CAMPANHA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E TRABALHO INFANTIL SERÁ LANÇADA

Com foco na proteção e acolhimento à criança, a campanha vai distribuir cartazes em mais de 90 mil estabelecimentos da rede hoteleira e gastronômica da cidade de São Paulo. A ação é uma parceria com o Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e Região), a NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), a CONTRATUH (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade) e a entidade Semente do Amanhã.

Foto: shutterstock

Foto: shutterstock

De acordo com a Coordenação de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o “Disque 100” – o serviço de Disque Denúncia Nacional – registrou em 2014 (até novembro) mais de 88 mil denúncias referentes a casos de violência sexual com crianças e adolescentes. No ranking das regiões que mais ofereceram acusações de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2014, temos: Nordeste 30,7%; Sudeste 32,45%; Sul 16,44%; Norte 9,36%; Centro-Oeste 10,41%.

Para o secretário Floriano Pesaro, é primordial o envolvimento de toda sociedade nesse combate. “Criança na rua está exposta a três tipos de violência: a física, a moral e a sexual. Somente com trabalho conjunto com a família, a sociedade e o governo vamos garantir a criança e ao adolescente, colocando-os a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração e violência”, disse.

Diante de uma preocupante realidade acerca da exploração sexual e do trabalho infantil onde, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), existem aproximadamente 3 milhões de crianças brasileiras menores de 14 anos trabalhando em diversos setores da economia, não há como ignorar o não cumprimento dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

Cartaz-Lançamento-da-Campanha-Exploração-Sexual-e-Trabalho-Infantil-são-crimes-out.2015

Para Moacyr Roberto Tesch Auersvald, Presidente da CONTRATUH o problema da exploração sexual e do trabalho infantil requer inúmeras mudanças que precisam ser tratadas em conjunto, com os governos federal, estadual e municipal, a Polícia Federal, a sociedade, as entidades representativas e principalmente a mídia, que tem o papel fundamental de divulgar as ações e as campanhas, para que haja um resultado efetivo.

O Disque Denúncia do Sinthoresp funciona no número 0800-770-5698 FREE, das 8h às 17h, com ligação gratuita, atendendo toda a região metropolitana de São Paulo, inclusive para o esclarecimento das dúvidas dos trabalhadores sobre o tema.

A Lei Federal n 11.577/2007 determina que estabelecimentos de hospedagem e gastronomia fixem cartazes contrários à exploração sexual de crianças e adolescentes em locais de boa visibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *