Gastronomia etc.

4 dicas de restaurantes em New Orleans

Por: Declev Dib Ferreira

Quando estive em New Orleans descobri que a região é, diferentemente do que já tinha visto em outras partes dos EUA, rica em termos gastronômicos.

A gastronomia local tem diversas origens e influências, devido à própria História local: francesa, inglesa, espanhola e crioula (africana).

Desta mistura toda, nasceu uma culinária maravilhosa, requintada, diferente e que vale a pena conhecer. São dois os principais tipos de culinária, creola e cajun, e eu provei diversos pratos e quitutes, como o Beignet, pratos de frutos de mar, aligátor (sim, jacaré!), Gumbo, Jambalaya, pudim de pão…

Para quem vai pra New Orleans aqui vão 4 dicas de restaurantes/bresseries para provar de tudo um pouco.

Café du Monde

Este é uma atração turística e imperdível. Aberto desde 1862, o Café du Monde fica aberto 24 horas e está sempre cheio! Serve cafe au lait e beignets.

O café leva chicória, que é misturado ao pó – em uma fórmula excusiva – para que ele dure mais tempo. Parece estranho, mas é delicioso.

É possível comprar uma linda lata de café com chicória, estilo retrô, pra fazer em casa.

Não deixe de ir e provar o beignet original da Louisiana, uma espécie de bolinho de chuva ou filhó, mas de massa bem aerada e levinha, coberto de açúcar de confeiteiro. Uma delícia!

Endereço: 800, rua de Decatur

Site: cafedumonde.com

Café du Monde - beignets e café au lait

Restaurante Grand Isle

Servindo os mais frescos frutos do mar disponível na Louisiana, juntamente com algumas especialidades bovina e de aves do sul e ainda tem carne de aligator.

Os frutos do mar nem tocam no congelador, vêm direto das águas ao largo de Grand Isle para sua mesa.

Com pratos temperados e cozidos, fritos, refogados ou grelhados é uma orgia para quem gosta de peixes, camarões e similares.

De entrada, tivemos pastinhas diversas – de atum, de camarão – e carne de aligátor. Estranho comer este animal… mas é muito parecido com frango.

De prato principal eu comi um famoso Po-Boy, sanduíche típico feito com frutos do mar empanados. Tinha de camarão, lulas e, no meu caso, comi o de ostras. Muito bom, não deixe de provar um po-boy!

Endereço: 575 Convention Center Blvd.

Site: www.grandislerestaurant.com

Lüke

Com o Chef John Besh no comando, desde a sua abertura, em 2007, Lüke foi aclamado pela crítica. O restaurante é a sua homenagem às antigas brasseries franco-alemãs que já reinaram em New Orleans.

Pratos generosos a preços razoáveis, é quase uma orgia gastronômica. Tivemos um café da manhã maravilhoso, com direito a beignets (enormes!) com calda de chocolate, camarão, sanduíches, e uma batata frita das melhores que já comi.

Como não podia deixar de ser, tem como ponto alto de seus pratos os frutos do mar, frescos como de costume em New Orleans.

Endereço: 333 St. Charles Avenue (do outro lado da rua do hotel)

Site: www.lukeneworleans.com

Herbsaint Bar & Restaurant

Com o Chef Donald link, o Herbsaint Bar & Restaurant está entre os TOP 10 de New Orleans. Apresenta um menu com aclamados pratos com inspiração francesa e italiana, acompanhados de uma ótima carta de vinhos. Fica na histórica Saint Charles Avenue e tem um moderno ambiente de bistrô.

Nós jantamos lá e passamos momentos bem agradáveis. A comida é deliciosa e farta. Como em todos os restaurantes, há pratos menores (que servem de entrada) e pratos principais. EU fui de camarão com batatas de entrada (uma maravilha!) e, de prato principal, uma generosa posta de peixe.

Endereço: 701 St. Charles Avenue

Site: www.herbsaint.com

 

O Blog Turista Profissional viajou a convite da Copa Airlines, em parceria com o Portal Embarque na Viagem

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *