Variedades & Tecnologia

Confira as dicas da Forbes Brasil para proteger seus dados durante viagens

Mesmo durante as férias, muitas pessoas levam seus smartphones e tablets para ajudar na identificação de rotas, tirar fotos, pesquisar restaurantes e contar aos amigos como está o passeio. Por conta disso a Forbes Brasil indicou alguns cuidados que devem ser tomados na hora de se conectar a uma rede móvel.

NÃO USE BLUETOOTH

Comum e capaz de multiplicar a vulnerabilidade do viajante é o ato de conectar-se ao carro alugado via Bluetooth, por exemplo. Quando o dispositivo está ativo, redes conectadas anteriormente pelo seu aparelho podem se tornar visível aos mal-intencionados e, assim, permitir alguma investigação ou até mesmo instalação malware indesejada.Por esta razão, cautela é sempre a melhor prevenção. Ao conectar-se via Bluetooth em algum outro dispositivo, tente não mantê-lo ligado o tempo inteiro e certifique-se de limpar o histórico com frequência.

BLUETOOTH

USE UM TELEFONE LOCAL, OU PELO MENOS UM NOVO CHIP

Hoje, os telefones celulares são hábeis para o funcionamento em diversos locais e até mesmo outros países. Isso se dá a partir do sistema de sinalização existente em todos os aparelhos e operadoras, que permite, por um acordo internacional, que as companhias telefônicas forneçam detalhes de seus assinantes (nome, informações de contato, plano de assinatura e torre de celular), a pedido do provedor que operará país-destino, por exemplo. Desta forma, pessoas que têm acesso a este sistema de sinalização podem facilmente encerrar a operação provida ao seu aparelho.Uma boa forma de proteção de identidade a quem vá para o exterior é a utilização de telefones descartáveis ou de cartões SIM locais, assim, além de evitar um compartilhamento excessivo de informações, anula também a possibilidade de receber tarifas absurdamente caras no fim do mês.

TELEFONE

CONFIGURE A SEGURANÇA TOTAL EM TODOS OS SEUS DISPOSITIVOS

Nunca se sabe o que pode acontecer em uma viagem. Estar fora de seu ambiente pode torna-lo um alvo mais fácil do que o esperado. Caso qualquer um de seus dispositivos seja furtado, você precisa estar preparado. Para que isso seja possível, alguns softwares controladores podem remotamente bloquear e apagar as informações existentes em seus dispositivos. Apple, Google e Windows oferecem serviços como este, por exemplo.

DISPOSITIVOS

CUIDADO AO ACESSAR SUAS CONTAS BANCÁRIAS ON-LINE

Uma das piores coisas que poderia acontecer em meio a uma viagem seria ter sua conta bancária comprometida. Para evitar que seus valiosos dados, cartões de crédito e débito sejam levados, utilize um cartão pré-pago enquanto estiver na estrada: é uma ótima solução de segurança às contas e também elimina a necessidade de circulação com uma quantidade de dinheiro grande demais.Maior importância a longo prazo tem os dados bancários, em comparação com os cartões físicos. Portanto, vale a pena sempre ter as versões dos app de banco atualizados na versão mais recente disponível. Ah, você também deve evitar redes compartilhadas: redes públicas para acessar a conta, por exemplo, nunca.

CONTAS BANCÁRIAS ON-LINE

USE SEMPRE UMA REDE PRIVADA

Nem todos os usuários são cientes sobre, mas uma rede Wi-fi privada, pode elevar muito o nível de segurança. Além dos aspectos de segurança e privacidade com um uma rede própria, não há necessidade de preocupação com quem controla ou monitora seu movimento online. Na hora de escolher seu próximo destino, vale a pena dar uma olhadinha nesses detalhes sobre segurança e precaução.

TELEFONE 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *