Dicas & Destinos

Veja dicas para viajar o mundo de moto

Vai cair na estrada? Fique atento para explorar o mundo com prazer e segurança

Viajar já é uma das opções que mais elevam os níveis do nosso bem-estar. Viajar sentindo todo o frescor e a liberdade garantidos pela moto pode ser ainda mais prazeroso e desafiador. Seja em passeios nacionais ou no exterior, viajar de moto é ideal para quem não tem pressa de embarcar rumo ao desconhecido.

Contudo, antes de sair por aí explorando o mundo, é ideal fazer um plano real de viagem. Quando o roteiro estiver finalizado, a coisa mais importante a fazer é checar todos os equipamentos e dispositivos encontrados na motocicleta, para que nada em seu passeio seja interrompido.

moto

Isso pode ser feito observando se o veículo possui problemas em algum dos itens mecânicos ou elétricos, além de conferir se a moto comporta sua bagagem, de maneira que ela fique bem presa e completamente segura.

Comece pela verificação dos pneus. Se eles já tiverem algum tempo de uso, uma dica é observar se não há nenhuma deformação neles. Caso haja, é ideal trocar por pneus novos. Outro componente necessário para ficar atento é o sistema de transmissão, que pode ser de correia, corrente ou cardã. Verifique estes itens essenciais com atenção antes de seguir viagem.

O sistema elétrico, entretanto, é um dos que mais necessitam de observação. Tenha sempre fusíveis e lâmpadas – ao menos três para o pisca, freio e farol – de reserva. Além disso, recomenda-se lubrificar os cabos do acelerador, embreagem e freio, sempre que estes ficarem duros ou fizerem algum barulho diferente. De resto, verifique se é necessário trocar o filtro ou o óleo, e se o filtro de ar está limpo.

O ideal, mesmo após você mesmo fazer todas essas verificações, é levar seu veículo a um mecânico de confiança. A visão do especialista vai te dar ainda mais tranquilidade para viajar.

As roupas especiais para motoqueiros também são acessórios que não podemos nos esquecer. São ideais para utilizar uma jaqueta impermeável, ótima para possíveis mudanças climáticas, além de botas e luvas de couro, e uma segunda pele, que ajuda a proteger o corpo tanto do vento quanto dos raios ultravioletas.

moto2

Se o interesse for conhecer outros países, fique esperto em relação ao passaporte, e se há necessidade de um visto para entrar no local. Além disso, é importante fazer um seguro de viagem, caso você ou algum companheiro precise de atendimento médico. Aqui no Brasil, basta estar com seu documento, dinheiro e a carteirinha do SUS que pode ser utilizado em todo o território nacional.

Rotas que não devem faltar em seu passeio

De Florianópolis ao Deserto do Atacama

Neste percurso, você pode fazer um passeio bem interessante pelo sul do país até chegar ao deserto mais famoso da América do Sul. No roteiro, inclua uma visita as ruínas de São Miguel Arcanjo, no município de Santo Ângelo (RS) e a cidade de Salta, na Argentina, lar do museu Alto da Montanha, ótima oportunidade para conhecer a história dos incas.

Ruínas de São Miguel Arcanjo

Chapada Diamantina e Itacaré

A Chapada Diamantina, situada no coração da Bahia, é repleta de serras, cachoeiras e grutas. A culinária e as tradições seculares do sertão são alguns dos principais atrativos da região. Além da cachoeira do Buracão, perfeita para quem é apaixonado por trilhas, coloque no percurso uma visita ao Poço Encantado e ao Morro do Pai Inácio.

Poço encantado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *