Variedades & Tecnologia

Livro “O Meu Lugar” terá seu lançamento social no 9º Encontro com Territórios

Nova edição do evento viaja pelos bairros do Rio sob olhar de 34 cronistas cariocas que escrevem sobre o seu lugar na cidade

A Biblioteca Estação Leitura, localizada na estação Central do MetrôRio, vai promover o 9º Encontro com Territórios, no dia 28 de janeiro, às 19h. A nova edição terá como tema o livro “O Meu Lugar” que aborda a diversidade cultural de alguns dos mais tradicionais bairros do Rio de Janeiro sob as diferentes visões de 34 cronistas, desde o subúrbio do subúrbio (Cascadura), passando pela rua mais doce (Tijuca), até terminar na Banda de Ipanema ainda com o Albino Pinheiro (Ipanema). O jornalista e poeta Claufe Rodrigues comanda o talk-show com os escritores Luiz Antonio Simas, Marcelo Moutinho, Ana Paula Lisboa e Bárbara Pereira.

Os convidados narram as vivências e “costuram” uma colcha de memória e afeto com seu bairro, o seu lugar na cidade. Na sequência, vão autografar 80 exemplares do livro “O Meu Lugar”, que serão distribuídos gratuitamente aos leitores da biblioteca. Além dos cronistas que vão participar do bate papo, o livro conta com textos de nomes como Aldir Blanc, Nei Lopes, Bruna Beber, Moacyr Luz, Fernando Molica, José Trajano, Alberto Mussa, Juliana Krapp, Manuela Oiticica, João Pimentel, Mariana Filgueiras entre outros. Através da visão de cada um dos escritores é possível fazer uma viagem pelos bairros do Rio, suas particularidades e suas curiosidades. Locais como Vila Isabel, Gamboa, Méier, Estácio, Padre Miguel, Irajá, Madureira, Botafogo, Lapa, Copacabana entre tantos outros bairros viram estrelas na obra. Nas palavras de Marques Rebelo, “o Rio é mesmo uma cidade com muitas cidades dentro”, que resume as características tão distintas de cada lugar de uma mesma cidade.

O Encontro com Territórios reforça a estratégia de “lançamentos sociais”, quando o autor (ou autores) autografa seu lançamento que é oferecido gratuitamente ao público. A iniciativa, lançada com o objetivo de investir em estratégias pedagógicas de estímulo à leitura, conta com a apresentação e o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do MetrôRio e do Instituto Invepar e com parceria da Estácio e do Grupo Editorial Record. O projeto levará aos leitores da Biblioteca Estação Leitura e aos usuários do MetrôRio um pedacinho dos bairros onde moram ou que possuem um afeto especial em forma de crônica. Um encontro com as várias realidades da cidade do Rio de Janeiro com seus inúmeros e contrastantes territórios que fazem parte da vida dos leitores que passam diariamente na biblioteca.

A diretora executiva do projeto, Cristina Oldemburg, explica a importância do novo Encontro com Territórios. “No livro O Meu Lugar, 34 cronistas falam da relação de afeto com 34 bairros que fazem parte das suas vidas, e se aproximam dos nossos leitores com histórias que possam fazer parte da vida de cada um. O livro circula de mão em mão e o público que se identifica com as histórias indica a leitura para pessoas do seu universo de relacionamento.” Oldemburg acrescenta ainda que após o talk-show, o público poderá levar o livro autografado pelos autores convidados, além de poder contar com exemplares disponíveis para empréstimos. “A missão da biblioteca popular é estimular a leitura, formar novos leitores, formar plateia para debate e criar pensamento crítico sobre questões que fazem parte do nosso cotidiano. O sentimento do pertencimento do objeto livro é fantástico, pois a grande maioria dos leitores da Biblioteca Estação Leitura não tem recurso para comprar para comprar uma obra literária. Eles esperam ansioso pelo Encontro por Território”, conta ela.

SERVIÇO:

Encontro com Territórios: “O Meu Lugar”

Local: Biblioteca Estação Leitura, na Estação Central do MetrôRio

Data: 28 de janeiro

Horário: 19h

Evento gratuito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *