Variedades & Tecnologia

Cresce o número de jovens que buscam experiências internacionais por intercâmbio

A carta de motorista. O primeiro carro. A independência financeira. A saída da casa dos pais. Sonhos que antes permeavam a cabeça dos jovens, hoje já não fazem tanto sucesso na atual juventude brasileira. Antenados e focados em viverem novas experiências, cada vez mais eles têm investido o seu tempo, e principalmente, seu dinheiro, em viagens de intercâmbio para o exterior.

Muita além de uma demanda do mercado profissional, a experiência de uma viagem internacional proporciona ao jovem vivenciar novas culturas, conviver com pessoas de realidades socioeconômicas diferentes, sentir empatia ao entender melhor o ponto de vista em que vivem outras sociedades, ganhar conhecimento de mundo, além de sair da rotina, algo muito procurado pela juventude.

iStock_000019716260Large

De acordo com dados da IE, agência especializada em educação internacional e carreira, a procura por intercâmbios entre jovens entre 18 e 25 anos cresceu 22% nos últimos 12 meses, reforçando a tendência da procura por opções para alavancar a carreira e impulsionando o mercado. “Se com a crise as pessoas cancelam viagens internacional, no segmento de intercâmbio a necessidade pela qualificação aumenta, com a motivação de investir no futuro ao invés de comprar um carro que não garante uma colocação melhor no mercado de trabalho”, relata Marcelo Melo, diretor da empresa.

Nos últimos dois anos a agência vem sentindo um aumento nas vendas de pacotes de diferentes formatos para um mesmo cliente. O perfil desses intercambistas se modifica de acordo com a sua idade, foco, situação acadêmica/profissional no momento em que vão planejar a sua viagem. A primeira viagem de intercâmbio costuma ser para cursos de idioma que resolvam a necessidade de falar inglês. Com o passar do tempo, as expectativas vão mudando e o foco passa a ser a qualificação técnica na área de atuação, para assim fortalecer e impulsionar seu currículo.

Os cursos de idioma possuem carga horária a partir de 15h semanais, com duração a partir de uma semana, para destinos como África do Sul, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Malta e Nova Zelândia e que podem ser combinado ainda com outros interesses: trabalho temporário, ações culturais, aprendizado acadêmico ou aulas técnicas. Para os jovens que buscam uma universidade para graduação ou pós, o sonho costuma ser permanecer legalmente no outro país, o que é comum em países como o Canadá. Para quem tem planos de menor duração, além dos cursos de idiomas, têm voltado a sua busca por obter uma especialização em sua área de atuação ou um inglês técnico, atendendo exigências do mercado de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *