Gastronomia etc.

Bar do Lado, repaginado, recebe criações de Tai Barbin e Lydia Gonzalez

O Bar do Lado, localizado na varanda do Hotel Marina All Suites, entrará no verão com muitas novidades. Uma proposta de cozinha mais leve, para ser compartilhada entre amigos num clima de bar, mas com um cardápio renovado, com uma pegada diferente da atual e decoração toda reformulada.

Tartar de atum com ovas. Foto: Rodrigo Azevedo

Tartar de atum com ovas. Foto: Rodrigo Azevedo

Referência para quem quer tomar um drinque com boas comidinhas na orla do Leblon, o Bar do Lado, localizado na varanda do Hotel Marina All Suites, está com novidades para a estação mais quente do ano. O visual foi repaginado com inspiração dos bares de beira de praia orientais, como os da região de Bali, por exemplo. O tom sóbrio do azul, as almofadas com mix de estampas desenvolvidas por Lilli Kessler e iluminação aconchegante trazem para a casa um ambiente mais relax e intimista. A carta de drinques e o cardápio apresentam inspiração asiática dos Izakayas e influência das culinárias malaia, indonésia, japonesa, vietnamita, chinesa e tailandesa.

Tai Barbin. Foto: André Motta

Tai Barbin. Foto: André Motta

Criados pelo mixologista Tai Barbin, os drinques oferecem frescor, sabor e nomes sugestivos como o Tokio, combinação de saquê, capim limão, gengibre, grapefruit e limão siciliano; o Tibet, elaborado com gin, limão siciliano e licor de amora; o Laos, com gin, pepino, xarope artesanal de violeta e limão siciliano; ou ainda o pequeno Buda, feito de vodca, abacaxi, limão siciliano e xarope artesanal de marshmallow.

Chef Lydia Gonzalez. Foto: Rodrigo Azevedo

Chef Lydia Gonzalez. Foto: Rodrigo Azevedo

Dentre as novidades para beliscar, a chef Lydia Gonzalez mostra entradinhas leves como os shimejis, assados ao forno, com shoyu, óleo de gergelim e saquê licoroso; os rolinhos de vegetais crocantes são servidos com molho agridoce ao estilo vietnamita; ou ainda o charmoso rendang na folha, com alface romana, picadinho de frango em temperos malaios: molho Nuoc Mam – molho de peixe – com limão, sweet chilli e amendoim, montado à mesa. Mas também há opções mais fartas, como o noodle. A massa chinesa, com caldo aromático, é servida com lulas, camarões e vegetais. Já o curry de vermelho com leite de coco recebe temperos tailandeses e vem acompanhado de camarões e abacaxi ladeado por arroz basmati.

No deque, a novidade fica por conta do sushi bar externo, interagindo com o público. Entre as delícias, aparecem o ussuzukuri, finas fatias de peixe em molho ponzu perfumado com laranja, limão e pérolas de tapioca ao shoyu; o batera de atum com crispy de gengibre; as finas fatias de sashimi de salmão com patê de trufas, cebolinha e flor de sal; e, entre outras, o copinho de alga e arroz com ovas de peixe voador. Além disso, os tradicionais combinados japoneses permanecem no cardápio.

Também ganham espaço, em versões exclusivas, conjunto de entradinhas como o “pra forrar” – meia porção de wonton de camarão com molho de ostras e saquê, meia porção de furai de lulas com molho vietnamita, meia porção de furai de queijo de cabra e mel de wassabi, filezinho oriental com cogumelos, chips de batata doce e togarashi.

Para adoçar, a chef apresenta sobremesas como shot de brigadeiro de wassabi; sorvete de baunilha com chá verde e crocante de arroz; e banana flambada no saquê com sorvete de coco, finalizado com coco queimado e crispy de gengibre.

Bar do Lado
www.marinaallsuites.com.br/allsuites/portugues/info-bdl.asp
Av. Bartolomeu Mitre 15, Leblon
Tel.: 2172-1120
Horário: Segunda a quinta, das 17h às 2h; Sexta, das 17h às 4h; Sábado, das 16h às 4h; Domingo, das 16h a 1h.

Noodle de lulas e camarões. Foto: Rodrigo Azevedo

Noodle de lulas e camarões. Foto: Rodrigo Azevedo

Sobre a chef

Petropolitana de 31 anos de idade e 14 anos dedicados à gastronomia, a chef Lydia Gonzalez retorna à sua primeira cozinha da carreira, onde começou ainda como estagiária: a do Hotel Marina All Suites (Bar D’Hôtel e Bar do Lado) e do Villa Rasa Marina, em Búzios. Jovem e no auge da carreira, no Bar D’Hôtel, a chef imprime sua identidade apostando numa gastronomia brasileira onde o foco é o produto. Já no Bar do Lado, Lydia desenvolve um cardápio saudável com influência oriental representado pelas suas experiências em restaurantes, como Sawasdee, Sushi Leblon e Kabuki Madrid. Em Búzios, na cozinha do Villa Rasa, a chef aposta na culinária mediterrânea, com proposta leve, fresca e natural.

Lydia é formada em gastronomia, pela Universidade Estácio de Sá, e fez curso na Associação Brasileira de Sommeliers. De aprendiz a mestre, Lydia também dá aula de gastronomia e coordenou o curso de eco gastronomia, respectivamente no Senac e na Faculdade de Medicina de Petrópolis.

No currículo, Lydia já passou por cozinhas brasileiras como a de Paulo Martins, no Lá em Casa, em Belém do Pará; Felipe Bronze, nos Hotéis Marina; Marcos Sodré, no Sawasdee; Vicente Bojoviski, no Guaramare, além de passagens pelo Sushi Leblon e Osteria dell´Angolo.

Do Brasil, a chef ganhou o mundo. De descendência espanhola, Lydia voltou às origens e passou pelos renomados e estrelados El Celler de Can Roca; El Raco de Can Fabes, de Santi Santamaria, e pelo Kabuki Madrid.

Acostumada a cozinhar com a avó quando criança, Lydia Gonzalez resgata a memória afetiva da infância em seus pratos. A chef, adepta à cozinha brasileira de produto, lança mão de técnicas modernas usando insumos regionais. Lydia Gonzalez também utiliza em sua cozinha o contraste pela harmonização dos quatro sabores – doce, salgado, ácido e picante.

Curry Tailandes de Camarão e Abacaxi com Arroz basmati. Foto: Rodrigo Azevedo

Curry Tailandes de Camarão e Abacaxi com Arroz basmati. Foto: Rodrigo Azevedo

Sobre o Grupo Marina

Com três hotéis, o Grupo Marina é referência em serviços personalizados e com exclusividade. O hotel Marina All Suites é um dos primeiros hotéis boutique do Rio de Janeiro. De frente para a praia do Leblon, de projeto arquitetônico descontraído, com 41 suítes amplas, além do restaurante Bar D’Hotel, comandado pela chef Lydia Gonzalez, e coquetelaria assinada pelo mixologista Tai Barbin, e o Bar do Lado, que oferece petiscos e drinques ideais para relaxar a qualquer dia. Em um dos balneários mais charmosos do Brasil, o Villa Rasa Marina, mais um hotel boutique do Grupo, oferece muito conforto, que inclui serviços como Day Spa com extenso cardápio de massagens e menu de Praia e Piscina. Já a Pousada Maravilha, terceiro hotel da rede, fica no paraíso de Fernando de Noronha. Por todos os lados, o que se vê é uma das paisagens mais lindas da Baía do Sueste. Vista emoldurada por piscina de borda infinita, varandas amplas em todas as oito acomodações (com ofurôs e redes) e o salão do restaurante, entre os melhores da região.

Bifum. Foto: Rodrigo Azevedo

Bifum. Foto: Rodrigo Azevedo

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *