetor solar “total” (devido ao brilho intenso das lagoas) e repelente de mosquitos (pode ser útil dependendo da ilha e da época). Esses itens são, obviamente, encontrados em lojas grandes ou especializadas no Taiti a nas principais ilhas turísticas, assim como nas lojas dos hotéis.

Grégoire_LE_BACON_16832

Serviços de saúde

A Polinésia Francesa é conhecida pela qualidade dos seus serviços de saúde, graças à abertura do novo hospital no Taiti, equipado com as melhores instalações, além de sua rede de clínicas, consultórios médicos particulares, postos de saúde, enfermarias e postos de primeiros socorros em cada ilha habitada (de acordo com o número de habitantes), apoiada por transferências médicas para o Taiti em casos de emergência.

Câmbio

A moeda utilizada na Polinésia Francesa é o franco CFP (sigla internacional: XPF). Uma característica interessante dessa moeda é que a taxa de câmbio com o euro nunca varia e está situada em 100 F.CFP = 0,838 euros (ou 1 Euro = 119,33 F.CFP).

Mas fique atento: alguns atóis nas Ilhas Tuamotu, Austrais e Gambier não têm instalações de câmbio. No Aeroporto Tahiti-Fa’a’a, duas casas de câmbio (Banque de Polynésie e Banque Socredo) ficam abertas nos horários de chegada e partida de voos internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *