Dicas & Destinos

Confira quais são as 3 melhores cidades da Austrália para morar

A Austrália não é conhecida apenas como o país dos cangurus e das praias exuberantes. É, segundo um levantamento realizado em 2015 pela prestigiada revista The Economist, o país que abriga a melhor cidade para se viver do mundo, Melbourne, desbancando importantes metrópoles como Paris, Nova York, Londres e Toronto. Por essa razão, a Austrália é um dos destinos preferidos por estudantes brasileiros que querem fazer intercâmbio para aprender ou aperfeiçoar o inglês.

Só no ano de 2011, mais de meio milhão de pessoas de 180 nações diferentes estavam matriculadas em algum curso na Austrália, que costuma ser o local preferido por estudantes estrangeiros pelo baixo custo de vida em relação a outras cidades no mundo. E os brasileiros gostam de ir estudar e morar lá porque o clima é muito parecido com o do Brasil.

Sydney

Sydney

“Para os brasileiros, ainda há a vantagem do clima lá ser parecido com o que temos no Brasil. Só em 2013, foram aproximadamente 46 mil brasileiros como estudantes e turistas na Austrália”, afirma MaCson Queiroz, diretor e agente de imigração da M.Quality, agência especializada em imigração e intercâmbio especializada em auxiliar a ida legal de brasileiros para a Austrália, assessorando profissionais, empresários e estudantes que desejam viver e empreender no país.

Mas qual cidade escolher? É preciso avaliar as condições que as cidades australianas oferecem para estudantes. Sydney é a cidade mais populosa. Cosmopolita e um dos principais destinos para quem vem estudar na Austrália, em Sydney há o equilíbrio perfeito entre uma vida cultural agitada, praias e locais exuberantes, museus, parques, zoológicos, aliado à infraestrutura de uma grande metrópole. Para quem deseja manter um estilo de vida agitado de uma grande cidade morando fora do Brasil, Sydney é o local ideal e ainda conta com grandes centros de ensino.

Melbourne

Melbourne

Qualidade de vida em requinte é o sinônimo para quem deseja viver em Melbourne. Eleita como a melhor cidade para se viver em 2015, seu estilo europeu, com edifícios e construções históricas, se junta a uma vida cultural também intensa. Além da cidade contar com grandes parques e museus, é lá que eventos prestigiados, como o Australian Open de Tênis e O Festival das Flores, ocorrem. Um bom destino para estudar inglês, o intenso comércio da cidade costumam garantir boas ofertas de emprego para estudantes de intercâmbio.

Já quem quer estudar e não abre mão de um clima tropical, a cidade de Perth é o destino mais indicado. Num ranking elaborado pela The Economist com as cidades que oferecem a melhor relação custo-benefício para estudantes estrangeiros, Perth estava entre as indicadas. Algo que atrai estudantes de intercâmbio é o clima quente quase o ano todo, semelhante ao clima brasileiro. Por ser uma cidade em pleno desenvolvimento, a cidade pode ser ainda o destino daqueles estudantes que desejam fazer uma imersão no aprendizado em inglês com reduzidas chances de ouvir conversas em português nas ruas ou escolas.

Perth

Perth

O agente especializado em imigração para a Austrália, MaCson Queiroz, explica que os roteiros mais econômicos para se estudar noa Austrália ainda passam bastante por Sydney. “Há estudantes espalhados por toda a Austrália. Estamos falando de um dos melhores destinos de intercâmbio do mundo. Pessoas de diversas nacionalidades na mesma sala de aula. Em Sydney, há uma troca cultural intensa e todos procuram viajar pelo país nas várias oportunidades que têm”, conta.

Dicas para tirar seu visto

Outro fator que estimula o intercâmbio para a Austrália é por causa do programa de imigração mantido pelo governo, por exemplo. Uma das exigências para conseguir o visto de estudante é provar, entre outras coisas, sua capacidade financeira para cobrir os gastos com viagem aérea, as mensalidades do curso que fará e o custo de vida durante a estadia no país. E, dependendo do curso escolhido, é possível ainda trabalhar no país e ganhar uma renda extra ou até tornar-se elegível para o visto permanente.

Para aumentar as chances de o candidato ser bem-sucedido, a primeira dica do consultor imigratório é ele se certificar de que escolheu uma instituição de ensino autorizada a receber estudantes estrangeiros. Isso porque o comprovante de matrícula será pedido na hora de requerer o visto. Vale dizer que essa exigência vale para todos os tipos de cursos (idioma, high school, técnicos e universitários).

Por isso, reforça MaCson, dedicar tempo e atenção ao preenchimento do formulário é outro fator importante. “O fato de esquecer uma das questões em branco pode levar o avaliador a considerar que o candidato não atende aos critérios para conseguir o visto. O Departamento de Imigração do governo australiano também pode solicitar uma documentação complementar, como originais e cópias, para comprovar o cumprimento dos requisitos. É importante tomar cuidado para que não haja informações desencontradas entre os dados declarados e os documentos apresentados”, adverte o agente.

Uma forma de ajudar o estudante a conseguir seu visto e a não se perder em meio à exigência dos documentos ou, o que é pior, ter o visto recusado, é contratar os serviços de uma agência especializada em imigração. “Antes de iniciar o investimento, aconselho o estudante a fazer uma avaliação de elegibilidade do visto, onde o perfil dele é analisado para definir se ele está apto para a categoria que pretende aplicar. Assim, ele evita complicações e atrasos futuros”, orienta o consultor imigratório.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca

23 Comentários

  1. 29 de outubro de 2018 ás 09:08 Responder
    Gildete Souza

    Gostaria de saber se voces fazem visto de turista tambem para a Australia.? Eu moro em Londres
    Quanto tempo demora mais ou menos para sair daqui de Londres para Australia
    Para 3 pessoas?

  2. 28 de fevereiro de 2018 ás 01:55 Responder
    Beneditopaiva

    Meus amigos e amigas olá eu sou angolano tou em Adelaide um dos estados da Austrália!
    Eu tou cá d férias já a dois meses!
    Esse ano em Angola faço meu último ano, e sou bolseiro, e meu Tio m sugerido ficar qria vosso conselhos e dicas !!
    O q vocês acham olá a vossa opinião é muito importante pra mi!!

    Na tua vez o q Farias!!!?

  3. 10 de fevereiro de 2018 ás 21:27 Responder
    VERA LUCIA MASCARENHAS LEITE

    Tenho muita vontade de morar por um tempo na Australia. sou aposentada como professora de educação fisica de uma universidade Federal. E realmente já não quero morar no Brasil, devido violencia devido a violencia que estamos vivendo.
    Tenho 63 anos mas ainda sou atleta de Natação e faço bastante atividades.
    Se possivel me indique um lugar para morar , trabalhar e conhecer pessoas e lugares

    • 23 de outubro de 2018 ás 20:29
      Encarnação Fernandes da Silva

      Ola Vera Lucia, tudo bem com você?. So vi seu post hoje, quase 9 meses depois. É que estou pesquisando e querendo ir para a Australia estudar e se conseguir trabalhar um pouco para ajudar nas despesas. Sou aposentada e farei 66 anos mês que vem. Mas como vc tenho uma boa saúde e disposta a ficar fora do Brasil por um tempo, e principalmente ver se aprendo o inglês. Ja fui por 2 meses para Toronto fazer intercâmbio. Ano passado fiquei 4 meses em Miami tb fazendo curso. Gostaria muito de saber de você, se foi para a Australia, se foi como foi ou se ainda está lá…. em fim o que vc puder me informar e dar dicas

      Obrigada.
      Encarnação F Silva.

    • 24 de julho de 2019 ás 18:22
      Max Jander Soares frota

      Preciso de maiores informações
      O mais urgente possível
      Obrigado

  4. 2 de fevereiro de 2018 ás 14:18 Responder
    Kevyn

    Oi, estudo engenharia mecânica na ufrgs, quando me formar pretendo ir morar na Austrália gostaria de saber qual é a melhor cidade para eu morar e se é difícil de validar meu diploma na Austrália?

  5. 1 de novembro de 2017 ás 15:42 Responder
    Augusto

    Oi, somos uma família de quatro adultos e duas criança, com uma renda de R$10.000,00; voces acham que a gente viveria bem na Cidade de Perth ou Gold Coast?
    a propósito, qual a melhor Cidade para se morar na Austrália, levando em consideração que só duas dessas pessoas citadas acima irão trabalhar e de qualquer coisa, pois eu e minha esposa somos aposentados?
    Obrigado.

  6. 26 de setembro de 2017 ás 15:20 Responder
    Laura

    Olá! Como é feita essa comprovação de recursos para manter-se no país? Quanto cobra um serviço de auxílio à imigração? Obrigada

  7. 23 de agosto de 2017 ás 01:27 Responder
    Cezar

    Bom dia!
    To me preparando para ir embora em novembro de 2018. Vou como estudante c objetivo de trabalhar e morar. Qual cidade q fica proximo a Melbourne onde o custo de vida fica pode ficar um pouco em conta. Ah todas as cidades/bairros oferecem seguranca….

    • 26 de agosto de 2018 ás 23:57
      Jéssica

      César, boa noite! Não tenho a resposta para você, mas preciso falar a respeito, pois tenho os mesmos planos. Me manda um e-mail no jess.bmdcn@gmail.com

  8. 7 de julho de 2017 ás 21:31 Responder
    Isaias

    Olá quero uma Luís sou pedreiro e estou me preparando pra ir para australia em janeiro ou fevereiro e quero saber se a muito serviço de construção civil por ai e qual cidade tem mais demanda nesta área para ir a cidade certa me chamo Isaías moro em Florianópolis fico no aguardo de um resposta um abraço

  9. 17 de abril de 2017 ás 10:16 Responder
    Kall de Jesus

    somos uma familia e queremos sair do Brasil, morar na AUSTRÁLIA
    tenhos 55 anos, minha esposa tambem e um casal de filhos a moça com 25 anos e o rapaz com 22 anos
    ela formada em Administração e ele esta se formamndo em Engenaria de controle e Automação Industrial
    ambos fala ingles
    Eu e minha esposa somos da area de Beleza, ela é esteticista e eu sou Barbeiro .
    qual melhor cidade para viver e trabalhar na Austrália?

  10. 3 de março de 2017 ás 21:56 Responder
    MARY JO BELLO ALVES

    Muitas perguntas mas nenhuma resposta o tristeza kk

    • 30 de março de 2017 ás 08:53
      Arthur

      Agora estão respondidas,

      Espero ter ajudado também.

      Arthur Figueiredo

  11. 21 de fevereiro de 2017 ás 23:39 Responder
    Werison estevam

    Eu me chamo werison e estou muito interessado em ir morar na Austrália mais não sei qual cidade ou como ir, gostaria muito de uma ajuda

    • 30 de março de 2017 ás 08:43
      Arthur

      Werison, antes de tudo, mas é diferente de mais. Em questão a cidades tem uma grande diferença de gosto, então vai de cada um. Olha, Perth, Gold Coast, são cidades praianas (lindas inclusive) já Melbourne e Sidney, são cidades mais movimentadas (estilo São Paulo) mas também tem Brisbane, Adelaide que são cidades movimentadas mas, em menor quantidade relacionado a Sidney e Brisbane, estilo Belo Horizonte e Curitiba, digamos.
      Espero ter ajudado.
      Arthur Figueiredo

  12. 22 de janeiro de 2017 ás 07:21 Responder
    Halberto Orlando

    Olá amigos, estou querendo ir morar na Austrália, mas também quero fugir da agitação das grandes cidades. Perth me parece ser a menos agitada das grandes cidades australianas, porém preciso trabalhar para poder bancar minha estadia. Em Perth vou conseguir trabalho ou temos destinos melhores para essa finalidade?

    • 30 de março de 2017 ás 08:51
      Arthur

      Olá Helberto,
      Olha cara, todas cidades oferecem empregos. Mas vai de cada um, caso você queira trabalhar em sua área profissional, realmente seria mais difícil, pois ate mesmo tem grande parte em relação a burocracia, mas caso você tenha flexibilidade quanto a isso e não ligaria de trabalhar de office boy, cleaner, kitchen hand, digamos que são trabalhos fáceis de encontrar. Em questão a cidades, é tudo questão de proporção, Sidney é uma cidade grade, então tem mais oportunidade, mas também tem maior concorrência, Adelaide é uma cidade “pequena” então tem menos oportunidade mas também tem menos concorrência, e assim segue o fluxo ! A questão é, nunca desista, e persista, correr atras é a melhor opção independente da cidade que você escolha.

      Espero ter ajudado.
      Arthur Figueiredo.

  13. 18 de outubro de 2016 ás 10:54 Responder
    sadi da silva

    Ola amigos australianos ,eu gostaria de morar na Australia ,mesmo aqui no Brasil tenho muitos amigos Australianos.Pesso uma vaga nesce país que parece ter um clima gostoso.
    SADI DA SILVA

  14. 18 de novembro de 2015 ás 15:34 Responder
    Lorena

    Perth tem o clima quente o ano todo? O inverno é tão frio quanto em Melbourne. Na verdade o que mais atrai na cidade são as lindas praias, a vida ao ar livre , como um bom churrasco à beira mar… Além de ser uma cidade linda, sempre está havendo eventos culturais, o centro tem seu charme e vários lugares legais para ir, baladas, cafés e restaurantes. Ahh, e sim, tem bastante brasileiros por lá. Tive o prazer de viver essa realidade por 7 meses em 2011… Parece que foi ontem.

    • 30 de novembro de 2016 ás 23:17
      FERNANDO DYEGO SOUZA BRITO

      Perth também é boa para se trabalhar? Estou perdido sem saber para qual cidade ir

    • 22 de janeiro de 2017 ás 07:23
      Halberto Orlando

      Chegando na Austrália não posso ficar sem trabalhar, Perth é um bom local para empregos?

    • 28 de fevereiro de 2018 ás 01:45
      Beneditopaiva

      Ola tudo bm ?! Vi seu comentário!!
      E voltou porque!?

      Ola eu tou numa situação q precisso d opiniões!
      Eu tou cá na Austrália tou em Adelaide, já tou quase a dois meses!
      Tou pensar voltar porq termina a universidade este ano!
      Mas o meu Tio qro q eu fico mas não ta m obrigar mas tá tanta pedir!
      O q vc acha vou terminar ou fico ca!
      Dxa lá tua dica é sou angolano!! E tou cá d feria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *