Variedades & Tecnologia

Conheça o carnaval de New Orleans

por: Declev Dib-Ferreira

O que seria Mardi Gras?

Em poucas palavras: é o carnaval de New Orleans, na Louisiana.

Você pensa que carnaval é algo exclusivo do Brasil? Que nenhum país/cidade do mundo tem um carnaval animado? Que a folia só é digna de receber hordas de turistas no nosso país?

Está carnavalescamente enganado(a)!

Uma das cidades em que o carnaval é um dos mais animados é New Orleans, nos Estados Unidos da América. A Terça Gorda, traduzindo do francês, é um dos carnavais mais famosos do mundo.

A cidade é uma festa o ano inteiro, é verdade. Conhecida como a capital do jazz, a música escorre pelas suas ruas o ano inteiro, seja através dos músicos que se apresentam nas calçadas, em cada esquina, seja nas dezenas de bares e restaurantes onde se pode ouvir uma boa música ao vivo.

Mas New Orleans entra em plena ebulição mesmo é durante o Mardi Gras. Nesta época, bandas e carros alegóricos tomam conta das ruas, especialmente no French Quarter, o bairro mais antigo e icônico da cidade, para os festejos do carnaval.

Foto: Shutterstock

É preciso lembrar que a cidade mistura muitas influências culturais: espanhóis, franceses e alguns povos africanos. Toda essa herança está presente em suas manifestações culturais, inclusive no Mardi Gras, que ocorre geralmente em fevereiro.

Mas duas semanas antes, na verdade, a cidade já começa os aquecimentos para a festa que é comandada pelo Rei Zulu. É muita música e agito todos os anos, ainda mais somando os 4 milhões de turistas que a cidade recebe nesta época! A “terça gorda” é a terça que antecede a Quarta de Cinzas, o fim do carnaval.

Durante as semanas de festa você vai ver um monte de fantasias loucas e famílias com suas crianças em uma celebração para todas as idades.

Foto: Shutterstock

São também marcas deste carnaval as máscaras de gesso, os grandes bonecos e paradas com carros alegóricos e bandinhas. Ao longo do desfile, colares de contas são arremessados para os foliões que assistem.

Todos vão com fantasias ou, ao menos, vestidos das cores tradicionais: púrpura, verde e dourado, e se enfeitam com os longos colares de miçangas capturados a partir dos carros alegóricos.

Foto: Shutterstock

E o que é o Mardi Gras World?

É o local onde o carnaval é feito!

Imagine a trabalheira para se fazer o carnaval acontecer! Afinal, é uma das festas mais populares dos Estados Unidos!! Mas você pode visitar, durante todo o ano, um enorme barracão onde são feitas as fantasias, as alegorias, os grandes bonecos, os carros que irão desfilar no carnaval da cidade.

Durante a visita pode-se ver artesãos trabalhando: serrando madeira, pintando, esculpindo, medindo, colando, ou seja, criando e dando forma ao carnaval.

Além disso, o “Mundo do Mardi Gras” oferece aos visitantes a oportunidade de vestir alguns trajes autênticos do carnaval, e a excursão também inclui um curto vídeo e um passeio sobre a história e os costumes do carnaval. Você ainda poderá provar um pedaço do King Cake, bolo especial e tradicional no Mardi Gras, feito em homenagem aos Três Reis Magos.

Para quem gosta de carnaval e gosta de conhecer os costumes dos destinos que visita, se vai para New Orleans e não é a época do carnaval – como foi o meu caso – este é um passeio imperdível!

Informações úteis:

Mardi Gras World

Endereço: 1380 Port of New Orleans
Como chegar: há um serviço de transporte fornecido gratuitamente com a compra do bilhete, com saídas em 20 locais, no centro e no French Quarter. Basta ligar e dizer que está esperando que eles vão buscar: 504-475-2047. Veja aqui os locais de pick-up.
Funcionamento: aberto 7 dias por semana, das 9h às 17:30. A primeira turnê tem início às 9:30 e a última turnê tem início às 16:30. Os passeios saem a cada 30 minutos e duram cerca de uma hora.
Custo: U$ 20,00 – descontos para idosos, crianças e estudantes.
Site: www.mardigrasworld.com

O Blog Turista Profissional viajou a convite da Copa Airlines, em parceria com o Portal Embarque na Viagem.

Confira também estas outras dicas sobre New Orleans:

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *