Cultura & Entretenimento

6 BOAS RAZÕES PARA FAZER INTERCÂMBIO NA IRLANDA

Fazer um intercâmbio é o desejo de um grande número de pessoas. Porém, entre o desejo e sua realização existem algumas decisões que precisam ser tomadas, sendo a primeira delas a definição do destino. Inúmeras são as possibilidades e também as razões para se optar por um país. Para ajudar quem está indeciso, a CEO da Mais Intercâmbio, a Marina Jendiroba Moura, destacou os 6 principais motivos que podem ajudar você a escolher por um intercâmbio na Irlanda:

1. Menos burocracia

Ao contrário dos Estados Unidos e de outros países da Europa, a Irlanda facilita a vida daqueles que pretendem passar uma temporada no país. A começar pelo visto, que não precisa ser emitido antes da viagem. Ao desembarcar no país, você terá de prestar algumas informações às autoridades locais, responsáveis pela emissão do visto. Com o visto de estudante em mãos, solicitado na chegada, será permitido que você trabalhe legalmente durante seu intercâmbio.

Se seu intercâmbio tiver duração de até 3 meses, a carta da escola em que você irá estudar e o comprovante de acomodação serão suficientes para emissão do visto. Se o tempo de intercâmbio for maior, além dos itens citados, você terá de apresentar passagens de ida e volta e portar um valor de 3 mil euros. Com tudo conferido, receberá um visto de 8 meses, que poderá ser renovado até duas vezes.

2. Baixo custo

Um intercâmbio para a Irlanda costuma ser mais barato do que para outros destinos de língua inglesa, mesmo se levarmos em conta que os valores são cotados em euros. Mais barato também é o custo de vida no país. Com valores convidativos, é possível viver bem enquanto estiver por lá gastando pouco. Custos de transporte e hospedagem também costumam ser baixos, principalmente quando comparados com outras cidades europeias e mesmo com algumas do Brasil.

The Rock of  Cashel IRLANDA

3. Idioma familiar

Para aqueles que procuram no intercâmbio uma oportunidade de aprendizado e exercício da língua inglesa, a Irlanda aparece como ótima opção. Idioma oficial no país, o inglês vem como herança dos tempos de domínio da Inglaterra e, portanto, assemelha-se muito ao inglês britânico, com alguns poucos regionalismos do país que dão um toque próprio ao falar dos irlandeses.

4. Cultura

Uma das características mais atraentes em um intercâmbio é a possibilidade de vivenciar a cultura local e, em termos de cultura, a Irlanda é fascinante.

O país é repleto de museus, bibliotecas, teatros e casas de espetáculo, retrato de uma nação que valoriza arte e cultura e da qual surgiram grandes nomes como James Joyce, Bram Stoker e Oscar Wilde.

Mas cultura não se faz apenas de museus. Viver a Irlanda é conhecer algum de seus inúmeros pubs, comemorar o Saint Patrick’s Day, assistir a uma partida de rugby e, se você tiver idade, beber uma Guinness, cerveja símbolo e orgulho nacional.

iStock_000019716260Large

5. Hospitalidade

Os irlandeses são um povo hospitaleiro por definição. Amáveis e prestativos, estão sempre dispostos a auxiliar seus visitantes. Assim, mesmo se ainda não dominar o idioma, você não terá grandes problemas.

Há de se destacar também a educação das pessoas, refletida em aspectos cotidianos como a grande quantidade de “obrigado”, “com licença”, “desculpe” e “por favor” que você irá ouvir ao longo de um dia. Fãs de uma festa, os irlandeses se identificam facilmente com os brasileiros, fazendo com que a integração aconteça de maneira muito natural.

6. Possibilidades de viagens

Estar na Irlanda é estar na Europa. O país é membro da União Europeia, o que, por si só, é um facilitador para que você aproveite seu intercâmbio para conhecer outros destinos, uma vez que lhe permitirá livre entrada nos demais países que compõem o bloco.

Além disso, com distâncias curtas e companhias aéreas de baixo custo sediadas na própria Irlanda, torna-se extremamente convidativo viajar. Que tal estudar durante toda a semana em Dublin e passar o final de semana em Barcelona?

Optar por um intercâmbio na Irlanda é optar por viver uma experiência única, que trará ganhos pessoais e profissionais aos que se aventurarem por suas cidades. Para aproveitar ainda mais seu intercâmbio, é fundamental se imergir na cultura do país escolhido. Por isso, confira nosso post com dicas para se adaptar à cultura local!

tu-irlanda-paisagem-costa-oeste

O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *