Cultura & Entretenimento

Festivais medievais e religiosos na Toscana

A história medieval e os santos católicos têm presença marcante no calendário da Toscana, na Itália. Entre a primavera e o outono é possível aproveitar o litoral dos mares Lígure e Tirreno, mas também se divertir com diversos torneios medievais nas pequenas cidades no centro da Itália.

toscana

Logo no dia 27 de março, no domingo de Páscoa, ocorre o Scoppio del Carro em Florença, capital da Toscana. Trata-se de uma cerimônia na qual um carro com fogos de artifício é aceso em plena praça pública. O visitante pode aproveitar para conferir a programação do Festival de Música de Florença (Maggio Musicale Fiorentino), que vai até 24 de abril com concertos, recitais, óperas e balé. É o segundo festival mais antigo da Europa.

Considerado um dos locais de nascimento da renascença italiana, o destino, além das zonas arqueológicas romanas e etruscas e das várias feiras de antiguidade mensais, na última semana de abril, conta com as ruas de Impruneta tomadas por uma feira de antiguidades especial, a Festa dell’ Antiquariato.

Palio di Siena 2 - baixa - crédito Fototeca Enit


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


A Idade Média também é a inspiração de diversas festas, como a de Cortona, cuja celebração se inicia com a fundição de velas nos dias 23 e 24 de maio, oferecidas a Santa Margarida, na cidade onde foi filmado o filme “Sob o Sol da Toscana”, de Frances Mayes. Depois, entre os dias 5 a 8 de junho, ocorrerá a Giostra dell Archidado, um torneio criado em 1397 para celebrar o casamento de um lorde local. Acontece desde um espetáculo de bandeiras e uma representação da união até uma competição de tiro com bestas, uma espécie de arco e flecha mecanizada.

A famosa torre não é o único atrativo na cidade de Pisa, onde no dia 16 de junho, data de seu padroeiro San Ranieri, luzes são acesas e refletem a cidade ao longo do rio Arno. À noite, acontece um show de fogos de artifício na Cittadella Vecchia, e no dia seguinte há uma corrida de remo histórica. Uma semana depois, no último sábado de junho, também acontece a encenação da Batalha da Ponte. Uma tradição semelhante ilumina a pequena Lucca, no dia 13 de setembro. Por lá também ocorre a procissão do Volto Santo à noite, que termina com um concerto na catedral. Durante o mês, ocorre a Settembre Lucchese, durante a qual a agenda da cidade fica repleta de atividades.

Palio di Siena - crédito Fototeca Enit - baixaNo calendário religioso surge um evento esportivo. No dia 24 de junho, Florença celebra o dia de San Giovanni com fogos de artifício, um desfile com roupas históricas e um jogo de Calcio Storico, um estilo de futebol do século XVI. Já em Siena, nos dias 2 de julho e 16 de agosto ocorre uma tradicional corrida de cavalos, a Palio di Siena. Mas talvez um dos torneios ainda mais curiosos e interessantes é o do último domingo de agosto: uma corrida de barril em Montepulciano, a Bravio delle Botti.

Quem quiser voltar ao presente, no início do mês de julho a cidade de Pistoia realiza um festival de blues com participações internacionais.

As colheitas e produções locais desta região de belas paisagens também marcam o calendário. Para celebrar um tipo de pêssego claro, típico da região, acontece uma feira na cidade de Londa na segunda semana de setembro, onde o grande destaque é a gastronomia local. Já em Montalcino é a temporada de caça que é celebrada entre os dias 29 e 30 de outubro. Por fim, um festival de trufa branca ocorre em novembro, em San Miniato.

Para hospedar-se em meio às vinícolas e bosques que são marca registrada da região, uma excelente opção é o Hotel Laticastelli Country Relais, próximo da cidade de Siena. O empreendimento reabrirá com quatro novos quartos a partir de 21 de março, bem a tempo de receber aqueles que desejam aproveitar as diversas atividades da estação das flores. Se hospedando no Laticastelli, o visitante viaja com facilidade por toda a região italiana.

borgo-chianti5

Sobre o Laticastelli

Originalmente um castelo construído no começo do século XIII, o Laticastelli foi parte de uma série de fortalezas remotas que protegiam o sul de Siena. Após ser reconstruído e transformado em hotel, agora conta com 33 confortáveis suítes equipadas com ar condicionado, frigobar, aparelho de DVD, internet,telefone e Wi-Fi gratuito em todas as áreas comuns e nos apartamentos. Algumas delas têm ainda sala e cozinha. A mobília rústica de origem camponesa se mistura com portas e janelas antigas e muros de pedra, que contrastam com suas modernas acomodações. Além disso, em muitas tardes são oferecidas degustações de vinhos da região na adega do restaurante La Taverna.

appartamenti-camere13

A temporada de 2016 do hotel inicia-se no dia 21 de março e vai até novembro.

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI 


  Seguros Promo

3 Comentários

  1. 11 de outubro de 2016 ás 9:16 AM Responder
    Christine Daaé

    Eu amo a TOSCANA

  2. 25 de novembro de 2015 ás 2:00 PM Responder
    Fernando

    Peguei esse festival em Cortina sem saber. Muito legal.

    • 25 de novembro de 2015 ás 2:01 PM
      Fernando

      * Cortona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *