Negócios & Serviços

Rio continua sendo o destino preferido dos estrangeiros que vêm ao Brasil

Cidade-sede da Olimpíada de 2016 é o cartão postal do Brasil

Cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro é também o principal cartão postal do Brasil para turistas estrangeiros. Segundo a pesquisa Demanda Turística Internacional, divulgada pelo Ministério do Turismo, a cidade foi o principal destino escolhido por viajantes que vieram ao país a lazer (45,2%) e o segundo destino mais procurado pelos viajantes de negócios (27,5%) em 2014. De acordo com o estudo, 1,5 milhão de estrangeiros estiveram no estado do Rio no ano passado.

Aterro do Flamengo Foto Alexandre Macieira
Sobram atrativos turísticos ao visitante que vai ao Rio de Janeiro: na gastronomia, a cidade oferece receitas como a feijoada e a caipirinha; na cultura, é possível ter contato com o berço do Samba e da MPB; e no quesito belezas naturais, o Rio faz por merecer o apelido de Cidade Maravilhosa com as praias, montanhas, lagoas e o Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno. Segundo o estudo do MTur, 30% dos turistas que visitam o Rio são motivados pelas atrações relacionadas a sol e praia. Em segundo lugar aparece a cultura, apontada como principal motivação para viagem por 15% dos entrevistados.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, é preciso aproveitar a visibilidade internacional do Rio de Janeiro durante a Olimpíada para impulsionar o turismo no Brasil inteiro. “O evento não é só do Rio, mas do Brasil. Por isso, a partir de maio, a Tocha Olímpica percorrerá cerca de 300 cidades de todas as regiões do país”, diz Alves.

Ipanema

Os principais países emissores de visitantes para o Rio são a Argentina (20%), os Estados Unidos (12,5%) e a França (6,7%). O item mais bem avaliado por esses estrangeiros é a hospitalidade do carioca (96,6%), seguido pela diversão noturna (95,4%). Além disso, 94% pretendem voltar ao Brasil. A pesquisa registra ainda que a permanência média dos visitantes a lazer no Rio é de 8,4 pernoites.

Búzios (RJ)

A pesquisa do Ministério do Turismo destaca ainda outra cidade fluminense entre as que mais recebem visitantes estrangeiros: Búzios, a quinta colocada entre as cidades que mais receberam visitantes a lazer no país no ano passado. Argentinos (67,7%) e chilenos (15,9%) são as duas nacionalidades mais frequentes na cidade. A limpeza e a segurança pública da cidade foram os serviços turísticos com melhor avaliação, revela o estudo.

Búzios-31

Por Gustavo Henrique Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *